Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Matrículas na UFC

 

A matrícula será presencial ou pela internet?

O requerimento de matrícula e envio de documentos será realizado exclusivamente pela internet. O Sistema de Matrícula Virtual será disponibilizado aos candidatos aprovados no período de matrícula.

 

Posso entregar meus documentos presencialmente?

Não. O envio de documentos será aceito somente pelo Sistema de Matrícula Virtual.

 

Posso enviar documentos pelos Correios?

Não. O envio de documentos será aceito somente pelo Sistema de Matrícula Virtual.

 

Sou menor de idade. Posso realizar minha matrícula sozinho?

Sim, o candidato menor de idade pode realizar sua matrícula por conta própria.

 

Quando é divulgado o resultado da solicitação de matrícula?

O resultado da solicitação de matrícula sempre é publicado de acordo com o cronograma de matrículas. É importante que o candidato continue acompanhando as atualizações neste site, no qual constam todas as informações.

 

Fiz minha matrícula e meu curso possui dois ingressos por ano. Onde posso saber se vou entrar no primeiro ou segundo semestre?

A informação é disponibilizada neste site do Sisu na UFC será e atualizada após cada chamada do Sisu.

 

Posso escolher meu semestre de ingresso?

Não. É vedada, pelo edital, a escolha voluntária pelo candidato do semestre letivo de ingresso. O critério único a ser utilizado para a definição do semestre de ingresso é a classificação final dos candidatos com solicitação de matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso e turno.

 

Posso ser remanejado de semestre após o resultado?

Estudantes selecionados para ingresso no segundo semestre letivo em cursos que possuem duas entradas anuais devem ficar atentos, pois, conforme estabelecido em edital, ainda poderão ser remanejados para o primeiro semestre, caso haja desistências formais ou cancelamentos de matrícula. O contrário não acontecerá. Veja se o seu curso possui uma ou duas entradas no quadro de Cursos e Vagas.

 

Como saberei se fui remanejado?

Ao final de cada etapa de solicitação de matrícula das chamadas do processo seletivo Sisu na UFC (Chamada Regular, Chamada de Lista de Espera e convocações de suplentes do primeiro semestre), será informado, neste site do Sisu na UFC, o Resultado de Matrícula atualizado, que consiste na listagem dos alunos com solicitação de matrícula efetuada, especificando o semestre de ingresso de cada candidato.

 

A partir de quando serei considerado aluno da instituição?

O candidato somente será considerado aluno da UFC após a realização das duas etapas de matrícula: Solicitação de Matrícula e Confirmação de Matrícula. Ou seja, somente poderá emitir documentos como a declaração de vínculo após a Confirmação de Matrícula.

 

Alunos aprovados para o segundo semestre terão que fazer a confirmação de matrícula ainda no primeiro semestre?

Não. A confirmação deve ocorrer no seu semestre de ingresso. Ou seja, se o candidato foi selecionado para o primeiro semestre, deverá confirmar no primeiro semestre, nas datas informadas pela Coordenação do Sisu na UFC. Se foi selecionado para o segundo semestre, fará a confirmação apenas no segundo semestre. Entretanto, lembramos que candidatos ingressantes no segundo semestre podem ser remanejados para o primeiro semestre e, portanto, devem acompanhar as atualizações deste site do Sisu na UFC.

 

Quando começam as aulas do meu semestre de ingresso?

De acordo com o Calendário Universitário 2022, o primeiro semestre letivo começará no dia 16 de março e o segundo semestre letivo no dia 12 de agosto.

 

As aulas serão presenciais?

Leia neste link as informações mais recentes sobre o assunto, disponíveis no portal da Universidade.

 

Como os aprovados fazem matrícula em disciplinas?

Os ingressantes pelo Sisu são matriculados pela Pró-Reitoria de Graduação nas disciplinas do primeiro semestre do curso. A partir do segundo semestre de curso, cada estudante será responsável pela sua própria matrícula no sistema informatizado da Universidade.

 

Aluno no primeiro semestre pode solicitar trancamento total de matrícula?

O trancamento total no semestre de ingresso somente será permitido pelos seguintes fatos geradores:

  • Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;
  • Obrigação de ordem militar.

No entanto, é importante lembrar que o trancamento não adia o início do curso e que, como aluno irregular, não terá mais prioridade na matrícula das disciplinas nos semestres seguintes. Mais informações disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação.

 

Aluno no primeiro semestre pode solicitar trancamento parcial de matrícula?

Não.

 

Se eu passar na UFC, mas já for aluno em outra instituição pública de ensino superior, poderei manter as duas matrículas?

Não. Você terá que optar por uma das duas vagas. A lei nº 12.089/2009 proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas, simultaneamente, em curso de graduação em instituições públicas de ensino superior. O cancelamento não é automático, cabendo ao candidato providenciá-lo na outra instituição. Como o candidato somente é considerado aluno da UFC após a Confirmação de Matrícula, pode aguardar por esta etapa. Mas lembramos que é importante estar atento à possibilidade de remanejamento, caso o curso tenha ingresso também no primeiro semestre.

 

Se eu passar na UFC, mas já for aluno em outra instituição pública de ensino superior com bolsa do Prouni, poderei manter as duas matrículas?

Caso opte pela vaga na universidade pública, precisará solicitar o desligamento do Prouni.

 

Se eu passar na UFC, mas já for aluno de outra graduação na UFC, o que deverei fazer?

Ao solicitar e confirmar sua matrícula no novo curso, o vínculo anterior com a UFC será cancelado, em um momento posterior, pela própria Universidade. Não é necessário nenhum processo adicional por parte do estudante.

 

Já abandonei um curso na UFC. Isso me impede de ingressar em um novo curso na UFC pelo Sisu?

Não impede. O candidato, se aprovado, deve proceder a matrícula normalmente.

 

Se eu já for ou tiver sido aluno da UFC, preciso enviar a documentação novamente?

Sim. O envio da documentação básica de matrícula e, se for o caso, da documentação comprobatória de cotas é obrigatória para todos os candidatos.

 

Posso solicitar aproveitamento de estudos realizados em outra universidade ou na própria UFC?

Sim. O aproveitamento de estudos deve ser solicitado à coordenação do curso em que o aluno está ingressando, durante o período estabelecido no Calendário Universitário, e passará por avaliação. A solicitação poderá ser feita somente após a Confirmação de Matrícula. Os documentos necessários, os critérios e os procedimentos estão informados na Portaria n° 103, de 20 de setembro de 2019, da PROGRAD.

 

Como solicito correção e/ou alteração de dados cadastrais?

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, após a Confirmação de Matrícula. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

 

Como obtenho informações sobre assistência estudantil?

Para informações sobre assistência estudantil (Residência Universitária, Restaurante Universitário, auxílios, etc), consulte a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE.

Acessar Ir para o topo