Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

MEC divulga o Edital do SISU 2026; inscrições começam dia 19 de janeiro

Data da publicação: 23 de dezembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias do SISU 2026 Tags: ,

Poderão se candidatar aqueles que tenham participado das três últimas edições (2023, 2024 e 2025) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exceto se tiverem participado como treineiros

A Universidade Federal do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFC), informa que foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira, dia 23 de dezembro, o Edital nº 29/2025, que dispõe sobre o cronograma e os critérios do processo seletivo de 2026, para ocupação de vagas em instituições de ensino superior públicas do Brasil, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Das 274,8 mil vagas disponibilizadas no edital, um total de 6.408 são ofertadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 110 cursos de graduação, na modalidade presencial, espalhados pelos oito campi, localizados em Fortaleza e no interior do Ceará. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 19 a 23 de janeiro de 2026, via internet. 

Conforme divulgado pelo MEC, assim como em 2025, esta edição terá somente uma etapa de inscrição, com vagas disponibilizadas nos dois semestres pelas instituições participantes. Os interessados deverão acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, conforme o cronograma divulgado, e poderão se inscrever em até duas opções de curso. 

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Após a divulgação, os candidatos selecionados deverão realizar a solicitação de matrícula, que deve ser feito pelo Portal do Candidato. As datas desta etapa serão divulgadas juntamente com o Edital do Sisu na UFC, previsto para janeiro do próximo ano, bem como as demais informações sobre a Lista de Espera e Banco de Suplentes. 

 

Novidades

Em 2026, o edital mantém a mesma estrutura de 2025, mas traz importantes ajustes, com o objetivo de dar mais transparência, segurança jurídica e melhor ocupação das vagas públicas disponibilizadas no processo. O MEC ressalta que as mudanças não alteram a essência do SiSU, mas servem para aprimorar o funcionamento do programa.  

Entre as mudanças estão:

Enem e critérios de seleção

A partir de 2026, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) passará a considerar os resultados das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). A seleção dos candidatos às vagas ofertadas terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, conforme a opção de curso escolhida, desde que o participante tenha obtido nota superior a zero na redação e não tenha participado como treineiro, ou seja, não seja estudante que ainda não concluiu o ensino médio e realiza o exame apenas para fins de autoavaliação;

O sistema de inscrição do SiSU selecionará automaticamente a melhor média ponderada entre as edições válidas do Enem, considerando também as ações afirmativas. Para fins de inscrição, classificação e eventual seleção, caso o candidato tenha participado de uma ou mais edições do Enem, será considerada, para cada opção de curso, apenas a edição válida em que o estudante obteve a maior média ponderada de notas. Em caso de empate, será utilizada como critério de desempate a maior nota obtida em uma das disciplinas, conforme a ordem de prioridade estabelecida.

Conclusão do ensino médio

O edital reforça que somente candidatos que tenham concluído o ensino médio poderão concorrer a uma vaga no SiSU e ingressar na educação superior, medida que garante equidade e segurança jurídica ao processo seletivo.

Ingresso

Serão ofertadas vagas em cursos com início das aulas previsto tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026, conforme os termos de adesão firmados pelas instituições públicas de educação superior participantes desta edição do SiSU. Cabe ao candidato verificar previamente essa informação antes de realizar a inscrição, não sendo possível escolher o semestre de ingresso, que será definido de acordo com a classificação do candidato no curso escolhido.

Ações afirmativas

O candidato poderá concorrer às modalidades de reserva de vagas previstas na Lei de Cotas e às ações afirmativas próprias das instituições. No momento da inscrição, será obrigatória a realização do cadastro socioeconômico, bem como a indicação das modalidades de reserva de vagas para as quais o candidato se enquadra. Além disso, o candidato deverá optar, em ordem de preferência, por curso(s), turno(s), local(is) de oferta e instituição(ões), podendo escolher uma ou mais modalidades de ações afirmativas, observado o limite máximo de uma ação afirmativa do tipo reserva de vagas.

SISU – O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais

Acompanhe o processo seletivo em Edital SISU 2026.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (SeSU) 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo