Informações aos candidatos matriculados em Lista de Espera; veja semestre de ingresso

Data de publicação: 14 de fevereiro de 2020. Categoria: Notícias

Os candidatos classificados na Lista de Espera para a Universidade Federal do Ceará e que solicitaram matrícula entre os dias 11 e 13 de fevereiro já podem conferir o resultado de matrícula, divulgado na tarde desta sexta-feira (14).

O resultado informa também a divisão dos ingressantes entre os dois semestres letivos nos cursos em que há duas entradas por ano. O critério único é a classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu curso, grau, turno e modalidade de concorrência.

É importante destacar que candidatos do segundo semestre poderão ser remanejados para ocuparem vagas no primeiro semestre, decorrentes de não comparecimento, desistências e cancelamentos. O contrário não acontecerá.

Remanejamentos – Os remanejamentos podem ocorrer após a finalização do período de ativação de matrícula de cada convocação de suplentes realizada no primeiro semestre. Neste caso, será publicada uma relação com os candidatos remanejados, que também serão informados por e-mail. Não será necessário confirmar presencialmente a matrícula, bastando que o estudante apenas dê início às atividades letivas de imediato.

Para os cursos que possuem apenas um ingresso anual, seja no primeiro ou no segundo semestre, não haverá qualquer espécie de remanejamento. Os candidatos podem conferir no quadro de Cursos e Vagas se o curso possui ingresso anual ou semestral.

Confirmação Presencial A matrícula na UFC se dá em duas etapas, ambas obrigatórias. Após a Solicitação de Matrícula, realizada de 11 a 13 de fevereiro, os candidatos classificados em Lista de espera precisam fazer a Confirmação Presencial de Matrícula.

Os candidatos com ingresso no primeiro semestre deverão fazer a Confirmação Presencial de Matrícula, na coordenação de curso, de 17 a 18 de fevereiro. Já os ingressantes no segundo semestre realizarão esta etapa em 22 e 23 de julho.

Cotistas – Candidatos cotistas são liminarmente matriculados enquanto a documentação é analisada. Portanto, também deverão realizar a Confirmação Presencial de Matrícula nos dias 17 e 18 de fevereiro, se ingressantes no primeiro semestre.

O resultado parcial da análise de cotas será divulgado no dia 6 de março. Caso o candidato tenha sua documentação pendente, a pendência será informada, bem como a data para regularização. No dia 6 também será publicado o cronograma de entrevistas com candidatos a vagas reservadas a Pessoas com Deficiência (PCD).

Ainda em relação às cotas, a lei determina que vagas destinadas a cotas em que não haja candidato inscrito não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras cotas. A ordem do remanejamento é estabelecida pela Portaria Nº 18/2012, do governo federal (mais especificamente o Capítulo V).

Por este motivo há candidatos que aparecem no resultado de matrícula em cota diferente da qual se inscreveram. Nestes casos, a Coordenação do SISU na UFC reitera que a documentação será analisada de acordo com a cota em que o candidato está inscrito, não da vaga ocupada.

Os candidatos devem acompanhar as informações sobre o processo seletivo na Universidade Federal por este site, canal oficial do SISU na UFC. Dúvidas são respondidas exclusivamente pelo e-mail sisu@ufc.br.