Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Confirmação de matrícula para ingressantes no 1º semestre será em 10 e 11/03; veja passo a passo

Data de publicação: 9 de março de 2022. Categoria: Notícias

 

A matrícula na Universidade Federal do Ceará é realizada em duas etapas, ambas obrigatórias: solicitação de matrícula e confirmação de matrícula.

Então, se você solicitou sua matrícula na Chamada Regular do Sisu 1º/2022 e teve sua documentação básica deferida ou deferida parcialmente, ainda tem mais uma etapa a cumprir para assegurar sua vaga na UFC: a confirmação de matrícula

Leia esse texto até o final!

⇒ Atenção! Primeiro, você deve conferir, no Resultado de Matrícula qual será o seu semestre de ingresso

Se estiver alocado no primeiro semestre, deverá obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula de 10 a 11 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

⇒ Atenção! O candidato que não confirmar matrícula perderá direito de ocupar a vaga, que poderá ser disponibilizada à Lista de Espera.

⇒ Atenção! Você deve obrigatoriamente confirmar sua matrícula, mesmo que seja um candidato cotista com documentação de cota ainda aguardando análise

Se estiver no segundo semestre, deverá aguardar até o período de 4 a 5 de agosto para confirmar a matrícula, também pelo SIGAA. ⇒ Atenção! Lembre-se que, se seu curso tiver ingresso também no primeiro semestre, ainda poderá ser realocado após cada etapa de matrícula. 

A confirmação de matrícula será seu primeiro contato com o sistema que o acompanhará ao longo da sua trajetória na UFC. Vamos falar mais sobre o SIGAA mais adiante…

Antes disso, você precisa fazer seu autocadastro, com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021.

Se você já tiver um cadastro no SIGAA, não deverá fazer outro. Basta fazer o login normalmente e seguir com o procedimento de Confirmação de Matrícula detalhado mais abaixo nesse tutorial.

 

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não necessariamente precisa ser o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

Agora à confirmação de fato! Após fazer login no SIGAA, ao acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Confirmação de Matrícula”.

⇒ Repare! Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou, não o seu CPF.

 

 

Ao selecionar a opção “Confirmação de Matrícula”, aparecerá uma nova página, com a declaração em que você manifesta seu interesse em assumir a vaga. Você deve clicar no botão “Confirmar”.

 

 

Em seguida, seu status no Portal do Discente passará de cadastrado para ativo. O status ativo significa que sua confirmação foi efetuada com sucesso. A partir deste momento, você já poderá, pelo próprio SIGAA, emitir sua declaração de vínculo com a UFC.

 

 

⇒ Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 15h do dia 11 de março, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso). A foto deste documento deve vir em formato .pdf, .png ou .jpg, como anexo no e-mail e sem necessidade de senhas (não use o drive do gmail para compartilhamento). No assunto do e-mail, use o seguinte título: ATUALIZAÇÃO DE E-MAIL

⇒ Veja também: Perguntas frequentes sobre matrículas na UFC.

 

Conhecendo melhor o SIGAA

Como falamos anteriormente, ao longo da sua vida universitária você terá bastante contato com o SIGAA. Isso porque diversos procedimentos acadêmicos da UFC são geridos por este sistema.

Neste primeiro semestre, você será matriculado pela Pró-Reitoria de Graduação em todas as disciplinas do primeiro semestre do seu curso. A partir do próximo, no entanto, terá que fazer sua matrícula em disciplinas pelo SIGAA.

Pelo SIGAA, você também poderá emitir declarações, realizar atividades remotas de ensino, quando houver, se comunicar com seus professores e com a coordenação do seu curso.

 

Sobre as aulas e outros recados importantes

O primeiro semestre letivo terá início no dia 16 de março (leia no Portal da UFC informações sobre a retomada das atividades acadêmicas presenciais). As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar melhor os estudantes sobre horários e locais de disciplinas.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Se você for aluno de outro curso na UFC, ao confirmar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Não é necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Se você tem algum documento deferido parcialmente para regularizar, tem até o fim do semestre letivo para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção da Pró-Reitoria de Graduação: disel@prograd.ufc.br

A matrícula na UFC se dá em duas etapas, ambas obrigatórias. Portanto o candidato somente será formalmente aluno da UFC após cumprir as duas etapas. Ou seja, somente após a Confirmação de Matrícula poderá emitir documentos como a declaração de vínculo.

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, somente após a Confirmação de Matrícula. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

Mantenha-se atento ao seu e-mail.

Se ingressante no segundo semestre, se possui documentação deferida parcialmente e/ou é candidato cotista, continue acompanhando este site do Sisu na UFC.

Acompanhe também o Portal da UFC e o site da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD.

Informações sobre assistência estudantil (Residência Universitária, Restaurante Universitário, auxílios, etc), consulte a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE.

 

Foto: Viktor Braga/UFC, em 6 de agosto de 2018

Acessar Ir para o topo