4ª Convocação de Suplentes: 225 pessoas convocadas devem ativar matrícula de sexta (25) até terça-feira (29)
Data da publicação: 25 de outubro de 2024 Categoria: Notícias, Notícias do SISU 2024
A Universidade Federal do Ceará (UFC) convoca 225 pessoas inscritas no Banco de Suplentes a ocuparem vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 para ingresso no semestre letivo 2024.2.
O documento de convocação traz a relação de pessoas convocadas. Além dos nomes, são informados o curso, com o respectivo grau e turno, e a modalidade de concorrência da vaga considerada (que não é necessariamente a mesma de inscrição).
As pessoas cujo status CONVOCADO é sinalizado com um asterisco (*) ocupam vagas via remanejamento, nos termos do artigo 20 da Portaria Normativa nº 21/2012, atualizada pela Portaria nº 2.027/2023, ambas do Ministério da Educação (MEC). Este normativo determina que, além da modalidade de inscrição, cotistas disputem também na ampla concorrência e em outras cotas, de acordo com suas respostas ao questionário socioeconômico do SISU 2024.
Veja também:
Entenda a classificação e seleção de candidatos nas convocações de suplentes do SISU 2024
Se o seu nome está na lista de convocados acima, veja como proceder para assegurar sua vaga.
Leia as orientações até o final:
De sexta (25) até terça-feira (29), você terá que acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para fazer seu autocadastro e ativação de matrícula.
Você deverá ativar sua matrícula dentro deste prazo, independentemente da modalidade de concorrência e da situação da análise da documentação. Se não o fizer, perderá a vaga.
Atenção!
A ativação de matrícula é obrigatória! Sozinho o autocadastro no SIGAA não vale como etapa de matrícula.
1. Autocadastro no SIGAA
Primeiro, você precisará fazer seu autocadastro no SIGAA, com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações estiverem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023.
Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.
Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos!
O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).
Lembre que o seu nível, a partir de agora, é “graduação”.
Se você já é ou foi aluno da UFC, não precisa fazer um novo cadastro no SIGAA. Basta acessar o sistema com seu login e senha usuais e fazer o procedimento de ativação de matrícula. Caso não se lembre mais dos dados de acesso, é possível solicitar a recuperação pelo próprio sistema.
Atenção!
Apenas fazer o autocadastro no SIGAA não ativa a matrícula do candidato. É preciso fazer o procedimento de ativação de matrícula completo, que está descrito abaixo.
2. Ativação de matrícula
Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.
Atenção!
A ativação de matrícula da 4ª Convocação de Suplentes estará disponível apenas entre os dias 25 e 29 de outubro, nem antes e nem depois dessas datas.
Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.
Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.
A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada.
Se você já for aluno de outro curso na UFC e estiver ingressando em um novo curso em 2024.2, alguns dias após a Confirmação Presencial de Matrícula o vínculo mais antigo será cancelado pela própria Universidade. Ou seja, durante algum tempo aparecerão os dois vínculos como ativo. Não se preocupe, não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte.
Problemas com e-mail
Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 15h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, descrevendo a situação e informe seu nome completo, curso e CPF.
Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), em formato PDF, JPG ou PNG, anexo ao e-mail (não use o Google Drive).
3. Análise de documentos
Você deverá acompanhar, pelo Portal do Candidato – SISU, a análise dos documentos e do vídeo que foram enviados na inscrição, conforme o seguinte cronograma:
- Documentação Básica e de Cotas, se for o caso:
- Resultado da análise: até 23h59min de 30 de outubro
- Eventual regularização de documentos indeferidos: das 8h às 23h59min de 31 de outubro
- Resultado da reanálise: até 23h59min de 1º de novembro
- Análise dos vídeos dos autodeclarados negros pretos e negros pardos*
- Resultado da análise: até 23h59min de 1º de novembro
Atenção: Como todos os documentos e vídeos são revisados por um segundo operador, poderá haver mudanças no status durante o período da análise.
Atenção: Candidato cotista convocado pela ampla concorrência não terá documentação de cota analisada.
4. Regularização de documentos
Veja como proceder de acordo com o resultado da análise:
Indeferido – Documentos básicos e documentos de cotas considerados indeferidos deverão ser regularizados no próprio Portal do Candidato – SISU. O único dia para regularização será de das 8h até às 23h59min de 31 de outubro.
Deferido parcialmente – Documentos básicos e documentos de cotas considerados deferidos parcialmente foram aceitos provisoriamente. O candidato deverá enviar o documento definitivo que regularize a situação, até o final do semestre letivo 2024.2, para o e-mail documentos@prograd.ufc.br.
*Vídeo de autodeclaração – Não haverá reenvio pelo Portal desses arquivos. O vídeo pode ser validado ou o candidato ser convocado para procedimento de heteroidentificação presencial. Candidatos que não enviarem o vídeo também deverão ser convocados.
5. Início das aulas
De acordo com o novo Calendário Universitário da UFC, as aulas do semestre letivo 2024.2 tiveram início em 21 de outubro.
Você será matriculado pela própria Universidade nas disciplinas do primeiro semestre de curso. Até que essas informações estejam completamente disponíveis no Portal Discente do SIGAA, a coordenação de curso poderá orientar sobre dias, horários e locais das aulas.
» Acompanhe todas as informações sobre Banco de Suplentes
Se você tiver alguma dúvida, ela já pode ter resposta na nossa seção de Dúvidas Frequentes.
Se não estiver respondida, entre em contato conosco pelo e-mail sisu@ufc.br (informe nome completo, CPF e curso do candidato)