Último dia de inscrições para o Sisu 2016

Data de publicação: 2 de janeiro de 2016. Categoria: Notícias

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 serão realizadas entre os dias 11 e 14 de janeiro. Veja como proceder.

O Edital nº 36/2015, com o cronograma da seleção, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (30).

As inscrições estarão abertas até às 23h59min do dia 14 de janeiro, no horário de Brasília. Ou seja, estudantes nos estados das regiões Norte e Nordeste, onde não há horário de verão, deverão ficar atentos a esse detalhe, para não correrem risco de ficar fora do Sisu 2016.

O resultado da Chamada Regular será liberado no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados deverão se matricular nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Após a Chamada Regular, o estudante poderá manifestar interesse em compor a Lista de Espera, unicamente para sua primeira opção de curso, entre os dias 18 e 29 de janeiro.

Para se candidatar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 e não ter zerado a redação. As notas individuais do exame serão divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 8 de janeiro.

Sisu – O Sisu é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM. A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela Internet.

Para se candidatar às vagas disponíveis no Sisu, é necessário acessar o site do MEC, informar o número de inscrição no ENEM, escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos e, se for o caso, a modalidade de cota. São selecionados os mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas para cada curso, turno, grau, sede e modalidade de concorrência.

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes quiser. No entanto, é considerada somente a última inscrição concluída.