Instruções para o Autocadastro no SIGAA e Ativação de Matrícula
1. Autocadastro no SIGAA
Primeiro, você precisará fazer seu autocadastro no SIGAA, com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações estiverem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024.
Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.
Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos!
O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).
Lembre-se de que o seu nível, a partir de agora, é “graduação”.
Se você já é ou foi aluno da UFC, não precisa fazer um novo cadastro no SIGAA. Basta acessar o sistema com seu login e senha usuais e fazer o procedimento de ativação de matrícula. Caso não se lembre mais dos dados de acesso, é possível solicitar a recuperação pelo próprio sistema.
Atenção!
Apenas fazer o autocadastro no SIGAA não ativa a matrícula do candidato. É preciso fazer o procedimento de ativação de matrícula completo, que está descrito abaixo.
2. Ativação de matrícula
Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.
Atenção!
A ativação de matrícula da 1ª Convocação de Suplentes estará disponível apenas entre os dias 13 e 14 de março, nem antes e nem depois desse prazo.
Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.
Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.
A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada.
Se você foi convocado na 1ª convocação de suplentes e é ingressante no primeiro ou segundo semestre, continuará com o status CADASTRADO, pois só será ativado após a confirmação presencial de matrícula, etapa obrigatória. Ingressantes no primeiro semestre deverão confirmar presencialmente a matrícula entre os dias 26 de março e 2 de abril, conforme Edital nº 01, de 17 de janeiro de 2025. Ingressantes no segundo semestre deverão confirmar presencialmente a matrícula entre os dias 3 e 10 de setembro, conforme Edital nº 01, de 17 de janeiro de 2025.
Se você já for aluno de outro curso na UFC e estiver ingressando no novo curso em 2025.1, ao ativar matrícula, em alguns dias o vínculo mais antigo será cancelado pela própria Universidade. Não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte. Se ingressante em 2025.2, o cancelamento só ocorrerá em setembro, após a confirmação presencial de matrícula.
Problemas com e-mail
Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 14h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, descrevendo a situação e informe seu nome completo, curso e CPF.
Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), em formato PDF, JPG ou PNG, anexo ao e-mail (não use o Google Drive).
Se você tiver alguma dúvida, ela já pode ter resposta na nossa seção de Dúvidas Frequentes.
Se não estiver respondida, entre em contato conosco pelo e-mail sisu@ufc.br (informe nome completo, CPF e curso do candidato)