O candidato selecionado em sua segunda opção de curso nesta chamada regular do Sisu deverá conferir, no Calendário de Solicitação de Matrícula, local, endereço completo, data e hora de matrícula do seu curso.

Para solicitar sua matrícula, ele deverá entregar a documentação básica completa, exigida de todos os aprovados. Caso seja cotista, deverá atentar também à documentação comprobatória específica para cotas.

Todos os documentos devem ser colocados dentro de um envelope de dimensões 260mm x 360mm (ou semelhante) que será entregue aberto. Não entregue nenhum documento original, apenas fotocópias autenticadas. Se alguma fotocópia for simples, você deverá apenas mostrar a original para conferência na hora, sem deixá-la no envelope.

Se candidato à cota para pessoas com deficiência, esta documentação específica deverá ser entregue em um envelope separado do restante da documentação.

O(s) envelope(s) deve(m) ser identificado(s) com uma etiqueta impressa que o candidato deve imprimir a partir do gerador de etiquetas. Junto com a etiqueta será gerado o Termo de Ciência em duas vias, que deverão ser assinadas pelo candidato. Uma cópia a ser entregue à UFC e a outra permanecerá com o candidato, que deverá guardá-la com cuidado, pois traz informações importantes para o futuro aluno da UFC.

Para efetivar sua matrícula na UFC, o aprovado terá que cumprir ainda uma segunda etapa: a Confirmação Presencial de Matrícula, que acontecerá pouco depois do início das aulas de cada semestre letivo.

Candidatos menores de idade podem realizar a matrícula sem o acompanhamento de pai, mãe ou responsável.

As duas etapas de matrícula podem ser feitas por procuração reconhecida em cartório. O procurador deverá apresentar, além da documentação do candidato, o original da procuração e fotocópia autenticada de documento de identificação oficial com foto do procurador. No caso de candidatos menores de idade, pai, mãe ou responsável legal podem fazer a matrícula sem procuração.

Semestre de ingresso – O candidato deverá observar no quadro de Cursos e Vagas se o seu curso possui entrada no primeiro ou no segundo semestre. Em caso de haver em ambos os semestres, ele não pode escolher o semestre de ingresso na universidade. A classificação se dá exclusivamente pela nota do ENEM em cada curso, turno, sede e classe de concorrência. O resultado de matrícula por semestre será divulgado após o período de Solicitação de Matrícula.

Análise de cotas – Alunos cotistas terão sua documentação analisada nesta primeira etapa de matrícula. O resultado será divulgado posteriormente. Caso o enquadramento às cotas seja indeferido, será informada a pendência que gerou a irregularidade e o estudante terá um prazo para complementar ou corrigir sua documentação. Além da análise documental, pessoas com deficiência terão de passar por entrevista com uma Comissão Multiprofissional em data a ser divulgada posteriormente.

Lista de Espera – É importante lembrar que o candidato selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de efetuar ou não sua matrícula neste curso, continua concorrendo à vaga que escolheu como primeira opção, caso se inscreva na Lista de Espera.

Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado na primeira opção em chamada de Lista de Espera, a matrícula na vaga da primeira opção de curso implicará o cancelamento automático da matrícula realizada anteriormente na segunda opção de curso.

Dúvidas são esclarecidas somente pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br

Confira o endereço do seu local de matrícula