Orientações aos candidatos aprovados na Chamada Regular do SISU 2020

Data de publicação: 29 de janeiro de 2020. Categoria: Notícias
1) Se você foi selecionado para a UFC em qualquer uma de suas opções de curso nesta Chamada Regular do SISU 2020, deve conferir, no Calendário de Solicitação de Matrícula, local, endereço completo, data e hora de matrícula do seu curso.

2) Para solicitar sua matrícula, deverá entregar a documentação básica completa, exigida de todos os aprovados. Caso seja cotista, atente também à documentação comprobatória específica para cotas.

3) Todos os documentos devem ser colocados dentro de um envelope de dimensões 260mm x 360mm (ou semelhante) que será entregue aberto.

4) A documentação básica de matrícula será conferida na hora. O candidato deverá deixar no envelope só as fotocópias simples e apenas mostrar os originais ao atendente para conferência na hora. Se a fotocópia for autenticada, não precisa apresentar o documento original.

5) Candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão entregar esta documentação específica em um envelope separado do restante da documentação: Termo de Autodeclaração de Pessoa com Deficiência preenchido e assinado e laudo médico original emitido nos últimos 12 (doze) meses.

6) Podem ser incluídos outros documentos, a critério do candidato, que facilitem a comprovação de sua deficiência

7) O(s) envelope(s) deve(m) ser identificado(s) com uma etiqueta impressa a partir do Gerador de Documentos colada ou adesivada. Serão gerados etiqueta(s) de identificação para o(s) envelope(s) e o Termo de Ciência em duas vias, que deverão ser assinadas pelo candidato.

8) Uma cópia do Termo de Ciência deve ser entregue à UFC e a outra permanecerá com o candidato, que deverá guardá-la com cuidado, pois traz informações importantes para o futuro aluno da UFC. Em caso de perda ou dano, não será emitida segunda via de Termo de Ciência.

9) Nenhuma documentação comprobatória de cota será conferida na hora pelos atendentes da matrícula, mas sim posteriormente por uma comissão.

10) O resultado da análise de cota será divulgado em 17 de fevereiro neste site, junto com o prazo para regularização de documentos pendentes. Importante: Mesmo que o resultado aponte o candidato como pendente, ele deverá fazer a Confirmação Presencial de Matrícula, na coordenação de curso, e iniciar as atividades letivas, caso seja ingressante em 2020.1. De acordo com o Edital Nº 02/2020 PROGRAD/UFC, os candidatos são considerados liminarmente como alunos até o resultado final da análise de cotas, informado após o prazo para recurso/defesa.

11) Os candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão obrigatoriamente ser entrevistados por comissão multiprofissional seguindo o cronograma que será divulgado em 17 de fevereiro neste site.  É considerada pessoa com deficiência a que se enquadra no Artigo 4º do Decreto 3.298/1999, do governo federal.

12) A oferta de vagas para todos os cursos da UFC em 2020 é disponibilizada no quadro de Cursos e Vagas. O candidato pode verificar se o curso possui ingresso no primeiro semestre, no segundo semestre ou em ambos os semestres.

13) Caso o curso possua ingresso em ambos os semestres, o candidato deverá verificar neste site o seu semestre de ingresso, que será divulgado no dia 7 de fevereiro. Atenção! Em cursos com ingresso nos dois semestres, pode haver remanejamento de candidatos do segundo semestre para ocuparem vagas no primeiro semestre, decorrentes de não comparecimento, desistências e cancelamentos. O contrário não irá ocorrer.

14) Para efetivar sua matrícula na UFC, o aprovado terá que cumprir ainda uma segunda etapa: a Confirmação Presencial de Matrícula, cujas datas são definidas de acordo com o semestre de ingresso e estão informadas no Calendário de Confirmação Presencial de Matrícula.

15) Todas as etapas de matrícula são obrigatórias e presenciais, podendo ser realizadas pelo próprio candidato, mesmo que menor de idade, ou procurador legalmente reconhecido. O candidato que deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula perderá o direito à vaga.

16) Em caso de matrícula por procuração, o procurador deverá apresentar, além da documentação do candidato, o original da procuração (com firma reconhecida) e fotocópia autenticada de documento de identificação oficial com foto do procurador. No caso de candidatos menores de idade, pai, mãe ou responsável legal podem fazer a matrícula sem procuração.

17) Não devem ser colocados, em nenhum hipótese, nos envelopes documentos originais como RG, CPF, CNH, passaporte, CTPS, titulo de eleitor, certidão de conclusão do ensino médio, cartão do bolsa-família, cartões bancários, etc. Somente fotocópias devem ser colocadas no envelope.

18) Ingressantes pelo SISU são automaticamente matriculados  em todas as disciplinas do primeiro semestre de curso.

19) O primeiro semestre letivo tem início em 17 de fevereiro de 2020, e o segundo em 3 de agosto de 2020.

20) O candidato deve acompanhar o site www.sisu.ufc.brcanal oficial de informação sobre o SISU na UFC. São recomendados também o portal da UFC, o site da Pró-Reitoria de Graduação e suas respectivas redes sociais.

21) No site do SISU na UFC há uma seção de Perguntas Frequentes, constantemente atualizado com respostas às dúvidas mais comuns dos candidatos. Caso não encontre a informação desejada, entre em contato pelo e-mail sisu@ufc.br