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Ingressantes em 2023.2 deverão fazer Confirmação de Matrícula obrigatória de 31 de julho a 2 de agosto

Data de publicação: 19 de maio de 2023. Categoria: Notícias do SISU 2023

 

Candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada para ingresso na Universidade Federal do Ceará em 2023.2 deverão fazer a Confirmação de Matrícula pela internet, no período de 31 de julho a 2 de agosto de 2023, para assegurar a vaga.

De acordo com o Edital nº 06/2023, o candidato que não fizer sua Confirmação de Matrícula perderá o direito de ocupar a vaga, que poderá ser disponibilizada ao Banco de Suplentes.

A Coordenação do SISU na UFC elaborou um passo a passo sobre a Confirmação de Matrícula para os candidatos.

Leia com atenção até o final.

 

Quem deve realizar a Confirmação de Matrícula?

Ingressantes no segundo semestre letivo (2023.2), com matrícula solicitada/ativada na Chamada Regular, Chamada de Lista de Espera ou na 1ª Convocação de Suplentes. Ou seja, os candidatos que constam como selecionados para o segundo semestre no Resultado de Matrícula.

⇒ Importante!
Se a modalidade de concorrência da vaga ocupada no Resultado de Matrícula não corresponder à modalidade em que você se inscreveu, não se preocupe. As Portarias Nº 18/2012 e Nº 21/2012, do governo federal, determinam que, em caso de não haver candidatos inscritos para o preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras modalidades de concorrência (outras classes de cotas e ampla concorrência). As portarias informam também a ordem desse remanejamento. Ou seja, nem sempre o candidato ocupa uma vaga na mesma modalidade de concorrência para a qual se inscreveu.

 

Onde?

A Confirmação de Matrícula será realizada exclusivamente pela Internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

 

Quando?

Nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto.

O sistema estará aberto de 00h01min do dia 31 de julho até 23h59min do dia 2 de agosto.

 

Por quê?

É uma etapa obrigatória de matrícula para os ingressantes no segundo semestre letivo, em que eles confirmam que irão de fato ocupar a vaga.

 

Como?

Primeiro, é necessário que o candidato faça o autocadastro no SIGAA. Depois, com o usuário e senha criados, deverá acessar o sistema e efetuar a Confirmação de Matrícula. Ambos os procedimentos são explicados logo abaixo:

 

1. Autocadastro no SIGAA

Primeiro você precisará fazer seu autocadastro no SIGAA, com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022.

O nível a ser selecionado, no preenchimento do cadastro, é “Graduação”.

Se você já tiver cadastro no SIGAA, não deverá fazer outro. Basta fazer o login normalmente e seguir com o procedimento de Confirmação de Matrícula detalhado mais abaixo, no item 2 deste tutorial.

Se necessário, recuperação de login ou de senha pode ser solicitada pelo próprio sistema.

 

 

Além destes dados, precisará informar um e-mail de contato. Não é necessário que seja o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um ao qual tenha acesso e que utilize com frequência.

Você terá, então, que criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

O autocadastro já pode ser realizado, caso você deseje. No entanto, a Confirmação de Matrícula somente poderá ser efetuada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto.

⇒ Atenção!
Somente o autocadastro no SIGAA não confirma a matrícula do candidato. É necessário realizar o procedimento completo descrito abaixo.

 

2. Confirmação de Matrícula

Após fazer login no SIGAA, com o usuário e senha criados no autocadastro, você deverá acessar o Portal do Discente.

No canto superior esquerdo, haverá um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Confirmação de Matrícula”. Esta opção estará disponível somente entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2023.

 

 

Ao selecionar a opção “Confirmação de Matrícula”, aparecerá uma nova página, com a declaração em que o candidato manifesta o interesse em assumir a vaga. Você deverá clicar no botão “Confirmar”.

 

 

Em seguida, o status no Portal do Discente passará de cadastrado para ativo. O status ativo significa que a confirmação foi efetuada com sucesso.

 

 

Se o candidato já era aluno de outro curso na UFC, o vínculo anterior será cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Ou seja, por alguns dias os dois vínculos aparecerão no SIGAA. Não será necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

⇒ Atenção!
Se tiver qualquer problema com seu cadastro, o candidato deverá entrar em contato, até 15h do dia 2 de agosto, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando nome completo, curso e CPF. Caso seja um candidato, aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informar os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso). A foto deste documento deve estar em formato .pdf, .png ou .jpg, como anexo no e-mail e sem necessidade de senhas (não usar o drive do gmail para compartilhamento). No assunto do e-mail, deve ser utilizado o seguinte título: ATUALIZAÇÃO DE E-MAIL 

 

Sobre as aulas e outros recados importantes

De acordo com o Calendário Universitário 2023, o início do semestre letivo 2023.2 será no dia 9 de agosto.

O enturmamento em disciplinas não é imediato após a Confirmação de Matrícula. Antes do início do semestre letivo, as informações sobre as turmas devem estar disponíveis ao estudante no SIGAA. Se não estiverem, as coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar sobre horários e locais de disciplinas.

Ingressantes são automaticamente matriculados pela própria Universidade nas disciplinas do primeiro semestre do curso. A partir do segundo semestre do curso, serão responsáveis por suas próprias matrículas, cujas datas são informadas anualmente no Calendário Universitário.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação, após a Confirmação de Matrícula e até o semestre seguinte ao do ingresso, em um dos períodos definidos no Calendário Universitário. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

O candidato somente será formalmente aluno da UFC após a Confirmação de Matrícula, quando estiver com o status ativo no SIGAA e poderá emitir documentos como declaração de vínculo.

Se tiver algum documento básico de matrícula deferido parcialmente, deverá providenciar sua regularização até o final do semestre letivo de ingresso.

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, somente após a Confirmação de Matrícula. Mais informações sobre o procedimento estão disponíveis no site da Pró-Reitoria.

solicitação de e-mail institucional à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC poderá ser feita, após a Confirmação de Matrícula, por meio deste link.

Dúvidas sobre Residência Estudantil, Restaurante Universitário e assistência estudantil de maneira geral devem ser esclarecidas junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), por meio dos contatos informados no site deste setor.

 

Dúvidas específicas sobre o ingresso via SISU que não estejam informadas neste site podem ser enviadas, junto com a identificação do candidato (nome completo, CPF e curso), para o e-mail sisu@ufc.br.

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