Divulgadas relações de inscritos no Banco de Suplentes; entenda o funcionamento

14 de fevereiro de 2020

Atualizações em 19 de fevereiro de 2020 – De acordo com o Edital Nº 06/2020 PROGRAD/UFC, a Universidade Federal do Ceará poderá realizar até oito convocações de suplentes, se houver vagas a serem ocupadas no período. Estas vagas podem ser decorrentes de matrículas não confirmadas na coordenação do curso, de desistências formais ou de matrículas canceladas, tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo.

As relações com todos os candidatos inscritos em Banco de Suplentes de Cotas e de Ampla Concorrência foram publicadas nesta quarta-feira (19). Se houver vaga a ser ocupada, a primeira convocação de suplentes é prevista para sexta-feira (21). O cronograma completo de possíveis convocações pode ser verificado no edital e também ao final deste texto. As convocações, quando ocorrerem, serão sempre realizadas por este site, no horário previsto de 15h.

Se o candidato for convocado, deverá comparecer à coordenação do curso, no prazo de três dias úteis (contando a partir do primeiro dia útil seguinte à data da convocação), para ativar sua matrícula. Lá, terá que apresentar RG (ou outro documento oficial com foto) e assinar o termo de ciência em duas vias (uma ficará com o coordenação e a outra com o candidato).

A ativação de matrícula é obrigatória e presencial, podendo ser realizada pelo próprio candidato, mesmo que menor de idade, ou por procurador legalmente reconhecido. Neste caso, a procuração deve ser autenticada em cartório (ou administrativamente, mediante apresentação de documento oficial com foto original do candidato) e ficará retida na coordenação, junto com fotocópia do RG do procurador.

O não comparecimento dentro deste prazo implicará na perda do direito à vaga, que poderá ser ofertada a outro candidato suplente na convocação seguinte. O candidato estará eliminado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2020 na UFC.

Semestre de ingresso – O documento de convocação informará o semestre de ingresso de cada candidato. Ingressantes no primeiro semestre estão dispensados da Confirmação Presencial de Matrícula. Já os ingressantes no segundo semestre deverão obrigatoriamente fazer a Confirmação Presencial de Matrícula, na coordenação de curso, nos dias 22 ou 23 de julho.

Entretanto, é importante lembrar que, se o curso possuir também entrada no primeiro semestre, poderá haver remanejamento de candidatos do segundo semestre para o primeiro semestre após cada convocação subsequente, com atualização do resultado de matrícula neste site. Os candidatos remanejados serão informados também por e-mail.

Cotistas – Candidato cotista terá a documentação comprobatória analisada somente se convocado. Importante destacar que, se convocado e ingressante no primeiro semestre, deverá iniciar suas atividades letivas normalmente, pois estará liminarmente matriculado até o resultado definitivo da análise de cota. Se, após o período de regularização/recurso, sua documentação permanecer indeferida, o candidato perderá o direito à vaga, que poderá ser ocupada por outro suplente na convocação subsequente.

PCD – Candidato à cota específica para pessoa com deficiência (PCD) passará obrigatoriamente por entrevista com comissão multiprofissional para comprovar o direito à vaga.

Legislação Os suplentes serão convocados de acordo com a classificação em seu curso, grau, turno e modalidade de concorrência.

Por lei, os candidatos cotistas concorrem também na Ampla Concorrência, segundo prevê a Portaria Normativa Nº 18/2012, do governo federal. Deste modo, cotistas podem ser chamados tanto para vagas de Cota quanto para vagas de Ampla Concorrência (AC), desde que tenham nota suficiente para tal, já que a Lista de Espera AC os unifica pela classificação da nota no ENEM.

A mesma portaria e também a Portaria Nº 9/2017 definem que, em caso de não preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas são fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras cotas.

Os candidatos devem acompanhar as informações sobre o processo seletivo na Universidade Federal por este site, canal oficial do SISU na UFC. Dúvidas são respondidas exclusivamente pelo e-mail sisu@ufc.br.

CRONOGRAMA DE POSSÍVEIS CONVOCAÇÕES DE SUPLENTES
Dias 21 de fevereiro, 4, 11 e 18 de março de 2020 Datas das CONVOCAÇÕES DE SUPLENTES (caso haja vagas) para ocupação em primeiro e segundo semestres
Dias 31 de julho, 7, 14 e 21 de agosto de 2020 Datas das CONVOCAÇÕES DE SUPLENTES (caso haja vagas) para ocupação no segundo semestre

Marcadores: