Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Inscrição como Suplente

 

Ilustração de grupo de jovens utilizando computador

Os candidatos não classificados em Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 que desejam se inscrever como suplente para uma vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC) devem seguir o seguinte passo a passo para inscrição:

 

Antes de tudo, é preciso ter manifestado interesse em Lista de Espera por um curso da UFC no período especificado em edital pelo Ministério da Educação e não ter obtido classificação. Só é possível se inscrever como suplente para este mesmo curso.

 

Primeiro acesso ao Portal do Candidato – SISU

Recomendamos que utilize computador pessoal (desktop ou notebook) e dê preferência ao navegador Mozilla Firefox.

Você terá que solicitar uma chave de acesso ao Portal do Candidato – SISU. Essa chave será enviada para o mesmo e-mail que você tem cadastrado no ENEM e no SISU.

Com o seu CPF (somente os números, sem pontos e sem hífen) e essa chave de acesso, você poderá acessar o Portal do Candidato – SISU e fazer sua inscrição como suplente.

 

Ícone com Ilustração de megafoneAtenção!
Você deverá enviar os documentos referentes a todas as modalidades de concorrência em que se enquadrar, independentemente da sua inscrição no SISU.

 


Soluções para possíveis problemas com a chave de acesso

Não recebi a chave de acesso
Confira a caixa de spam e a lixeira do seu e-mail.

Apaguei o e-mail com a chave de acesso / Não acho mais a chave de acesso
Você pode solicitar o envio de uma nova chave de acesso pelo próprio Portal do Candidato – SISU

Não tenho mais acesso ao e-mail que cadastrei no ENEM e SISU / Cadastrei o e-mail errado no ENEM e SISU
Envie, até 14h do último dia de inscrição, um e-mail para sisu@ufc.br informando seu nome completo, CPF e curso e o novo e-mail que deseja cadastrar. Anexe, em formato PDF, PNG ou JPG e sem necessidade de senhas, frente e verso de um documento de identificação oficial com foto, para comprovar sua identidade. Não use o drive do gmail ou qualquer outra ferramenta de compartilhamento. No assunto do e-mail, use o seguinte título: CADASTRO DE E-MAIL


 

Envio de documentos

Após acessar o Portal do Candidato – SISU, você irá enviar cada documento em seu campo específico. Comprovantes de quitação eleitoral e de quitação militar o próprio sistema só exigirá quando necessários. Alguns documentos serão gerados pelo próprio sistema, como o Requerimento de Inscrição, para todos os candidatos, e algumas declarações para cotistas.

 

 

Caso seja candidato autodeclarado negro preto ou negro pardo, deverá enviar também o vídeo de autodeclaração.

 

 

Para efetivar a inscrição como suplente, você deverá conferir tudo, dar aceite digital em todos os termos de matrícula gerados pelo sistema e clicar no botão “enviar documentação”. Emita o comprovante e salve.

 

Ícone com Ilustração de megafoneAtenção!
Apenas colocar os documentos no sistema não efetivará sua inscrição como suplente. Você precisa obrigatoriamente finalizá-la clicando no botão “enviar documentação”.

 

 

Análise dos documentos

Documentos de suplentes, inclusive o vídeo de autodeclaração, serão analisados somente em caso de convocação. As datas de análise, regularização e reanálise serão divulgadas junto a cada convocação.

 

Semestre de ingresso

Nas convocações já será informado o semestre de ingresso de cada suplente convocado.

 

Banner: Dúvidas Frequentes

 

 

 

⇒ Importante!
As informações deste site não desobrigam a leitura de editais e legislação pertinente.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo