Segunda melhor universidade do Norte e Nordeste, de acordo com o MEC

Data de publicação: 7 de janeiro de 2016. Categoria: Notícias

A UFC registrou desempenho muito bom na avaliação dos cursos de graduação feita pelo Ministério da Educação MEC) no ano de 2014. A Universidade se manteve como a melhor do Ceará e a segunda no Norte e Nordeste.

Na região, a UFC fica atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No ranking nacional, avançou da 24ª para a 21ª posição.

A Universidade garantiu o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo oitavo ano consecutivo, e sempre em crescimento no IGC contínuo, que partiu de 3,270 (em 2007) e chegou a 3,693 (2014). O resultado mantém a UFC no seleto grupo das instituições de excelência, que atingiram as faixas 4 e 5 no IGC, em uma escala que vai de 1 a 5.

Indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários, o IGC leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), e também o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado), através da nota Capes (avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).