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Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

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Matrículas na UFC

 

A matrícula será presencial ou pela internet?

O requerimento de matrícula e envio de documentos será realizado exclusivamente pela internet. O Portal do Candidato – SISU será disponibilizado aos candidatos aprovados no período de matrícula.

 

Posso entregar meus documentos presencialmente?

Não. O envio de documentos será aceito somente pelo Portal do Candidato – SISU.

 

Posso enviar documentos pelos Correios?

Não. O envio de documentos será aceito somente pelo Portal do Candidato – SISU.

 

Sou menor de idade. Posso realizar minha matrícula sozinho?

Sim, o candidato menor de idade pode realizar sua matrícula por conta própria.

 

Quando é divulgado o resultado da solicitação de matrícula?

O resultado da solicitação de matrícula sempre é publicado de acordo com o cronograma de matrículas. É importante que o candidato continue acompanhando as atualizações neste site, no qual constam todas as informações.

 

Fiz minha matrícula e meu curso possui dois ingressos por ano. Onde posso saber se vou entrar no primeiro ou segundo semestre?

A informação é disponibilizada neste site do SISU na UFC será e atualizada após cada chamada do SISU.

 

Posso escolher meu semestre de ingresso?

Não. É vedada a escolha voluntária pelo candidato do semestre letivo de ingresso. O critério único a ser utilizado para a definição do semestre de ingresso é a classificação final dos candidatos com solicitação de matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso e turno.

 

Posso ser remanejado de semestre após o resultado?

Estudantes selecionados para ingresso no segundo semestre letivo em cursos que possuem duas entradas anuais devem ficar atentos, pois ainda poderão ser remanejados para o primeiro semestre até a publicação da 1ª Convocação de Suplentes, caso haja desistências formais ou cancelamentos de matrícula. O contrário não acontecerá. Veja se o seu curso possui uma ou duas entradas no quadro de Cursos e Vagas.

 

Como saberei se fui remanejado?

Ao final de cada etapa de solicitação de matrícula da Chamada Regular, da Chamada de Lista de Espera e da 1ª Convocação de Suplentes, será informada a relação de estudantes remanejados, neste site do SISU na UFC.

 

Meu curso só tem ingresso no segundo semestre. Quando devo enviar os documentos para matrícula?

Todos os candidatos, independente do semestre de ingresso, devem enviar os documentos no mesmo período para solicitação de matrícula informado no edital, no começo do ano.

 

E quanto à Confirmação de Matrícula?

Somente ingressantes no segundo semestre, que não sejam remanejados para o primeiro, devem fazer a confirmação de matrícula, nas datas informadas no edital. Esse procedimento também será feito pela internet e será explicado mais próximo do período.

 

Quando começam as aulas do meu semestre de ingresso?

O estudante deve verificar o Calendário Universitário da UFC.

 

O que devo fazer se as aulas começarem e meus documentos ainda estiverem em análise?

De acordo com o edital, os candidatos com situação sob análise não serão prejudicados com o início das aulas, caso em que serão considerados liminarmente como alunos regulares da UFC, tendo direitos e deveres semelhantes aos alunos já efetivados. Ou seja, o deverá iniciar as atividades letivas, mesmo com parte da documentação sob análise, aguardando análise de vídeo (candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos) e/ou perícia presencial (candidatos a vagas reservadas para pessoas com deficiência).

 

As aulas serão presenciais?

Sim.

 

Como os aprovados fazem matrícula em disciplinas?

Os ingressantes pelo SISU são matriculados pela Pró-Reitoria de Graduação nas disciplinas do primeiro semestre do curso. A partir do segundo semestre de curso, cada estudante será responsável pela sua própria matrícula no sistema informatizado da Universidade.

 

Aluno no primeiro semestre pode solicitar trancamento total de matrícula?

O trancamento total no semestre de ingresso somente será permitido pelos seguintes fatos geradores:

  • Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;
  • Obrigação de ordem militar.

No entanto, é importante lembrar que o trancamento não adia o início do curso e que, como aluno irregular, não terá mais prioridade na matrícula das disciplinas nos semestres seguintes. Mais informações disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação.

 

Aluno no primeiro semestre pode solicitar trancamento parcial de matrícula?

Não.

 

Se eu passar na UFC, mas já for aluno em outra instituição pública de ensino superior, poderei manter as duas matrículas?

Não. Você terá que optar por uma das duas vagas. A lei nº 12.089/2009 proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas, simultaneamente, em curso de graduação em instituições públicas de ensino superior. O cancelamento não é automático, cabendo ao candidato providenciá-lo na outra instituição. Como o candidato somente é considerado aluno da UFC após a Confirmação de Matrícula, se ingressante no segundo semestre, pode aguardar por esta etapa. Mas lembramos que é importante estar atento à possibilidade de remanejamento, caso o curso tenha ingresso também no primeiro semestre.

 

Se eu passar na UFC, mas já for aluno em outra instituição pública de ensino superior com bolsa do Prouni, poderei manter as duas matrículas?

Caso opte pela vaga na universidade pública, precisará solicitar o desligamento do Prouni.

 

Se eu passar na UFC, mas já for aluno de outra graduação na UFC, o que deverei fazer?

Ao ter sua matrícula em componentes curriculares do novo curso realizada pela Pró-Reitoria de Graduação, o vínculo anterior com a UFC será cancelado, em um momento posterior, pela própria Universidade. No caso de ingressantes no segundo semestre, isso só ocorrerá após a confirmação de matrícula. Não é necessário nenhum processo adicional por parte do estudante.

 

Já abandonei um curso na UFC. Isso me impede de ingressar em um novo curso na UFC pelo SISU?

Não impede. O candidato, se aprovado, deve proceder a matrícula normalmente.

 

Se eu já for ou tiver sido aluno da UFC, preciso enviar a documentação novamente?

Sim. O envio da documentação básica de matrícula e, se for o caso, da documentação comprobatória de cotas é obrigatória para todos os candidatos.

 

Posso solicitar aproveitamento de estudos realizados em outra universidade ou na própria UFC?

Sim. O aproveitamento de estudos deve ser solicitado à coordenação do curso em que o aluno está ingressando, durante o período estabelecido no Calendário Universitário, e passará por avaliação. Para ingressantes no segundo semestre, a solicitação poderá ser feita somente após a Confirmação de Matrícula. Os documentos necessários, os critérios e os procedimentos estão informados na Portaria n° 103, de 20 de setembro de 2019, da PROGRAD.

 

Como solicito correção e/ou alteração de dados cadastrais?

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, após a Confirmação de Matrícula. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

 

Como obtenho informações sobre assistência estudantil?

Para informações sobre assistência estudantil (Residência Universitária, Restaurante Universitário, auxílios, etc), consulte a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE.

 

 

⇒ Importante!
As informações deste site não desobrigam o candidato da leitura de editais e legislação pertinente.

 

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