Confirmação de matrícula de ingressantes no primeiro semestre prorrogada até 12 de maio

Data de publicação: 5 de maio de 2021. Categoria: Notícias

Última atualização em 17 de maio de 2021 – A matrícula na Universidade Federal do Ceará é realizada em duas etapas, ambas obrigatórias: solicitação de matrícula e confirmação de matrícula.

Então, se você solicitou sua matrícula na Chamada Regular ou na Lista de Espera e teve sua documentação básica deferida ou deferida parcialmente, ainda tem mais uma etapa a cumprir para assegurar sua vaga na UFC: a confirmação de matrícula.

Primeiro, você deve conferir, a partir do dia 6 de maio, no Resultado de Matrícula qual será o seu semestre de ingresso. Neste dia, são incluídos os nomes dos candidatos que solicitaram matrícula e tiveram sua documentação deferida na Chamada de Lista de Espera.

Além do semestre de ingresso, o resultado de matrícula informa também a modalidade de concorrência da vaga ocupada, que – conforme a lei – nem sempre é a mesma para a qual o candidato se inscreveu. Leia a explicação sobre isso.

Não houve nenhum candidato da Chamada Regular remanejado de 2021.2 para 2021.1 (mas é importante lembrar que isso ainda poderá acontecer no período de convocações de suplentes no primeiro semestre).

Se estiver alocado no primeiro semestre, deverá obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula de 8 a 12 de maio, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O prazo foi ampliado pela Coordenação do SISU na UFC nesta terça-feira, 11 de maio.

• Atenção! Você deve obrigatoriamente confirmar sua matrícula, mesmo que a documentação de cota ainda esteja aguardando análise. Leia também o informe para candidatos cotistas.

Se estiver no segundo semestre, deverá aguardar até o período de 20 a 21 de setembro para confirmar a matrícula, também pelo SIGAA.

Será seu primeiro contato com o sistema que o acompanhará ao longo da sua trajetória na UFC. Vamos falar mais sobre o SIGAA mais adiante…

Antes disso, você precisa fazer seu autocadastro, com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não necessariamente precisa ser o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

Agora à confirmação de fato! Após fazer login no SIGAA, ao acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Confirmação de Matrícula”.

• Atenção: para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou, não o seu CPF

Ao selecionar a opção “Confirmação de Matrícula”, aparecerá uma nova página, com a declaração em que você manifesta seu interesse em assumir a vaga. Você deve clicar no botão “Confirmar”.

Em seguida, seu status no Portal do Discente passará de cadastrado para ativo. O status ativo significa que sua confirmação foi efetuada com sucesso. A partir deste momento, você já poderá, pelo próprio SIGAA, emitir sua declaração de vínculo com a UFC.

• Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 16h do dia 11 de maio, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso).

Conhecendo melhor o SIGAA

Como falamos anteriormente, ao longo da sua vida universitária você terá bastante contato com o SIGAA. Isso porque diversos procedimentos acadêmicos da UFC são geridos por este sistema.

Neste primeiro semestre, você será automaticamente matriculado em todas as disciplinas do primeiro semestre do seu curso. A partir do próximo, no entanto, terá que fazer sua matrícula em disciplinas pelo SIGAA.

Pelo SIGAA, você também poderá emitir declarações, realizar atividades remotas de ensino, se comunicar com seus professores e com a coordenação do seu curso.

Sobre as aulas e outros recados importantes

O primeiro semestre letivo terá início no dia 10 de maio. O formato das disciplinas (se presencial, híbrido ou remoto) depende da avaliação da pandemia no Estado, das determinações das autoridades governamentais e das orientações da Universidade. As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar melhor os estudantes, inclusive por meio do chat no SIGAA.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.

Se você for aluno de outro curso na UFC, ao confirmar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado automaticamente.

Se você tem algum documento deferido parcialmente para regularizar, tem até o fim do semestre letivo para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção e Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação: dsm@prograd.ufc.br