Orientações aos classificados em Lista de Espera do SISU 2020

Data de publicação: 10 de fevereiro de 2020. Categoria: Notícias

Se o candidato está assinalado como CLASSIFICADO na Lista de Espera do SISU 2020, significa que ele está dentro do número de vagas disponíveis para ingresso na Universidade Federal do Ceará. Para ocupar a vaga, terá de fazer solicitação de matrícula. Veja como proceder:

1) As solicitações de matrícula serão realizadas nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, em todos os campi (exceto Quixadá, onde as datas serão 12 e 13 de fevereiro). Veja data, horário e local de solicitação de matrícula específicos para o seu curso no Calendário de Solicitação de Matrícula atualizado.

2) Acesse o Gerador de Documentos. Ao informar seu CPF e data de nascimento, será gerado um arquivo PDF, contendo uma etiqueta de identificação e os documentos para solicitação de matrícula: termo de ciência (em duas vias). Se você for cotista, serão geradas também declarações conforme o tipo de cota.

3) Preencha e assine esses documentos. Lembre-se de reunir o restante da documentação exigida: documentação básica de matrícula, exigida de todos os candidatos, e documentação de cota, obrigatória a candidatos cotistas. Candidatos cotistas selecionados pela Ampla Concorrência devem entregar apenas a documentação básica.

4) Cole a etiqueta em um envelope de 260 mm x 360 mm (ou semelhante), de qualquer cor. Dentro deste envelope coloque toda a documentação, sem rasgar, amassar ou rasurar. Importante: não coloque nenhum documento original dentro do envelope, somente fotocópias. Documentos originais devem permanecer com o candidato. Não feche o envelope.

5) Se você é candidato à cota para pessoas com deficiência, apenas esta documentação específica deverá ser entregue em um envelope separado do restante da documentação, também identificado com etiqueta.

6) Nenhuma documentação comprobatória de cota será conferida na hora pelos atendentes da matrícula, mas sim posteriormente por uma comissão. O resultado da análise de cota será divulgado no dia 6 de março neste site.

7) Entregue uma cópia do termo de ciência à UFC e fique com outra. Guarde sua via com cuidado, pois ela traz informações importantes para o futuro aluno da UFC. Em caso de perda ou dano, não será emitida segunda via de termo de ciência.

8) Os candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão obrigatoriamente ser entrevistados por comissão multiprofissional em datas a serem informadas neste site no dia 6 de março.

9) Verifique no quadro de Cursos e Vagas se o seu curso possui ingresso no primeiro semestre, no segundo semestre ou em ambos os semestres.

10) Caso o curso possua ingresso em ambos os semestres, você terá que verificar neste site o seu semestre de ingresso. A previsão é que o resultado de matrícula seja divulgado na noite de 14 de fevereiro neste site.

11) Atenção! Em cursos com ingresso nos dois semestres, pode haver remanejamento de candidatos do segundo semestre para ocuparem vagas no primeiro semestre, decorrentes de não comparecimento, desistências e cancelamentos. Os remanejamentos serão informados neste site após cada período de ativação de matrícula de suplentes. Os candidatos remanejados serão informados também por e-mail.

12) Para efetivar sua matrícula na UFC, você terá que cumprir ainda uma segunda etapa: a Confirmação Presencial de Matrícula, cujas datas são definidas de acordo com o semestre de ingresso e estão informadas no Calendário de Confirmação de Matrícula. Cotistas devem realizar essa etapa mesmo que sua documentação ainda esteja em análise.

13) Todas as etapas de matrícula são obrigatórias e presenciais, podendo ser realizadas por você mesmo, ainda que seja menor de idade, ou por um procurador legalmente reconhecido. Não realizar qualquer uma das etapas de matrícula acarreta perda da vaga.

14) Em caso de matrícula por procuração, o procurador deverá apresentar, além da documentação do candidato, o original da procuração (pública ou particular, com firma reconhecida em cartório) e fotocópia autenticada de documento de identificação oficial com foto do procurador. No caso de candidatos menores de idade, pai, mãe ou responsável legal podem fazer a matrícula sem procuração. O procurador pode imprimir e assinar o termo de ciência e as declarações.

15) Não coloque, em nenhuma hipótese, nos envelopes documentos originais como RG, CPF, CNH, passaporte, CTPS, titulo de eleitor, cartão do bolsa-família, cartões bancários, etc. Somente fotocópias devem ser colocadas no envelope.

16) Como ingressante pelo SISU, você será automaticamente matriculado em todas as disciplinas do primeiro semestre de curso.

17) Por lei, os candidatos cotistas concorrem também na Ampla Concorrência. Deste modo, cotistas podem ser chamados tanto para vagas de Cota quanto para vagas de Ampla Concorrência, desde que tenham nota suficiente para tal, já que a lista de Ampla Concorrência os unifica pela classificação da nota no ENEM.

18) A legislação federal define também que, em caso de não preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas são remanejadas para outras cotas.

19) Acompanhe o site www.sisu.ufc.br, canal oficial de informação sobre o SISU na UFC. São recomendados também o portal da UFC, o site da Pró-Reitoria de Graduação e suas respectivas redes sociais.

20) No site do SISU na UFC há uma seção de Perguntas Frequentes, constantemente atualizado com respostas às dúvidas mais comuns dos candidatos. Caso não encontre a informação desejada, entre em contato pelo e-mail sisu@ufc.br.

Dúvidas serão respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.