As inscrições para o Sisu 2026 já estão abertas; interessados têm até esta sexta-feira (23) para realizar a inscrição
Data da publicação: 19 de janeiro de 2026 Categoria: Notícias, Notícias do SISU 2026Publicada em 19/1/2026. Atualizada às 15h56 de 19/1/2026
Confira o tutorial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) com o passo a passo para a inscrição no Sisu 2026 e preenchimento do questionário socioeconômico
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC) informa que as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2026 tiveram início nesta segunda-feira (19). Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com os dados de acesso da conta gov.br, e selecionar até duas opções de curso de graduação. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro, às 23h59.
Podem participar da seleção os estudantes que participaram de, pelo menos, uma das últimas três edições (2023, 2024 ou 2025) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), exceto como “treineiros”, e já concluíram o ensino médio. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 29 de janeiro.
Na Universidade Federal do Ceará, serão ofertadas, no total, 6.408 vagas, distribuídas em 110 cursos na Capital e no Interior. O Edital nº 01/2026, que contém as regras para o ingresso na Instituição via Sisu, já está disponível para consulta, e deve ser lido com bastante atenção.
A Prograd orienta aos candidatos que, no momento da inscrição no Sisu 2026, preencham o questionário socioeconômico com muita atenção, pois é a partir dessas informações inseridas que o sistema indicará os tipos de cotas e vagas que os participantes estão aptos a concorrer.
Quem for selecionado na Chamada Regular para a UFC, que será divulgada no dia 29 de janeiro, deverá enviar a documentação básica para matrícula e, se for o caso, documentação adicional para cota, de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, pelo Portal do Candidato – SISU. O link será disponibilizado no site do SISU na UFC neste período.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou um vídeo com o passo a passo de acesso ao portal de inscrição, desde o login no gov.br até a escolha do curso e da instituição. Também tem orientações de como preencher o questionário socioeconômico.
SEMESTRE DE INGRESSO – De acordo com o Edital nº 01/2026, o semestre de ingresso, no caso dos cursos que possuem duas turmas de ingresso por ano, será definido de acordo com a classificação final dos candidatos com matrícula solicitada e documentação entregue. Não é permitida a escolha do semestre de ingresso pelo candidato, que deve estar ciente, caso seja inicialmente previsto o ingresso no segundo semestre, que pode ser remanejado para o primeiro semestre. Atenção! Em nenhuma hipótese o convocado poderá ser remanejado do primeiro para o segundo semestre.
CONFIRMAÇÃO – A etapa de Confirmação Presencial de Matrícula é obrigatória para os selecionados pela Chamada Regular e deverá ser feita na coordenação de curso nas datas informadas no cronograma do presente edital, conforme o semestre de ingresso.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Candidato com deficiência selecionada pela Cota LB_PCD ou Cota LI_PCD, e pela ação afirmativa própria V1, deverá obrigatoriamente participar de procedimento com comissão multiprofissional designada pela UFC para comprovar a deficiência declarada. As informações sobre as entrevistas serão divulgadas no site do SISU na UFC com até três dias de antecedência.
LISTA DE ESPERA – Vagas eventualmente não ocupadas ao final da Chamada Regular serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera. De acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC), as inscrições para a Lista de Espera de candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções de curso serão de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, pelo Portal de Acesso Único.
Procedimentos e normas para ocupação na UFC usando a Lista de Espera serão regulamentados em edital própria da Prograd.
Confira abaixo o vídeo elaborado pelo MEC com o passo a passo para se inscrever no Sisu 2026
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ministério da Educação (MEC) e Coordenação do SISU na UFC (sisu@ufc.br)
