Orientações para matriculados na Chamada Regular do Sisu 1º/2022 – Cotistas – 2º semestre

Data de publicação: 15 de março de 2022. Categoria: Notícias

Última atualização em 22 de março de 2022 – Se você é candidato da qualquer modalidade de cota, ingressante no segundo semestre e realizou sua solicitação de matrícula nos dias 3 e 4 de março, leia as seguintes orientações até o final:

Os documentos comprobatórios de cota (exceto da documentação referente à deficiência declarada) serão analisados de 18 a 23 de março, por uma comissão. Se necessário, a data para recurso / regularização / complementação de documentos, por meio do Sistema de Matrícula Virtual, será 24 de março, de 8h até 23h59min. A comissão fará reanálise nos dias 24 e 25 de março. O resultado final será atualizado em 28 de março.

Deverá aguardar até 4 e 5 de agosto para realizar a etapa obrigatória de Confirmação de Matrícula. Alguns dias antes desse período, este site do Sisu na UFC será atualizado com as orientações para este procedimento.

Atenção! Lembre-se que, se seu curso tiver ingresso também no primeiro semestre, ainda poderá ser realocado após cada etapa de matrícula (veja os semestres de ingresso do seu curso no quadro de Cursos e Vagas). Os remanejamentos são informados neste site do Sisu na UFC.

Leia também: Perguntas Frequentes sobre Matrículas na UFC (há respostas para dúvidas sobre possíveis remanejamentos)

segundo semestre letivo terá início no dia 12 de agosto (leia no Portal da UFC informações sobre a retomada das atividades acadêmicas presenciais).

A matrícula na UFC se dá em duas etapas, ambas obrigatórias. Portanto o candidato somente será formalmente aluno da UFC após cumprir as duas etapas. Ou seja, somente após a Confirmação de Matrícula poderá emitir documentos como a declaração de vínculo.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior somente poderá ser solicitado após a Confirmação de Matrícula, até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário. O requerimento deverá ser feito diretamente à coordenação de curso, que irá avaliar o pedido. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Se você já é aluno de outro curso na UFC, esteja ciente que ao confirmar matrícula no novo curso, autorizará que o vínculo anterior seja cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Não será necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Se você tiver algum documento deferido parcialmente para regularizar, terá até o fim do semestre letivo de ingresso para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção da Pró-Reitoria de Graduação: disel@prograd.ufc.br

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, somente após a Confirmação de Matrícula. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

Informações sobre assistência estudantil (Residência Universitária, Restaurante Universitário, auxílios, etc), consulte a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE.

Acompanhe o site da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e o Portal da UFC.

Esteja atento ao seu e-mail.

Continue acompanhando este site do Sisu na UFC.

Não deixe de consultar o Edital Nº 03/2022também nossa seção de Perguntas Frequentes.

CANDIDATOS PCD

Se você é um candidato aprovado em uma modalidade de cota reservada a pessoas com deficiência (L9, L10, L13 e L14), deverá comparecer à entrevista com uma comissão multiprofissional, que também é responsável pela análise da documentação referente à deficiência declarada.

Dia, horário e local desta entrevista serão publicados neste site do Sisu na UFC, após a Confirmação de Matrícula, com pelo menos três dias de antecedência. Ainda não há previsão de data desta publicação.

PRETOS E PARDOS

Se você se declarou negro preto ou negro pardo e não enviou o vídeo de autodeclaração ou o enviou em desacordo, tendo o mesmo invalidado pela comissão, poderá ser convocado para procedimento de heteroidentificação complementar, de modo presencial. As informações sobre as convocações serão publicadas neste site do SISU na UFC com antecedência de, pelo menos, três dias.