Inscrições para o Sisu 1º/2022 serão realizadas de 15 a 18 de fevereiro; consulta liberada

Data de publicação: 31 de janeiro de 2022. Categoria: Notícias

As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição do 1º semestre de 2022, estarão abertas de 15 a 18 de fevereiro, pela Internet, exclusivamente por meio do endereço eletrônico sisu.mec.gov.br. O cronograma e as regras da seleção foram oficializadas pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital Nº 2, retificado pelo Edital Nº 8, ambos publicados no Diário Oficial da União (DOU).

O candidato pode pesquisar no sistema a oferta pelo nome do curso, da instituição ou por município.

O MEC liberou nesta segunda-feira (31) a consulta de vagas no site do programa. O candidato pode pesquisar a oferta pelo nome do curso, da instituição ou por município. A Universidade Federal do Ceará ofertará, nesta edição do Sisu, 6.358 vagas em 113 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.

Para concorrer no Sisu 1º/2022 será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Exame na condição de treineiro. As notas do Enem devem ser divulgadas no dia 11 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (inep).

Assim como no Enem, para se inscrever na página do Sisu, o candidato precisará das informações de login e senha no portal gov.br, sistema que permite acesso a vários serviços digitais do governo federal. No site, o candidato poderá recuperar sua senha, caso a tenha esquecido.

Para concorrer no Sisu 1º/2022 será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Exame na condição de treineiro (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Na inscrição, o candidato deverá especificar, em ordem de preferência, até duas opções de vaga entre as instituições de educação superior participantes do Sisu 1º/2022, bem como a modalidade de concorrência.

O resultado da chamada única será publicado no dia 22 de fevereiro. Os candidatos devem estar atentos aos prazos estabelecidos no Edital Nº 2/2022 do MEC e divulgados na página eletrônica do Sisu na Internet no endereço sisu.mec.gov.br, assim como suas eventuais alterações e demais procedimentos referentes ao Sisu 1º/2022. Além disso, precisam observar o edital próprio da instituição, com as condições, procedimentos e documentos para matrícula, inclusive os horários e locais de atendimento definidos por ela.

LISTA DE ESPERA – Quem não for selecionado na chamada única do Sisu poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera será de 22 de fevereiro a 8 de março, no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br.

SISU – O Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida no Enem.