Orientações aos ingressantes: cadastro no SIGAA e início das aulas

Data de publicação: 18 de novembro de 2020. Categoria: Notícias

Após a confirmação de matrícula por e-mail, os estudantes selecionados na Chamada Regular, Lista de Espera, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Convocações de Suplentes para ingresso no semestre letivo 2020.2 devem se cadastrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

No primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro com dados como CPF, e-mail e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se as informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O aluno deverá, então, criar login e senha individuais.

Diversos procedimentos acadêmicos da UFC são geridos pelo SIGAA. Nesse sistema, o estudante pode, por exemplo, fazer matrícula nos períodos estabelecidos pelo Calendário Universitário, agendar atendimentos em setores da Universidade, realizar atividades remotas de ensino, emitir declarações e se comunicar com professores e coordenadores.

AULAS Todos os ingressantes são matriculados automaticamente nas disciplinas do primeiro período de curso. O semestre letivo terá início no dia 23 de novembro para a maioria dos cursos de graduação. Alguns, no entanto, começarão suas aulas um pouco mais tarde. O formato das disciplinas (se presencial, híbrido ou remoto) depende da avaliação da pandemia no Estado, das determinações das autoridades governamentais e das orientações da Universidade. As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar melhor os estudantes por meio do chat no SIGAA.

COTISTAS  Candidatos que ainda tenham pendências documentais de cotas devem aguardar a divulgação das orientações para regularização. Datas para entrevistas de candidatos a vagas específicas para cotas para pessoas com deficiência serão informadas futuramente.