UFC convoca candidatos da 6ª Convocação de Suplentes para heteroidentificação presencial

Data de publicação: 12 de setembro de 2022. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará convoca para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração quatro candidatos às vagas da Cota L6 matriculados na 6ª Convocação de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2022.

Todos os candidatos listados deverão comparecer presencialmente, nesta quinta-feira (15), às 14h, à sala de audiovisual da Pró-Reitoria de Graduação, localizada à Av. Mister Hull, 2977, Bloco 308, no Campus do Pici, em Fortaleza. O procedimento de heteroidentificação não poderá ser remarcado a critério do candidato. É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto e assinar a lista de presença.

O não comparecimento ou a recusa em assinar a lista de presença implicará no indeferimento do enquadramento à cota e consequente perda do direito à vaga. O procedimento será gravado e a não autorização da gravação implicará na não realização do procedimento e, portanto, no cancelamento da matrícula.

Como estabelecido pelo Edital Nº 03/2022 PROGRAD/REITORIA/UFC, o critério único para a heteroidentificação do candidato autodeclarado negro preto ou negro pardo é o fenotípico. Não serão considerados características fenotípicas de ascendentes, descendentes ou demais parentes do candidato; fatores genotípicos do candidato ou quaisquer registros, cadastros ou documentos (inclusive imagem e certidões usados em  outros procedimentos de heteroidentificação de concursos públicos ou processos seletivos).

De acordo com o edital, é vedado o uso de maquiagem, óculos (escuros ou de grau), chapéu, boné, turbante, gorro ou outro adereço análogo, duranteo procedimento de heteroidentificação, bem como a utilização de qualquer outro artifício que impossibilite ou dificulte a percepção de suas características fenotípicas, tais como cor dos olhos, textura dos cabelos, tom de pele, e formato de lábios, boca e nariz.

Os candidatos não enquadrados como cotistas em procedimento de heteroidentificação terão sua matrícula cancelada.

São convocados para procedimento de heteroidentificação presencial candidatos que a comissão julgue necessário após análise dos vídeos de autodeclaração enviados, com base no critério fenotípico. Também são encaminhados aqueles que não anexaram o vídeo ou o fizeram em desconformidade com as orientações do Edital, de modo que a análise foi dificultada ou inviabilizada. O candidato pode consultar no Sistema de Matrícula Virtual se o vídeo foi ou não validado.

RESULTADO O resultado do procedimento de heteroidentificação será atualizado no Sistema de Matrícula Virtual e também divulgado neste site do SISU na UFC na sexta-feira, 16 de setembro.

RECURSOS – Recursos específicos contra o resultado do procedimento de heteroidentificação serão aceitos somente no dia 19 de setembro, exclusivamente pelo e-mail recurso.sisu@ufc.br. O assunto (título) do e-mail deverá ser HETEROIDENTIFICAÇÃO. O formulário será disponibilizado junto com o resultado, no dia 16 de setembro, neste site do Sisu na UFC. O resultado dos recursos será informado no dia 20 de setembro.