Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Lista de Espera

O que irá acontecer com as vagas que não forem ocupadas na Chamada Regular?

As vagas serão ofertadas em chamadas subsequentes, a partir da Lista de Espera.

O que é a Lista de Espera?

É uma lista composta por candidatos que não foram selecionados em nenhuma de suas duas opções de curso e que pode ser utilizada para ocupação de vagas remanescentes. A ordem de classificação é feita de acordo com as notas do Enem dos candidatos inscritos na Lista de Espera.

Quem pode se inscrever na Lista de Espera?

Apenas o candidato não selecionado na Chamada Regular em nenhuma das suas duas opções de curso. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu.

Como me inscrevo na Lista de Espera?

O candidato deve acessar o Sistema SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC), durante o período especificado pelo MEC e manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu.

Atenção: Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Na Lista de Espera continuo concorrendo aos dois cursos em que me inscrevi no Sisu?

Não. O candidato terá de escolher um dos dois cursos em que se inscreveu.

Posso participar da Lista de Espera de um curso diferente dos dois em que me inscrevi?

Não. O candidato terá de escolher um dos dois cursos em que se inscreveu.

Fiz minha matrícula no meu curso de segunda opção. Posso continuar na Lista de Espera no meu curso de primeira opção?

Não. O candidato aprovado em qualquer uma de suas duas opções de curso não tem direito a participar da Lista de Espera, independentemente de ter realizado matrícula ou não.

Manifestei interesse na Lista de Espera. Isso significa que vou ser chamado a ocupar uma vaga?

Não necessariamente. A simples inscrição em Lista de Espera não gera qualquer garantia de ingresso na UFC. A Lista de Espera será utilizada pela Universidade para ocupação de vagas eventualmente não ocupadas ao final da Chamada Regular e/ou oriundas de desistências.

Sou estudante em outra instituição pública de ensino superior. O fato de manifestar interesse em Lista de Espera interfere em alguma coisa?

Não. Somente se selecionado na UFC e se solicitar matrícula, terá que abrir mão da outra vaga.

Sou estudante em outra instituição com bolsa Prouni ou FIES. O fato de manifestar interesse em Lista de Espera interfere em alguma coisa?

Não. Somente se selecionado na UFC e se solicitar matrícula, terá que abrir mão da outra vaga.

Como a UFC vai utilizar a Lista de Espera?

Procedimentos e normas para utilização da Lista de Espera são regulamentados por edital próprio da UFC.  No caso do SISU 1º/2021, pelo Edital Nº 08/2021, publicado em 23 de abril de 2021. No caso do SISU 2º/2021, pelo Edital Nº 20/2021, publicado em 20 de agosto de 2021.

Sou estudante em outro curso da UFC. O fato de manifestar interesse em Lista de Espera interfere em alguma coisa?

Não. Somente se selecionado e se solicitar e confirmar matrícula, o vínculo anterior será cancelado automaticamente.

Fui classificado em Lista de Espera. O que devo fazer?

Solicitar matrícula e enviar os documentos exigidos, nas datas estabelecidas no cronograma da UFC, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtual.

Quais documentos devo enviar para matrícula?

Confira a documentação básica de matrícula (exigida de todos os candidatos) e a documentação comprobatória de cotas (de acordo com sua classe de cota).

Me inscrevi como cotista, mas fui classificado em uma vaga de Ampla Concorrência. Devo enviar a documentação de cotas?

Não, deve enviar somente a documentação básica de matrícula.

Por que tem candidato cotista na Lista de Espera da Ampla Concorrência?

Por lei, os candidatos cotistas concorrem também na Ampla Concorrência, segundo prevê a Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal. Deste modo, cotistas podem ser chamados tanto para vagas de Cota quanto para vagas de Ampla Concorrência (AC), já que a Lista de Espera AC unifica todos os candidatos pela classificação da nota no ENEM.

Se tiver vaga a ocupar em uma determinada modalidade de cota e não tiver candidato inscrito para ela na Lista de Espera?

A Portaria Normativa Nº 21/2012 e a Portaria Nº 9/2017, ambas do governo federal, definem que, em caso de não preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras cotas. Estas portarias também determinam a ordem do remanejamento entre as modalidades de concorrência.

Por que a modalidade de concorrência no resultado de matrícula está diferente da modalidade para a qual me inscrevi?

Porque o resultado informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada. É importante lembrar que nem sempre o candidato ocupa uma vaga na modalidade para a qual se inscreveu na Lista de Espera. Isso pode ocorrer por duas razões, como informado anteriormente: quando o candidato cotista obteve nota suficiente para ser selecionado na Ampla Concorrência ou quando não há candidato inscrito em Lista de Espera para preencher vaga em uma determinada modalidade de concorrência.

Se eu ocupar vaga de modalidade de concorrência diferente daquela para a qual me inscrevi, como ficará a minha documentação comprobatória?

Cotistas remanejados para outras vagas de cotas continuarão tendo que comprovar somente a condição da vaga para a qual se inscreveram.

Acessar Ir para o topo