Passo a passo para ativação de matrícula de suplentes convocados

Data de publicação: 20 de maio de 2021. Categoria: Notícias

Primeiro, você precisa fazer seu autocadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

Ativação de matrícula

Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.

• Atenção! Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.
  • Atenção! A ativação de suplentes somente estará disponível no período informado no documento de convocação. Verifique as datas no documento.

Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.

A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada. Além disso, se você for ingressante no primeiro semestre, seu status no SIGAA passará de CADASTRADO para ATIVO.

• Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 16h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso).

Após a ativação de matrícula

Candidatos ingressantes no primeiro semestre, após a ativação de matrícula, serão matriculados nas disciplinas e poderão iniciar as atividades letivas. O processo não é imediato, e o estudante pode obter informações sobre dias, horários e acessos às disciplinas junto à coordenação de curso, pelo próprio SIGAA.

Candidatos ingressantes no segundo semestre, além da ativação de matrícula, deverão fazer a confirmação de matrícula, no período de 20 a 21 de setembro. Mais informações sobre este processo específico serão dadas oportunamente.

• Importante! Se você estiver ingressando no primeiro semestre e já for aluno de outro curso na UFC, ao ativar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado automaticamente na próxima atualização do SIGAA. Se ingressante no segundo semestre, o cancelamento só ocorrerá após a confirmação de matrícula, em setembro.
  • Importante! Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.