UFC divulga três convocações para heteroidentificação presencial

Data de publicação: 9 de julho de 2024. Categoria: Notícias do SISU 2024

Ilustração de jovem negro de pé olhando para cimaA Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou, no dia 2 de julho, três convocações para heteroidentificação presencial do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024. Candidatos e candidatas também foram comunicados por e-mail.

Os procedimentos ocorrerão nos dias 16 e 17 de julho, na Sala de Heteroidentificação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), localizada no Campus do Pici, Bloco 308, em Fortaleza (Ceará). Os horários estão informados nos documentos de convocação.

Destas convocações constam os nomes de pessoas selecionadas pela 1ª e 2ª Convocações de Suplentes, realizadas, respectivamente nos dias 4 e 13 de março, assim como da Chamada Extraordinária do dia 11 de março. Todas já haviam sido convocadas, mas não compareceram ao procedimento.

A reconvocação desses candidatos e candidatas tem como objetivo proporcionar uma nova oportunidade a quem não compareceu ao procedimento em razão da greve de servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade. Candidaturas indeferidas por não enquadramento à cota não terão direito a participar de outras convocações dentro do SISU 2024.

Critérios

Como definido pelo Edital nº 02/2024, o único critério para a heteroidentificação é o fenotípico. Não são considerados características fenotípicas de ascendentes, descendentes ou demais parentes da pessoa avaliada; fatores genotípicos da pessoa avaliada ou quaisquer registros, cadastros ou documentos (inclusive imagem e certidões usados em  outros procedimentos de heteroidentificação de concursos públicos ou processos seletivos).

Durante a heteroidentificação presencial será proibido o uso de maquiagem, roupas que cubram o braço (como camisa ou blusa de manga longa), máscara, chapéu, boné, turbante, gorro ou outro que cubra rosto ou cabeça. Para a realização do procedimento, será necessário que a pessoa avaliada retire os óculos (escuros ou de grau), caso os esteja usando.

Ilustração de mão segurando documento de identificaçãoO procedimento será filmado, e a pessoa avaliada terá que apresentar documento de identificação oficial com foto e assinar a lista de presença. Será indeferido e consequentemente perderá o direito à vaga a pessoa convocada que não comparecer ao procedimento presencial, não apresentar documento de identificação, não assinar a lista de presença e/ou se recusar a ser filmada.

Importante

Como informado no Edital nº 02/2024, o não encaminhamento à heteroidentificação presencial neste momento não impede que a pessoa, já com matrícula ativa, seja convocada em outra oportunidade, até a conclusão do seu curso, caso sejam apuradas denúncias por meio da Ouvidoria da UFC que contenham indícios suficientes sobre a irregularidade no uso das cotas.