Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Passo a passo para ativação de matrícula de suplentes convocados

Data de publicação: 27 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

O candidato deve realizar o procedimento de ativação de matrícula até o final, com a mudança do status para “ativo” e emissão da declaração de vínculo (Foto: Viktor Braga/UFC)

 

Última atualização em 29 de setembro de 2021 – Leia com atenção, até o final, o passo a passo que elaboramos para autocadastro e ativação de matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA):

1. Faça o autocadastro

Antes de ativar sua matrícula, você precisa fazer o autocadastro no SIGAA, com dados como nome, CPF e data de nascimento.

  • Atenção! O cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

 

Além disso, é primordial informar o nível corretamente. Caso contrário, não conseguirá completar seu cadastro. Lembre-se: a partir de agora você será um estudante de graduação.

 

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

 

 

  • Atenção! Apenas fazer o autocadastro não ativa sua matrícula. Você precisa continuar no SIGAA e realizar o procedimento a seguir:

 

2. Faça a ativação de matrícula

Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.

  • Atenção! Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.
  • Atenção! A ativação de suplentes somente estará disponível no período informado no documento de convocação, nem antes e nem depois. VERIFIQUE AS DATAS PARA ATIVAÇÃO NO DOCUMENTO DA CONVOCAÇÃO.

 

 

Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.

 

 

A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada. Além disso, seu status no SIGAA passará de CADASTRADO para ATIVO.

Pelo próprio SIGAA, no menu “Ensino”, selecione “Documentos e Declarações” e emita sua declaração de vínculo com a UFC.

 

 

 

  • Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 16h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso).

 

3. Após a ativação de matrícula

Você será matriculado nas disciplinas pela Pró-Reitoria de Graduação. As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar os estudantes – inclusive por meio do chat no SIGAA – sobre dias, horários, formatos (se presencial, híbrido ou remoto) e acesso às disciplinas.

Pelo SIGAA, você poderá se comunicar com seus professores e com a coordenação do seu curso, além de emitir declarações, realizar atividades remotas de ensino, entre outros procedimentos acadêmicos que são geridos por este sistema.

Acompanhe a análise de sua documentação básica e, se for o caso, de cota socioeconômica pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado preliminar será divulgado na data especificada no documento de convocação. O prazo para regularização, caso necessário, será informado neste site do SISU na UFC.

O semestre letivo teve início no dia 27 de setembro, e os convocados já devem acompanhar as atividades do curso enquanto aguardam o resultado análise de documentos. O mesmo vale para candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência (PCD) que aguardam análise de documentação relativa à deficiência e agendamento da entrevista obrigatória e candidatos a vagas reservadas a pretos, pardos e indígenas que podem ser convocados a procedimento de heteroidentificação a qualquer momento.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.

Se você for aluno de outro curso na UFC, ao ativar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado quando o SIGAA for atualizado. Não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte.

Veja o tutorial para criação de e-mail institucional.

Acessar Ir para o topo