Você sabia? UFC é a segunda melhor universidade do Nordeste

Data de publicação: 13 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

A UFC se destacou na avaliação do ensino superior realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Com conceito 4 (bom), permanece como a melhor universidade do Ceará. Avançou no ranking nacional, saindo da 32ª posição para a 24ª, e é a segunda melhor do Nordeste.

Esse resultado mantém a UFC no seleto grupo das instituições de excelência, que atingiram as faixas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que vai de 1 a 5. Do total de 2.020 instituições de ensino superior (IES) avaliadas em todo o País, apenas 18% alcançaram essas notas. A maioria (63%) obteve conceito 3 (satisfatório), enquanto 18% ficaram com conceito 2 e 0,5% com 1, ambos considerados insatisfatórios pelo MEC.

Indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários, o IGC leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), e também o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado), através da nota Capes (a partir da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Mais informações sobre cursos de graduação e suas avaliações disponíveis no site da Prograd-UFC.