Orientações aos candidatos matriculados na Chamada de Lista de Espera
Data da publicação: 3 de maio de 2021 Categoria: NotíciasÚltima atualização em 11 de maio de 2021 – Se você é um candidato classificado na Lista de Espera que solicitou matrícula entre os dias 28 e 30 de abril, leia as seguintes orientações até o final:
Você deve acompanhar a análise de sua documentação básica pelo próprio Sistema de Matrícula Virtual.
Entenda os possíveis status de análise:
👍 Se visualizou um documento como deferido, significa que está tudo certo com aquele documento. |
👎 Se algum documento seu foi indeferido, significa que ele não foi aceito e no próprio sistema você pode visualizar o motivo. |
⚠️ Se algum documento seu foi deferido parcialmente, significa que ele foi aceito, mas apenas provisoriamente. |
🚫 Se você viu o status não se aplica, significa que o documento foi enviado desnecessariamente e não foi analisado. Um documento avaliado desta forma não interfere no resultado da análise. |
Se houver algum documento deferido parcialmente, você tem até o final do semestre de ingresso para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção e Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação, pelo e-mail dsm@prograd.ufc.br
Se houver algum documento indeferido, deve enviar o documento correto pelo próprio Sistema de Matrícula Virtual no dia 4 de maio, de 8h até 23h59min. Após este horário, mesmo que o candidato esteja logado, não conseguirá enviar mais nenhum documento.
Se seu documento foi indeferido porque você o esqueceu, precisa enviá-lo. Se mandou de modo incompleto, tem que enviar o restante. Por exemplo, se enviou só a frente do seu RG ou do seu certificado, basta enviar o verso que está faltando (sim, se o verso do seu certificado estiver em branco, mande-o assim mesmo). É possível também substituir documentos (por exemplo, se seu RG foi indeferido, pode substituir pelo passaporte, CTPS ou qualquer outro documento de identificação oficial com foto aceito).
O sistema permite apenas um único envio para cada documento indeferido, portanto esteja atento às regularizações necessárias.
Continuam valendo os mesmos critérios para envio de documentos: arquivos nato digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. Não é necessário autenticar documentos em cartório ou obter certificação digital.
Documentos de cotas
Apesar de serem enviados junto com a documentação básica de matrícula, os documentos de comprovação de cota não são verificados neste momento. Então você não pode mexer nesses documentos no Sistema de Matrícula Virtual depois de enviados e nem no dia da regularização de documentação básica.
Uma comissão constituída especificamente para este fim irá fazer a verificação dos documentos de cotas. O resultado parcial dessa análise será divulgado neste site do Sisu na UFC em uma data que iremos informar em breve.
Se sua documentação de cota for indeferida, você será informado do motivo do indeferimento. Todos os candidatos indeferidos terão um prazo para recurso, regularização e/ou complementação destes documentos.
Se, após o período de regularização/recurso, sua documentação permanecer indeferida, o candidato perderá o direito à vaga, que poderá ser ocupada por outro suplente na convocação subsequente.
Se você é candidato à vaga reservada a pessoa com deficiência, terá que passar por entrevista presencial obrigatória em data ainda a sere definida e que será divulgada neste site do Sisu na UFC.
Se você é candidato autodeclarado preto ou pardo selecionado para essa reserva de vaga, pode ser convocado para procedimento presencial de heteroidentificação a qualquer momento.
- Se você se inscreveu como cotista, mas obteve nota suficiente para ser classificado em vaga de ampla concorrência, não passará por análise de cotas.
Próximos passos para todos: confirmação de matrícula, início das aulas etc…
O processamento das matrículas terminou antes do prazo e, no dia 6 de maio, já está disponível o Resultado de Matrícula atualizado. Você deve consultar em qual semestre está alocado (se só aparece um semestre de ingresso no seu curso, é porque é um curso que só possui ingresso naquele semestre).
Você terá que fazer a confirmação de matrícula, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), que será disponibilizado aos candidatos no período oportuno. Não será necessário enviar nenhum documento, somente revalidar sua intenção de ocupar a vaga.
- Atenção! Esta etapa é obrigatória para todos os candidatos para garantir a vaga na UFC! Você deverá fazer a confirmação de matrícula, mesmo que sua documentação comprobatória de cota ainda esteja aguardando análise.
Ingressantes no primeiro semestre letivo deverão fazer a confirmação de matrícula de 8 a 12 de maio (o prazo foi ampliado pela Coordenação do SISU na UFC nesta terça-feira, 11 de maio). Ingressantes no segundo semestre letivo deverão fazer a confirmação de matrícula de 20 a 21 de setembro.
Leia as orientações para confirmação de matrícula no primeiro semestre.
Atenção! Até o final das convocações de suplentes do primeiro semestre, candidatos com ingresso no segundo semestre poderão ser remanejados para o primeiro semestre, se o curso tiver duas entradas por ano. Neste caso, além da atualização no site, serão avisados por e-mail. O contrário não irá acontecer.
- Importante! Estudantes da UFC, ao confirmarem matrícula em um novo curso, terão o vínculo anterior cancelado automaticamente. Não é necessário nenhum procedimento adicional.
Após a confirmação de matrícula, os ingressantes pelo Sisu serão automaticamente matriculados nas disciplinas do primeiro semestre do curso.
O aproveitamento de estudos feitos na própria UFC ou outra instituição de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.
O início das aulas para os ingressantes no primeiro semestre letivo será no dia 10 de maio e para os ingressantes no segundo semestre letivo no dia 27 de setembro.
O formato das aulas (se presenciais, remotas ou híbridas) dependerá da avaliação da pandemia no Estado, assim como das orientações e determinações das autoridades governamentais. Acompanhe essas informações por este site do SISU na UFC ou pelo portal da UFC.
Dias, horários e formas de acesso às aulas são de responsabilidade de cada professor e coordenação de curso, que poderão dar melhores orientações aos recém-ingressos.
Informações sobre Residência Universitária, auxílio moradia e outras formas de assistência estudantil podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
Mais alguma recomendação?
Não deixe de consultar os Editais Nº 07/2021 e Nº 08/2021 e também nossa seção de Perguntas Frequentes.
Esteja atento ao seu e-mail e também ao SIGAA, o qual você terá acesso somente após o Resultado de Matrícula.
Continue acompanhando este site para informações sobre o Sisu na UFC, principalmente se for candidato cotista.
Agora que você está a um passo de ser formalmente aluno da UFC (o que só acontecerá após a confirmação de matrícula), existem outros sites que lhe serão úteis: Portal da UFC, PROGRAD e PRAE.
Sou candidato não classificado na Lista de Espera e me inscrevi como suplente. Como fica minha situação?
Neste caso, você deve consultar as orientações específicas para suplentes: Orientações aos candidatos suplentes; veja como serão as convocações