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Orientações aos candidatos matriculados pela Lista de Espera do SISU 2023

Data da publicação: 17 de março de 2023 Categoria: Notícias do SISU 2023 Tags: , , , ,

Última atualização em 31 de março de 2023 – Se você é um candidato assinalado como CLASSIFICADO na Lista de Espera e finalizou sua solicitação de matrícula do SISU 2023 entre os dias 14 e 16 de março de 2023, leia com atenção todas as orientações abaixo:

Após enviados os seus documentos de matrícula, somente os documentos básicos de matrícula estão sendo avaliados por nossos operadores neste momento. As documentações específicas de cotas serão avaliadas posteriormente.

Você tem acesso para acompanhar a análise pelo Portal do Candidato – SISU, mas não pode fazer alterações ou inclusões no sistema por enquanto. Qualquer correção ou complementação de documento indeferido deverá ser feita no próprio Portal do Candidato – SISU nas datas destinadas para regularização.

→ Veja no Cronograma do SISU 2023 os calendários de análises referentes à Lista de Espera:

  • Documentação Básica:
    • Análise: 14 a 16 de de março de 2023
    • Eventual regularização de documentos indeferidos: 20 de março (das 8h às 23h59min) de 2023
    • Resultado da reanálise: 22 de março de 2023
  • Documentação de Cotas (exceto documentação de comprovação da deficiência declarada):
    • Análise: 24 a 30 de de março de 2023
    • Eventual regularização de documentos indeferidos: Das 8h de 31 de março até as 17h de 1º de abril de 2023
    • Resultado da reanálise: 5 de abril de 2023
  • Análise dos vídeos dos autodeclarados negros pretos e negros pardos (apenas para candidatos às cotas L2, L6, L10 e L1)

 

Entenda os possíveis status de análise:

→ Se visualizou um documento como deferido, significa que está tudo certo com aquele documento.
→ Se algum documento seu foi indeferido, significa que ele não foi aceito e no próprio sistema você pode visualizar o motivo. Você terá uma data para fazer a substituição pelo documento correto no Portal do Candidato – SISU: 20 de março para documentação básica e 31 de março para documentação de cota (exceto documentação de comprovação da deficiência e vídeo)
→ Se algum documento seu foi deferido parcialmente, significa que ele foi aceito, mas apenas provisoriamente, e no próprio sistema você terá mais informações para regularizar a situação e o prazo para entregar o documento definitivo.
→ Se você viu que o status não se aplica, significa que o documento foi enviado desnecessariamente e não foi analisado. Um documento avaliado desta forma não interfere no resultado da análise.
→ Se o vídeo foi validado, significa que o candidato passou na triagem e não foi convocado neste momento para procedimento presencial de heteroidentificação.

Atenção: Como todos estes documentos e o vídeo são revisados por um segundo operador, poderá haver mudanças no status durante o período da análise.

 

 

Semestre de ingresso, confirmação de matrícula e início das aulas

Verifique neste link se o seu curso possui ingresso apenas no primeiro semestre, apenas no segundo semestre ou nos dois semestres.

A atualização do Resultado de Matrícula, com a inclusão dos candidatos matriculados pela Lista de Espera e a divisão por semestres, é prevista para ser feita até o dia 22 de março. Após a atualização do Resultado de Matrícula, os estudantes terão acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para fazer seu autocadastro (não será necessário para quem já tiver um cadastro no SIGAA).

Candidatos ingressantes no primeiro semestre estarão dispensados da confirmação de matrícula e poderão iniciar as atividades letivas no dia seguinte após a divulgação do Resultado de Matrícula – inclusive se for cotista e estiver aguardando análise de documentos, vídeo ou algum procedimento presencial. No SIGAA, após a atualização, poderão ver suas disciplinas com os respectivos horários. A matrícula nas disciplinas do primeiro semestre do curso será feita pela Pró-Reitoria de Graduação. Se você for aluno de outro curso na UFC, o vínculo anterior será cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Não é necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Já os ingressantes no segundo semestre terão o período entre 31 de julho e 2 de agosto para a confirmação de matrícula, que será realizada pela Internet e cujo procedimento será informado neste site em julho. Se você for aluno de outro curso na UFC, o vínculo anterior será cancelado após a confirmação de matrícula. Não será necessário nenhum outro procedimento de sua parte. As aulas do segundo semestre terão início no dia 9 de agosto, conforme Calendário Universitário. Entretanto, é importante lembrar que, se o curso tiver ingresso também no primeiro semestre, ainda poderá ser realocado após a solicitação de matrícula da 1ª Convocação de Suplentes. Os remanejamentos serão informados neste site.

 

Outras informações importantes

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Dúvidas sobre Residência Estudantil, Restaurante Universitário e assistência estudantil de maneira geral devem ser esclarecidas junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), por meio dos contatos informados no site deste setor.

→ Para acessar endereço e contatos das coordenações de curso, clique aqui

Para acessar o Guia Rápido UFC 2023, clique aqui

 

Dúvidas específicas sobre o ingresso via SISU que não estejam informadas neste texto podem ser enviadas, junto com a identificação do candidato (nome completo, CPF e curso), para o e-mail sisu@ufc.br.

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