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Orientações aos candidatos classificados em Lista do Espera do SISU 2023

Data da publicação: 13 de março de 2023 Categoria: Notícias do SISU 2023 Tags: , ,

Última atualização em 31 de março de 2023 – Se o seu nome está assinalado como CLASSIFICADO na Lista de Espera, parabéns! Isso significa que você está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular do SISU 2023.

Leia com atenção todas as orientações abaixo:

Deverá solicitar matrícula e enviar documentos, exclusivamente pelo Portal do Candidato – SISU, das 8h de 14 de março até meio-dia de 16 de março de 2023.

Você receberá, no mesmo e-mail cadastrado no ENEM e no SISU, uma mensagem com sua chave de acesso ao Portal do Candidato – SISU. Não deixe de conferir sua caixa de spam!

Caso você tenha apagado sem querer o e-mail com sua chave de acesso (ou não o esteja localizando), poderá solicitar o envio de uma nova chave de acesso pelo próprio Portal do Candidato – SISU.

Atenção! Se cadastrou o e-mail errado ou não tem mais acesso a ele, precisará comprovar sua identidade para atualizar seu e-mail: mande um e-mail para sisu@ufc.braté 11h de 16 de março, com seu nome completo, curso, número do CPF e foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), junto com o endereço do novo e-mail que deseja registrar. A foto deste documento deve vir em formato .pdf, .png ou .jpg, como anexo no e-mail e sem necessidade de senhas (não use o drive do gmail para compartilhamento). No assunto do e-mail, use o seguinte título: E-MAIL PARA CHAVE/LISTA DE ESPERA. 

O Portal do Candidato – SISU somente estará disponível para solicitação de matrícula e envio de documentos das 8h de 14 de março até meio-dia de 16 de março de 2023. Após esse horário, mesmo se você estiver logado no sistema, não conseguirá mais enviar documentos.

Para acessar o Portal do Candidato – SISU, você terá que informar o seu CPF (sem pontos e sem hífen) e a chave de acesso informada por e-mail. Recomenda-se a utilização de computador pessoal (desktop ou notebook) e navegador Mozilla Firefox.

Uma vez logado no Portal do Candidato – SISU, você irá enviar cada documento para matrícula em seu campo específico. Comprovantes de quitação eleitoral e de quitação militar o próprio sistema só exigirá quando necessários.

 

Verifique os documentos exigidos: a documentação para matrícula, obrigatória para todos os candidatos, e a documentação para cotas, se for o seu caso. Todos devem ser enviados neste período.

Documentação para Matrícula
Documentação para Cotas

Importante: Candidatos cotistas que obtiveram nota suficiente para serem classificados pela Ampla Concorrência, de acordo com a Portaria Normativa nº 21/2012, do governo federal, não deverão enviar documentos comprobatórios de cota, somente os documentos básicos de matrícula. Na própria Lista consta a informação se o candidato foi convocado pela Ampla Concorrência (AC).

O Termo de Ciência, obrigatório a todos, e, se for caso, outras declarações como a autodeclaração para candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos serão gerados no próprio Portal do Candidato – SISU.

Lembramos que, com exceção do vídeo de autodeclaração para candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos, só serão aceitos documentos em formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. Não é necessário autenticar nenhum documento em cartório nem providenciar certificação digital.

A solicitação de matrícula somente será concluída após o candidato clicar no botão “enviar documentação” e receber a mensagem de confirmação na tela. Recomenda-se a emissão do comprovante.

 

Após a solicitação de matrícula

Após enviados os seus documentos de matrícula, somente os documentos básicos de matrícula serão avaliados por nossos operadores neste momento. Você terá acesso para acompanhar a análise pelo Portal do Candidato – SISU, mas não poderá mais fazer alterações ou inclusões no sistema por enquanto.

→ Veja no Cronograma do SISU 2023 os calendários de análises referentes à Lista de Espera:

  • Documentação Básica:
    • Análise: 14 a 16 de de março de 2023
    • Eventual regularização de documentos indeferidos: 20 de março (das 8h às 23h59min) de 2023
    • Resultado da reanálise: 22 de março de 2023
  • Documentação de Cotas (exceto documentação de comprovação da deficiência declarada):
    • Análise: 24 a 30 de de março de 2023
    • Eventual regularização de documentos indeferidos: Das 8h de 31 de março até as 17h de 1º de abril de 2023
    • Resultado da reanálise: 5 de abril de 2023
  • Análise dos vídeos dos autodeclarados negros pretos e negros pardos (apenas para candidatos às cotas L2, L6, L10 e L1)

 

Entenda os possíveis status de análise:

→ Se visualizou um documento como deferido, significa que está tudo certo com aquele documento.
→ Se algum documento seu foi indeferido, significa que ele não foi aceito e no próprio sistema você pode visualizar o motivo. Você terá uma data para fazer a substituição pelo documento correto no Portal do Candidato – SISU: 20 de março para documentação básica e 31 de março para documentação de cota (exceto documentação de comprovação da deficiência e vídeo)
→ Se algum documento seu foi deferido parcialmente, significa que ele foi aceito, mas apenas provisoriamente, e no próprio sistema você terá mais informações para regularizar a situação e o prazo para entregar o documento definitivo.
→ Se você viu que o status não se aplica, significa que o documento foi enviado desnecessariamente e não foi analisado. Um documento avaliado desta forma não interfere no resultado da análise.

Importante: Como todos estes documentos são revisados por um segundo operador, poderá haver mudanças no status durante o período da análise.

 

 

Semestre de ingresso, confirmação de matrícula e início das aulas

Verifique neste link se o seu curso possui ingresso apenas no primeiro semestre, apenas no segundo semestre ou nos dois semestres.

A atualização do Resultado de Matrícula, com a inclusão dos candidatos matriculados pela Lista de Espera e a divisão por semestres, é prevista para ser feita até o dia 22 de março. A partir deste dia terão acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para fazer seu autocadastro (não será necessário se você já tiver um cadastro no SIGAA).

Candidatos ingressantes no primeiro semestre estarão dispensados da confirmação de matrícula e poderão iniciar as atividades letivas no dia seguinte após o Resultado de Matrícula – inclusive se for cotista e estiver aguardando análise de documentos, vídeo ou algum procedimento presencial. Se você for aluno de outro curso na UFC, o vínculo anterior será cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Não é necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Já os ingressantes no segundo semestre terão o período entre 31 de julho e 2 de agosto para a confirmação de matrícula, que será realizada pela Internet e cujo procedimento será informado neste site em julho. Se você for aluno de outro curso na UFC, o vínculo anterior será cancelado após a confirmação de matrícula. Não será necessário nenhum outro procedimento de sua parte. As aulas do segundo semestre terão início no dia 9 de agosto, conforme Calendário Universitário. Entretanto, é importante lembrar que, se o curso tiver ingresso também no primeiro semestre, ainda poderá ser realocado após a solicitação de matrícula da 1ª Convocação de Suplentes. Os remanejamentos serão informados neste site.

 

Outras informações importantes

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Dúvidas sobre Residência Estudantil, Restaurante Universitário e assistência estudantil de maneira geral devem ser esclarecidas junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), por meio dos contatos informados no site deste setor.

→ Para acessar endereço e contatos das coordenações de curso, clique aqui

Para acessar o Guia Rápido UFC 2023, clique aqui

 

Dúvidas específicas sobre o ingresso via SISU que não estejam informadas neste texto podem ser enviadas, junto com a identificação do candidato (nome completo, CPF e curso), para o e-mail sisu@ufc.br.

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