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2ª Convocação de Suplentes: 206 pessoas convocadas devem ativar matrícula até segunda-feira (18)

Data de publicação: 13 de março de 2024. Categoria: Notícias do SISU 2024

Avatar Banco de Suplentes

 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) convoca 206 pessoas inscritas no Banco de Suplentes a ocuparem vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024.

O documento de convocação traz a relação de pessoas convocadas. Além dos nomes, são informados o curso, com o respectivo grau e turno, e a modalidade de concorrência da vaga considerada (que não é necessariamente a mesma de inscrição).

As pessoas cujo status CONVOCADO é sinalizado com um asterisco (*) ocupam vagas via remanejamento, nos termos do artigo 20 da Portaria Normativa nº 21/2012, atualizada pela Portaria nº 2.027/2023, ambas do Ministério da Educação (MEC). Este normativo determina que, além da modalidade de inscrição, cotistas disputem também na ampla concorrência e em outras cotas, de acordo com suas respostas ao questionário socioeconômico do SISU 2024.

 

2ª Convocação de Suplentes

 

Se o seu nome está na lista de convocados acima, veja como proceder para assegurar sua vaga.

 

Leia as orientações até o final:

De hoje até segunda-feira (18), você terá que acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para fazer seu autocadastro e ativação de matrícula.

Você deverá ativar sua matrícula dentro deste prazo, independentemente do semestre de ingresso, da modalidade de concorrência e da situação da análise da documentação. Se não o fizer, perderá a vaga.

 

Atenção!
A ativação de matrícula é obrigatória! Sozinho o autocadastro no SIGAA não vale como etapa de matrícula.

 

 

1. Autocadastro no SIGAA

Primeiro, você precisará fazer seu autocadastro no SIGAA, com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações estiverem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023.

 

 

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos!

O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

Lembre que o seu nível, a partir de agora, é “graduação”.

 

 

Se você já é ou foi aluno da UFC, não precisa fazer um novo cadastro no SIGAA. Basta acessar o sistema com seu login e senha usuais e fazer o procedimento de ativação de matrícula. Caso não se lembre mais dos dados de acesso, é possível solicitar a recuperação pelo próprio sistema.

 

Ícone com Ilustração de megafoneAtenção!
Apenas fazer o autocadastro no SIGAA não ativa a matrícula do candidato. É preciso fazer o procedimento de ativação de matrícula completo, que está descrito abaixo.

 

 

2. Ativação de matrícula

Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.

 

Ícone de calendário

Atenção!
A ativação de matrícula da 2ª Convocação de Suplentes estará disponível apenas entre os dias 13 e 18 de março, nem antes e nem depois dessas datas.

 

Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.

 

 

Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.

 

 

A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada.

Além disso, se você for ingressante no primeiro semestre, seu status no SIGAA passará de CADASTRADO para ATIVO.

Se for ingressante no segundo semestre, continuará com o status CADASTRADO, pois só será ativado após a Confirmação Presencial de Matrícula, que deverá ser realizada, na coordenação de curso, de 5 a 7 de agosto.

 

 

 

Se você já for aluno de outro curso na UFC e estiver ingressando no novo curso em 2024.1, ao ativar matrícula, em alguns dias o vínculo mais antigo será cancelado pela própria Universidade. Ou seja, durante algum tempo aparecerão os dois vínculos como ativo. Não se preocupe, não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte. Se ingressante em 2024.2, o cancelamento só ocorrerá em agosto, após a confirmação de matrícula.

 


 

Ilustração de jovem preocupada em frente a notebookProblemas com e-mail

Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 15h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, descrevendo a situação e informe seu nome completo, curso e CPF.

Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), em formato PDF, JPG ou PNG, anexo ao e-mail (não use o Google Drive).


 

 

3. Análise de documentos

Você deverá acompanhar, pelo Portal do Candidato – SISU, a análise dos documentos e do vídeo que foram enviados na inscrição, conforme o seguinte cronograma:

  • Documentação Básica e de Cotas, se for o caso (exceto documentação de comprovação da deficiência):
    • Resultado da análise: 15 de março
    • Eventual regularização de documentos indeferidos: 16 a 18 de março
    • Resultado da reanálise: 21 de março
  • Análise dos vídeos dos autodeclarados negros pretos e negros pardos*
    • Resultado da análise: até 21 de março

Atenção: Como todos os documentos e vídeos são revisados por um segundo operador, poderá haver mudanças no status durante o período da análise.

Atenção: Candidato cotista convocado pela ampla concorrência não terá documentação de cota analisada.

 

 

4. Regularização de documentos

Veja como proceder de acordo com o resultado da análise:

Indeferido – Documentos básicos e documentos de cotas, exceto a documentação de comprovação da deficiência declarada, considerados indeferidos deverão ser regularizados no próprio Portal do Candidato – SISU. O único período para regularização será de das 8h do dia 16 de março até às 23h59min do dia 18 de março.

Deferido parcialmente – Documentos básicos e documentos de cotas, exceto a documentação de comprovação da deficiência declarada, considerados deferidos parcialmente foram aceitos provisoriamente. O candidato deverá enviar o documento definitivo que regularize a situação, até o final do semestre letivo de ingresso, para o e-mail documentos@prograd.ufc.br.

*Vídeo de autodeclaração – Não haverá reenvio pelo Portal desses arquivos. O vídeo pode ser validado ou o candidato ser convocado para procedimento de heteroidentificação presencial. Candidatos que não enviarem o vídeo também deverão ser convocados.

Documentos para comprovação da deficiência Caso tenha algum documento comprobatório de deficiência indeferido, deverá regularizá-lo no momento do procedimento presencial de comprovação da deficiência. Poderá também apresentar quaisquer outros documentos que considere úteis para comprovar sua condição.

 

 

5. Início das aulas

Ilustração de professor e estudantes em sala de aulaSe ingressante no primeiro semestre, o semestre letivo 2024.1 teve início na última segunda-feira (26). Após a ativação da matrícula, você já pode ir à aula normalmente, inclusive se ainda estiver aguardando análise de documentos, realização ou resultado de procedimento de heteroidentificação ou comprovação de deficiência

Você será matriculado pela própria Universidade nas disciplinas do primeiro semestre de curso. Até que essas informações estejam completamente disponíveis no Portal Discente do SIGAA, a coordenação de curso poderá orientar sobre dias, horários e locais das aulas.

Se ingressante no segundo semestre, além da ativação de matrícula (até 18 de março), deverá obrigatoriamente realizar a Confirmação Presencial de Matrícula, na coordenação de curso, de 5 a 7 de agosto. As aulas terão início em 5 de agosto.

 

» Acompanhe todas as informações sobre Banco de Suplentes

 


Ícone com ponto de interrogação para Dúvidas FrequentesSe você tiver alguma dúvida, ela já pode ter resposta na nossa seção de Dúvidas Frequentes.
Se não estiver respondida, entre em contato conosco pelo e-mail sisu@ufc.br (informe nome completo, CPF e curso do candidato)

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