Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Banco de Suplentes

Quem pode se inscrever em Banco de Suplentes?

Candidatos identificados como não classificado na Lista de Espera.

Quando e como será a inscrição para Banco de Suplentes?

As inscrições para Banco de Suplentes serão realizadas, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtual, nos períodos informados no cronograma da UFC.

Qual a documentação necessária para inscrição em Banco de Suplentes?

A mesma exigida dos aprovados na Chamada Regular e dos classificados na Lista de Espera, com exceção do Termo de Ciência, que automaticamente será substituído no Gerador de Documentos pelo Requerimento de Inscrição. Confira a documentação básica de matrícula (exigida de todos os candidatos) e a documentação comprobatória de cotas (de acordo com sua classe de cota).

Como será a conferência da documentação?

A documentação de suplentes não será verificada neste momento. Os documentos, tanto básicos quanto de cotas, serão analisados somente se e quando o candidato for convocado.

Como saber se fui convocado em Banco de Suplentes?

Acompanhando as convocações no site do Sisu na UFC.

Quais as datas das convocações de suplentes?

As datas estão informadas no respectivos editais e também no site do Sisu na UFC.

Já sou aluno da UFC. Caso faça minha inscrição para o Banco de Suplentes, eu perco a minha vaga no curso atual?

Não, somente se convocado e após efetuar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será automaticamente cancelado.

Sou aluno de graduação em outra instituição pública. Posso me inscrever no Banco de Suplentes?

Pode se inscrever. Entretanto, se for convocado, terá que optar por uma das duas vagas.

Tenho bolsa Prouni ou FIES. Posso me inscrever no Banco de Suplentes?

Pode se inscrever. Entretanto, se for convocado, terá que optar por uma das duas vagas.

Um candidato que se inscreveu antes de mim no Banco de Suplentes tem mais chance de ser convocado?

Não, o critério de classificação é a nota do ENEM.

Posso me inscrever como suplente de um curso diferente do que manifestei na Lista de Espera?

Não. O Banco de Suplentes da UFC se baseia na Lista de Espera do MEC.

Qual o critério de convocação?

As convocações de suplentes seguem a ordem de classificação dos candidatos por modalidade de concorrência. Por exemplo, se a vaga de desistência ou cancelamento for de um candidato da Cota L2, é convocado o suplente melhor classificado da mesma cota.

Se não houver suplente a ser convocado para vaga em alguma modalidade de concorrência o que acontece com essa vaga?

Caso persistam vagas não ocupadas após a convocação de todos os candidatos do Banco de Suplentes de uma determinada classe de concorrência de um curso, a Portaria Normativa Nº 21/2012 e a Portaria Nº 9/2017, ambas do governo federal, definem que estas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras cotas. Estas portarias também determinam a ordem do remanejamento entre as modalidades de concorrência. O próprio documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada.

Por que um candidato com classificação inferior a minha foi convocado antes de mim?

O candidato não foi convocado na mesma modalidade de concorrência que você. Lembre-se que o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência inclui o nome de todos os candidatos inscritos, inclusive os cotistas, classificados unicamente pela nota do ENEM. Logo, esses candidatos podem ser convocados a ocuparem vagas da ampla concorrência, mas também da cota para a qual estão originalmente inscritos. O próprio documento de convocação informa a modalidade de concorrência pela qual o candidato foi convocado.

Por que tem candidato cotista sendo convocado em vaga de Ampla Concorrência?

Por lei, a partir da Lista de Espera os candidatos cotistas concorrem também na Ampla Concorrência, segundo prevê a Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal. Deste modo, cotistas podem ser chamados tanto para vagas de Cota quanto para vagas de Ampla Concorrência (AC), já que a Lista de Espera AC unifica todos os candidatos pela classificação da nota no ENEM. O próprio documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada.

Se eu ocupar vaga de modalidade de concorrência diferente daquela para a qual me inscrevi, como ficará a minha documentação comprobatória?

Cotistas remanejados para outras vagas de cotas continuarão tendo que comprovar somente a condição da vaga para a qual se inscreveram. Cotistas convocados a ocupar vaga de ampla concorrência terão apenas a documentação básica de matrícula analisada.

O Banco de Suplentes do SISU 1º/2021 será usado para ambos os semestres?

Sim, o Banco de Suplentes do SISU 1º/2021 será usado para todas as convocações de ambos os semestres do SISU 1º/2021, lembrando que as convocações realizadas no segundo semestre serão válidas apenas para cursos com ingresso no segundo semestre.

Como saber se o meu curso do SISU 1º/2021 tem ingresso no segundo semestre?

Consultando o Quadro de Cursos e Vagas.

Haverá novas inscrições para suplentes do SISU 1º/2021?

O artigo 4.2.2 do Edital nº 08/2021 prevê que somente caso persistam vagas a ocupar/repor em modalidades de concorrência de cursos que não dispõem mais de candidatos suplentes em seu Banco de Suplentes a Pró-Reitoria de Graduação se reserva o direito de convocar novo processo de chamada de candidatos Suplentes, em novo Edital específico, tomando-se como base a Lista de Espera do SiSU 1º/2021.

E o Banco de Suplentes do SISU 2º/2021?

O Banco de Suplentes do SISU 2º/2021 será usado somente para as convocações do segundo semestre do SISU 2º/2021, ou seja, para os cursos do campus Itapajé.

Acessar Ir para o topo