Confirmação de matrícula de ingressantes no segundo semestre será em 20 e 21 de setembro

Data de publicação: 8 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

A matrícula na Universidade Federal do Ceará é realizada em duas etapas, ambas obrigatórias: solicitação de matrícula e confirmação de matrícula.

Para os ingressantes no semestre letivo 2021.2, a confirmação de matrícula ocorrerá no período de 20 a 21 de setembro e será realizada exclusivamente pela Internet.

Quem deve fazer a confirmação de matrícula

Estudantes aprovados na Chamada Regular, Chamada de Lista de Espera do SISU 1º/2021 e SISU 2º/2021, além de selecionados em 1ª, 2ª e 3ª Convocações de Suplentes do SISU 1º/2021 que solicitaram/ativaram matrícula, tiveram documentação deferida e serão ingressantes em 2021.2.

Atenção! Candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência (Cotas L9, L10, L13 e L14) que ainda não foram convocados para entrevista com comissão multiprofissional também deverão obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula.

Atenção! Candidatos a vagas reservadas a pretos, pardos e indígenas (Cotas L2, L6, L10 e L14) também deverão obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula, mesmo que não tenham sido convocados a procedimento de heteroidentificação.

Como fazer a confirmação de matrícula

A confirmação de matrícula será realizada exclusivamente por meio do sistema informatizado da UFC, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Antes disso, você precisará fazer seu autocadastro, com dados como nome, CPF e data de nascimento.

Atenção! O cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

Além disso, é primordial informar o nível corretamente. Caso contrário, não conseguirá completar seu cadastro. Lembre-se: a partir de agora você será um estudante de graduação.

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não necessariamente precisa ser o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um ao qual você tenha acesso e que utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos!

Importante! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

Agora à confirmação de fato! Apenas se cadastrar no SIGAA não confirma sua matrícula. Você precisa fazer o procedimento completo, que iremos descrever passo a passo:

Após fazer login no SIGAA, ao acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Confirmação de Matrícula”.

Atenção! Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou, não o seu CPF.

Ao selecionar a opção “Confirmação de Matrícula”, aparecerá uma nova página, com a declaração em que você manifesta seu interesse em assumir a vaga. Você deve clicar no botão “Confirmar”.

Em seguida, seu status no Portal do Discente passará de cadastrado para ativo. O status ativo significa que sua confirmação foi efetuada com sucesso.

Pelo próprio SIGAA, no menu “Ensino”, selecione “Documentos e Declarações” e emita sua declaração de vínculo com a UFC.

Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 12h do dia 21 de setembro, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso).

Sobre as aulas e outros recados importantes

O semestre letivo terá início no dia 27 de setembro. As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar melhor os estudantes – inclusive por meio do chat no SIGAA – sobre dias, horários, formatos (se presencial, híbrido ou remoto) e acesso às disciplinas.

Os ingressantes são matriculados em todas as disciplinas do primeiro semestre do seu curso pela Pró-Reitoria de Graduação. A partir do próximo, no entanto, terá que fazer você mesmo sua matrícula em disciplinas pelo SIGAA.

Pelo SIGAA, você poderá se comunicar com seus professores e com a coordenação do seu curso, além de emitir declarações, realizar atividades remotas de ensino, entre outros procedimentos acadêmicos que são geridos por este sistema.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.

Se você for aluno de outro curso na UFC, ao confirmar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado quando o SIGAA for atualizado. Não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte.

Se você ainda tem algum documento deferido parcialmente para regularizar, segue até o fim do semestre letivo para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção e Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail dsm@prograd.ufc.br.