Orientações para os ingressantes no segundo semestre letivo

Data de publicação: 14 de maio de 2021. Categoria: Notícias
Foto retangular de uma jovem estudante em uma biblioteca. Ela é branca, tem cabelos longos, lisos e castanhos, veste blusa branca e está sentada de frente para a câmera diante de uma mesa cheia de livros.

Foto: gpointstudio – br.freepik.com

Última atualização em 17 de maio de 2021 – Ingressantes no semestre letivo 2021.2 terão de fazer confirmação de matrícula no período de 20 a 21 de setembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), independente se solicitaram matrícula na Chamada Regular ou na Lista de Espera.

Suplentes que sejam convocados nos dias 19 e 28 de maio e 4 de junho, além da ativação de matrícula em três dias úteis, também terão que confirmar matrícula no período de 20 a 21 de setembro, se forem alocados no semestre letivo 2021.2.

É importante lembrar que, após cada convocação de suplente,  o resultado de matrícula será atualizado com as matrículas ativadas. Neste momento, poderá haver remanejamentos de candidatos já matriculados anteriormente do segundo semestre para o primeiro semestre. O inverso jamais acontecerá.

Se houver remanejamento, a relação com os candidatos remanejados será publicada neste site do SISU na UFC. Além disso, estes estudantes serão informados por e-mail. Não será permitido abrir mão do semestre de ingresso para o qual foi remanejado.

Os estudantes remanejados para o primeiro semestre não precisarão fazer nenhum procedimento adicional, apenas aguardar a atualização do SIGAA com a matrícula nas disciplinas e iniciar as atividades letivas.

Alguns cursos têm ingresso somente no segundo semestre letivo. Neste caso, não existe nenhuma possibilidade de remanejamento. Você pode conferir no quadro de Cursos e Vagas se o seu curso tem um ou dois ingressos por ano.

Se você for aluno de outro curso na UFC, poderá cursar o primeiro semestre no curso atual e, ao confirmar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado automaticamente, sem a necessidade de nenhum outro procedimento adicional. Entretanto, esteja atendo aos remanejamentos, caso o novo curso tenha dois ingressos por ano.

Outros recados importantes

O estudante com matrícula solicitada, seja na Chamada Regular ou na Lista de Espera, já pode se cadastrar no SIGAA, se desejar. Deve estar ciente, porém, que precisará ter login e senha decorados ou anotados para fazer a confirmação de matrícula, em setembro, além de acesso ao e-mail cadastrado.

O cadastro no SIGAA não permitirá a emissão de nenhum documento até a confirmação de matrícula, já que o candidato só será considerado formalmente estudante da UFC após cumprir essa etapa obrigatória.

O segundo semestre letivo terá início no dia 27 de setembro. O formato das disciplinas (se presencial, híbrido ou remoto) depende da avaliação da pandemia no Estado, das determinações das autoridades governamentais e das orientações da Universidade. Acompanhe as informações sobre isso no portal da UFC.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita, após a confirmação de matrícula, até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.

Se você tem algum documento deferido parcialmente para regularizar, terá até o fim do semestre letivo de ingresso para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção e Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail dsm@prograd.ufc.br.