Lista de Espera: nota explicativa sobre aplicação da nova Lei de Cotas

Data de publicação: 8 de março de 2024. Categoria: Notícias do SISU 2024

A Universidade Federal do Ceará (UFC) esclarece que a classificação de pessoas inscritas na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 segue estritamente as regras da nova Lei de Cotas nº 14.723/2023, do governo federal, e de demais normativos do Ministério da Educação (MEC).

O Artigo 20 da Portaria Normativa nº 21/2012, do MEC, determina que, além da modalidade de inscrição, cotistas disputem também na ampla concorrência e em outras cotas, de acordo com suas respostas ao questionário socioeconômico do SISU 2024.

Avatar Lista de Espera

Para exemplificar, considere-se uma pessoa que optou pela modalidade LB_EP (candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas) em sua inscrição no SISU 2024. Se esta pessoa informou em seu questionário socioeconômico a opção por concorrer na Lei de Cotas e declarou sua cor como parda, concorrerá, segundo os normativos do MEC, nas seguintes modalidades em ordem:

1. AC – Ampla Concorrência;

2. LI_EP – Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

4. LI_PPI – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

4. LB_EP – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

5. LB_PPI – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Por este motivo, o nome de uma mesma pessoa pode aparecer mais de uma vez na Lista de Espera. A modalidade a ser considerada em uma eventual convocação dependerá da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, como definido pelo Artigo 20 da mesma Portaria

Além disso, foram necessárias atualizações à Lista de Espera, após ajustes realizados pelo MEC, que resultaram na reclassificação de candidatos. A UFC destaca que essas mudanças dizem respeito apenas à adição e/ou reclassificação de pessoas que manifestaram interesse na Lista, e aquelas já convocadas permanecem como estão e seguem as demais etapas regulares do processo seletivo.

No momento em que a UFC foi comunicada pelo MEC sobre a necessidade de atualização da Lista de Espera, 1.237 alunos haviam solicitado matrícula, o que corresponde a cerca de 55% das 2.265 vagas disponíveis para chamada, razão pela qual a suspensão desta etapa mostrou-se completamente inviável. Ademais, fez-se necessário empreender esforços adicionais para avaliar os novos dados recebidos, adaptar o sistema do Portal do Candidato – SISU para resguardar as convocações já realizadas e atualizar a classificação de modo que todos os candidatos tivessem seus direitos assegurados.

Todas as pessoas que foram adicionadas à lista de aprovações, conforme atualizações do MEC, e que haviam enviado a documentação durante o período de inscrições foram incluídas na 1ª Convocação de Suplentes, realizada no dia 4 de março. Aquelas que não enviaram a documentação serão chamadas a enviá-la, conforme determinação do MEC, a partir desta segunda-feira (11), em Chamada Extraordinária. Foi publicado hoje, sexta-feira (8), segundo aditivo ao Edital nº 03/2024, com o cronograma atualizado referente à 2ª Convocação de Suplentes, que continua prevista, porém em outra data.

A UFC está comprometida, junto com o MEC, em detectar e corrigir eventuais inconsistências no processo seletivo a fim de manter a lisura e integridade do processo seletivo SISU.

Ícone com ponto de interrogação para Dúvidas FrequentesSe você tiver alguma dúvida, ela já pode ter resposta na nossa seção de Dúvidas Frequentes.
Se não estiver respondida, entre em contato conosco pelo e-mail sisu@ufc.br (informe nome completo, CPF e curso do candidato)