Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Matrícula na UFC

 

O procedimento de matrícula na Universidade Federal do Ceará (UFC) é composto pelas seguintes etapas:

 

1. Solicitação de Matrícula

Para todos os candidatos 

A Solicitação de Matrícula ocorre nos períodos de matrícula da Chamada Regular e da Lista de Espera, ocasião em que o candidato selecionado envia e acompanha a análise de sua documentação pela Internet. O link para o Portal do Candidato – SISU é disponibilizado nas datas de Solicitação de Matrícula. Candidatos a vagas de cotas precisam enviar também a documentação comprobatória.

 

2. Análise de Vídeo

Apenas para os candidatos às cotas L2, L6, L10 e L14 autodeclarados negros pretos e negros pardos

Análise, por comissão específica, com base no critério fenotípico, conforme observado no vídeo enviado pelo candidato. A critério da comissão, o candidato poderá ser encaminhado para procedimento presencial de heteroidentificação complementar. Também poderão ser encaminhados os candidatos que não anexem o vídeo ou o anexem em desconformidade com as orientações do Edital.

 

3. Confirmação de Matrícula

Para todos os candidatos com ingresso no segundo semestre

A Confirmação de Matrícula é realizada, também pela Internet, no início do segundo semestre letivo ou um pouco antes, para reafirmar o interesse do candidato com matrícula solicitada em ocupar a vaga. O link para o Portal do Discente é disponibilizado no período apropriado. Não é necessário o envio de nenhum documento.

 

4. Procedimento presencial de comprovação da deficiência declarada

Apenas para os candidatos às cotas L9, L10, L13 e L14

Procedimento presencial com comissão multiprofissional, que não poderá ser remarcado pelo candidato, para fins de comprovação da deficiência declarada. Informações referentes a dia, horário e local do procedimento serão divulgadas, com até 3 (três) dias de antecedência, neste site.

 

 

⇒ Atenção!

Enquanto durarem as etapas de Solicitação de Matrícula (inclusive análise de documentação comprobatória de cota), Análise de Vídeo e Procedimento presencial de comprovação da deficiência declarada, os candidatos com situação sob análise não serão prejudicados com o eventual início das aulas, caso em que serão considerados liminarmente como alunos regulares da UFC, tendo direitos e deveres semelhantes aos alunos já efetivados.

Não será feita análise prévia de nenhum documento ou vídeo.

 

⇒ Importante!
As informações deste site não desobrigam o candidato da leitura de editais e legislação pertinente.

 

Acessar Ir para o topo