Ingressantes 2024.1: Confirmação Presencial de Matrícula obrigatória será de 26 de fevereiro até 1º de março

Data de publicação: 22 de fevereiro de 2024. Categoria: Notícias do SISU 2024

Ilustração de jovem assinando ata de matrículaA Universidade Federal do Ceará (UFC) lembra estudantes que solicitaram matrícula na Chamada Regular e pela Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 com ingresso em 2024.1 de que ocorrerá, na próxima semana, a Confirmação Presencial de Matrícula. Esta etapa é obrigatória para assegurar a vaga na UFC.

Quem solicitou matrícula na Chamada Regular tem acesso ao semestre de ingresso desde o dia 15 de fevereiro e deverá realizar a Confirmação Presencial de Matrícula no período de 26 a 28 de fevereiro.

O resultado de matrícula, com a divisão por semestre de ingresso, será atualizado no dia 28 de fevereiro, com a inclusão no sistema de estudantes que solicitaram matrícula pela Lista de Espera. Quem estiver com ingresso definido para o primeiro semestre deverá realizar a Confirmação Presencial de Matrícula no período de 28 de fevereiro a 1º de março. Se necessário, professores e a coordenação de curso poderão orientar sobre recuperação de conteúdos.

Pessoas que ainda estejam aguardando a realização ou resultado de procedimento de heteroidentificação ou comprovação de deficiência devem fazer a Confirmação Presencial de Matrícula nas mesmas datas, assim como iniciar as atividades letivas.

» Acompanhe todas as informações sobre Chamada Regular

» Acompanhe todas as informações sobre Lista de Espera

Como é o procedimento

Ilustração de mão assinando ata de matrículaVocê poderá escolher qualquer dia do período específico para fazer a Confirmação Presencial de Matrícula, na coordenação de curso. O horário de atendimento é definido por cada coordenação e geralmente segue o funcionamento do próprio curso. Lá, você irá apresentar sua carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto e assinar a ata de Confirmação Presencial de Matrícula. Não é necessário estar acompanhado de pai, mãe ou responsável para esse procedimento, mesmo que você seja menor de idade.

Ícone de localização

Consulte:
Endereços e contatos das coordenações de curso

Se outra pessoa fizer a Confirmação Presencial de Matrícula por você, será necessário apresentar procuração autenticada em cartório (ou administrativamente, mediante apresentação de documento oficial com foto original do candidato). Esta procuração terá que ficar retida na coordenação, junto com fotocópia da carteira de identidade do procurador. Se for pai ou mãe, não precisará ter procuração, basta a cópia do documento de identidade.

Se você já for estudante da UFC, não é necessário criar outro cadastro no SIGAA. No mesmo cadastro, você terá o vínculo anterior cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Ou seja, por alguns dias os dois vínculos aparecerão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), mas não precisa se preocupar. Não será necessário nenhum procedimento adicional de sua parte.

Início das aulas

Ilustração de professor e estudantes em sala de aulaO semestre letivo 2024.1 terá início nesta segunda-feira (26). Ingressantes pela Chamada Regular já podem se cadastrar no SIGAA, acessar o Portal Discente e ir às aulas a partir desta data. Já ingressantes pela Lista de Espera precisam aguardar o resultado de matrícula, no dia 28 de fevereiro.

Você será matriculado pela própria Universidade nas disciplinas do primeiro semestre de curso. Até que essas informações estejam completamente disponíveis no Portal Discente do SIGAA, a coordenação de curso poderá orientar sobre dias, horários e locais das aulas.

Pessoas que ainda estejam aguardando a realização ou resultado de procedimento de heteroidentificação ou comprovação de deficiência devem iniciar as atividades letivas normalmente, assim como fazer a Confirmação Presencial de Matrícula.

Ícone com Ilustração de megafone

Atenção!
Quem não fizer a confirmação presencial de matrícula
, que é obrigatória, terá matrícula cancelada e perderá a vaga.

Após a Confirmação Presencial de Matrícula, você poderá emitir, pelo próprio SIGAA, documentos como atestado de matrícula e declaração de vínculo.

Para informações sobre assistência estudantil, transporte, e-mail institucional, entre outras, acesse o Guia Rápido UFC 2024.1.

Ingressantes 2024.2

Ingressantes em 2024.2 realizarão o mesmo procedimento de Confirmação Presencial de Matrícula somente nos dias 5,6 e 7 de agosto. As aulas terão início em 5 de agosto.

Quem for remanejado para o primeiro semestre estará dispensado desta etapa, bastando buscar a coordenação do curso para dar início às atividades letivas de imediato.

Banco de Suplentes

A Confirmação Presencial de Matrícula é etapa obrigatória de matrícula para candidatos classificados e com solicitação de matrícula efetuada. Portanto, se você apenas se inscreveu como suplente, não deve comparecer à coordenação de curso neste momento.

» Acompanhe todas as informações sobre Banco de Suplentes

Ícone com ponto de interrogação para Dúvidas FrequentesSe você tiver alguma dúvida, ela já pode ter resposta na nossa seção de Dúvidas Frequentes.
Se não estiver respondida, entre em contato conosco pelo e-mail sisu@ufc.br (informe nome completo, CPF e curso do candidato)