Passo a passo para ativação de matrícula de suplentes convocados

20 de maio de 2021

Primeiro, você precisa fazer seu autocadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

Ativação de matrícula

Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.

• Atenção! Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.
  • Atenção! A ativação de suplentes somente estará disponível no período informado no documento de convocação. Verifique as datas no documento.

Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.

A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada. Além disso, se você for ingressante no primeiro semestre, seu status no SIGAA passará de CADASTRADO para ATIVO.

• Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 16h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso).

Após a ativação de matrícula

Candidatos ingressantes no primeiro semestre, após a ativação de matrícula, serão matriculados nas disciplinas e poderão iniciar as atividades letivas. O processo não é imediato, e o estudante pode obter informações sobre dias, horários e acessos às disciplinas junto à coordenação de curso, pelo próprio SIGAA.

Candidatos ingressantes no segundo semestre, além da ativação de matrícula, deverão fazer a confirmação de matrícula, no período de 20 a 21 de setembro. Mais informações sobre este processo específico serão dadas oportunamente.

• Importante! Se você estiver ingressando no primeiro semestre e já for aluno de outro curso na UFC, ao ativar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado automaticamente na próxima atualização do SIGAA. Se ingressante no segundo semestre, o cancelamento só ocorrerá após a confirmação de matrícula, em setembro.
  • Importante! Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.

Marcadores: