Lançado o Edital SiSU 2014 da UFC e da UFCA

Data de publicação: 3 de janeiro de 2014. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará (UFC) irá ofertar, em 2014, um total de 5.658 vagas em cursos de graduação presencial, exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que estará com inscrições abertas de 6 a 10 de janeiro. As inscrições no SiSU serão efetuadas pela internet, por meio da página eletrônica do SiSU, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU 2014 quem tiver participado da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nela obtido nota superior a zero na prova de redação. O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga, devendo especificar as duas, em ordem de preferência, em instituição, local de oferta, curso e turno.

De acordo com o Edital Nº 01/2014/PROGRAD/UFC, o total de vagas ofertadas pela UFC no SiSU, 3.996 vagas serão para o primeiro semestre e as 1.662 restantes para o segundo semestre. A alocação dos aprovados nas turmas será realizada por ordem de classificação geral, não sendo permitido ao candidato escolher o seu semestre de ingresso.

O ano de 2014 marcará o começo das atividades nos novos campi da universidade nos municípios de Russas e Crateús a partir do segundo semestre. Inicialmente, serão ofertados os cursos de Engenharia de Software (Russas) e Ciência da Computação (Crateús), cada um com 50 vagas para ingresso em 2014.2. Contando com esses dois cursos recém-criados, a UFC somará 102 cursos de graduação presencial.

O curso de Letras (Libras), criado em 2013, não participa do SiSU 2014, pois terá processo seletivo próprio. A separação se deve às especificidades do curso e da legislação, que prioriza pessoas com deficiência auditiva para a ocupação das vagas. O curso oferta 30 vagas com ingresso no segundo semestre letivo.

COTAS – A UFC irá ofertar 50% de suas vagas (por curso e turno) a alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública a partir de 2014, em cumprimento à Lei nº 12.711/2012, do governo federal. Os demais 50% das vagas permanecem disponíveis para ampla concorrência. Dentro das cotas destinadas aos estudantes do ensino público, há uma reserva de 50% para aqueles com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo “per capita”. A outra metade das cotas independe da renda do aluno, contanto que seja oriundo da escola pública.

Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Ceará, esse percentual chega a 67% (resultado da soma de 62% de pardos, 4,8% de pretos e 0,2% de indígenas). Assim como em 2013, os cotistas podem disputar vagas também na ampla concorrência.

UFCA – Considerando os termos do acordo de cooperação firmado com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), criada em junho deste ano e ainda tutelada pela UFC, suas vagas serão ofertadas seguindo as mesmas normas de processo seletivo. Serão 720 vagas da UFCA no SiSU 2014, sendo 480 vagas para o primeiro semestre e as 240 restantes para o segundo semestre. A universidade dispõe de nove cursos em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

No entanto, é importante destacar que, de acordo com o Artigo Nº 27 do Edital, assinado pelos pró-reitores de graduação da UFC e da UFCA, os candidatos ingressantes nos cursos da UFCA através deste processo seletivo não terão qualquer vínculo acadêmico com a UFC.

CALENDÁRIO – O MEC divulgou também o cronograma do SiSU, com as seguintes datas:

6 a 10 de janeiro – Período de inscrições do SiSU
13 de janeiro – Resultado da primeira chamada
17, 20 e 21 de janeiro – Matrícula da primeira chamada
27 de janeiro – Resultado da segunda chamada
27 de janeiro a 7 de fevereiro – Prazo para participar da Lista de Espera
31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro – Matrícula da segunda chamada
11 de fevereiro – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Os candidatos podem obter mais informações e esclarecer dúvidas sobre o SiSU pelo telefone 0800 616161, do Ministério da Educação.