Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Ingressantes 2022.2: Confirmação de Matrícula será em 4 e 5 de agosto; veja passo a passo

Data de publicação: 27 de julho de 2022. Categoria: Notícias

Última atualização em 4 de agosto de 2022 – A matrícula de aprovados na Universidade Federal do Ceará pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se dá em duas etapas, ambas obrigatórias: Solicitação de Matrícula e Confirmação de Matrícula.

Para os ingressantes no segundo semestre letivo, esta segunda etapa, a Confirmação de Matrícula obrigatória, deverá ser realizada nos dias 4 e 5 de agosto.

A Coordenação do Sisu na UFC elaborou um passo a passo para os candidatos. Leia até o final.

 

Foto: UFC Informa

 

Quem deve realizar a Confirmação de Matrícula?

Ingressantes no segundo semestre letivo (2022.2), com matrícula solicitada/ativada na Chamada Regular, Chamada de Lista de Espera, 1ª, 2ª ou 3ª Convocação de Suplentes.

Ou seja, todos os candidatos que constam como ingressantes no segundo semestre no Resultado de Matrícula devem obrigatoriamente fazer a Confirmação de Matrícula.

⇒ Importante! As Portarias Nº 18/2012 e Nº 21/2012, do governo federal, determinam que, em caso de não haver candidatos inscritos para o preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras modalidades de concorrência (outras classes de cotas e ampla concorrência). As portarias informam também a ordem desse remanejamento. Ou seja, nem sempre o candidato ocupa uma vaga na mesma modalidade de concorrência para a qual se inscreveu.

⇒ Atenção! O candidato que não confirmar matrícula perderá direito de ocupar a vaga, que poderá ser disponibilizada à Lista de Espera.

 

Onde?

A Confirmação de Matrícula será realizada exclusivamente pela Internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

 

Quando?

Nos dias 4 e 5 de agosto. O sistema estará aberto de 00h01min do dia 4 (quinta-feira) até 23h59min do dia 5 (sexta-feira).

 

Como?

Primeiro, é necessário que o candidato faça o autocadastro no SIGAA. Depois, com o usuário e senha criados, deverá acessar o sistema e efetuar a Confirmação de Matrícula. Ambos os procedimentos são explicados logo abaixo:

 

1. Autocadastro no SIGAA

O candidato precisa fazer seu autocadastro no SIGAA, com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021.

O nível a ser selecionado pelo candidato, no preenchimento do cadastro, é “Graduação”.

Se o candidato já tiver um cadastro no SIGAA, não deverá fazer outro. Basta fazer o login normalmente e seguir com o procedimento de Confirmação de Matrícula detalhado mais abaixo neste tutorial.

 

 

Além destes dados, o candidato precisará informar um e-mail de contato. Não é exigido que seja o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um ao qual o candidato tenha acesso e que utilize com frequência.

O candidato terá, então, que criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

O autocadastro já pode ser realizado, caso o candidato deseje. No entanto, a Confirmação de Matrícula somente poderá ser efetuada nos dias 4 e 5 de agosto.

⇒ Atenção! Somente o autocadastro no SIGAA não confirma a matrícula do candidato. É necessário realizar o procedimento completo descrito abaixo.

 

2. Confirmação de Matrícula

Após fazer login no SIGAA, com o usuário e senha criados no autocadastro, o candidato deverá acessar o Portal do Discente. No canto superior esquerdo, haverá um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Confirmação de Matrícula”. Esta opção estará disponível somente nos dias 4 e 5 de agosto.

 

 

Ao selecionar a opção “Confirmação de Matrícula”, aparecerá uma nova página, com a declaração em que o candidato manifesta o interesse em assumir a vaga. O candidato deverá clicar no botão “Confirmar”.

 

 

Em seguida, o status no Portal do Discente passará de cadastrado para ativo. O status ativo significa que a confirmação foi efetuada com sucesso.

 

 

⇒ Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, o candidato deverá entrar em contato, até 15h do dia 5 de agosto, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando nome completo, curso e CPF. Caso seja um candidato, aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informar os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso). A foto deste documento deve estar em formato .pdf, .png ou .jpg, como anexo no e-mail e sem necessidade de senhas (não usar o drive do gmail para compartilhamento). No assunto do e-mail, deve ser utilizado o seguinte título: ATUALIZAÇÃO DE E-MAIL

 

Conhecendo melhor o SIGAA

Ao longo da vida universitária o candidato terá bastante contato com o SIGAA. Isso porque diversos procedimentos acadêmicos da UFC são geridos por este sistema.

Neste primeiro semestre, o candidato será matriculado pela Pró-Reitoria de Graduação em todas as disciplinas do primeiro semestre do seu curso. A partir do próximo, no entanto, terá que fazer sua matrícula em disciplinas pelo SIGAA.

Pelo SIGAA, também é possível emitir declarações, realizar atividades remotas de ensino, quando houver, se comunicar com professores e com a coordenação do curso.

 

Sobre as aulas e outros recados importantes

O segundo semestre letivo terá início no dia 12 de agosto. O enturmamento em disciplinas não é imediato. Até que essas informações estejam disponíveis ao estudante no SIGAA, as coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar sobre horários e locais de disciplinas.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

O candidato que for aluno de outro curso na UFC, ao confirmar matrícula no novo curso, terá o vínculo anterior cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Não é necessário nenhum outro procedimento por parte do estudante.

O candidato que teve algum documento deferido parcialmente na análise de documentos realizada durante a primeira etapa de matrícula (Solicitação de Matrícula) terá até o fim do semestre letivo para regularizar a situação, enviando o documento definitivo para a Divisão de Seleção da Pró-Reitoria de Graduação pelo seguinte e-mail: disel@prograd.ufc.br

O candidato somente será formalmente aluno da UFC após cumprir as duas etapas de matrícula. Ou seja, somente após a Confirmação de Matrícula poderá emitir documentos como a declaração de vínculo.

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, somente após a Confirmação de Matrícula. Mais informações sobre o procedimento estão disponíveis no site da Pró-Reitoria.

Recomenda-se que o candidato mantenha-se atento ao seu e-mail e que acompanhe o Portal da UFC e o site da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, bem como suas respectivas redes sociais.

Para informações sobre assistência estudantil (Residência Universitária, Restaurante Universitário, auxílios, etc), o candidato deve consultar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE.

 

Foto: UFC Informa

Acessar Ir para o topo