Confirmação presencial de matrícula

Ilustração de jovem segurando papel e canetaA matrícula na Universidade Federal do Ceará (UFC) via Sistema de Seleção Unificada (SISU) é realizada em duas etapas, ambas obrigatórias. Após a divulgação do resultado de matrícula, com a divisão por semestre de ingresso de pessoas com matrícula solicitada, você precisa prestar atenção à confirmação presencial de matrícula.

A confirmação presencial de matrícula é obrigatória e deve ser feita na coordenação do curso. Os horários são definidos por cada coordenação. É necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto e assinar a ata, nas datas informadas no cronograma.

No SISU 2024, as datas para confirmação presencial de matrícula são as seguintes:

• Ingressantes 2024.1: de 26 de fevereiro a 1º de março
  • Ingressantes 2024.2: de 5 a 7 de agosto

Se você estiver aguardando a realização ou o resultado de heteroidentificação presencial na data da confirmação presencial de matrícula, deverá fazê-la mesmo assim.

Se você estiver aguardando análise de documentos, realização ou o resultado de procedimento de comprovação da deficiência na data da confirmação presencial de matrícula, deverá fazê-la mesmo assim.

Se você já for estudante da UFC, terá o vínculo anterior cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Por alguns dias os dois vínculos aparecerão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), mas não precisa se preocupar. Não será necessário nenhum procedimento adicional de sua parte.

Quem não fizer a confirmação presencial de matrícula, que é obrigatória, está sujeito a ter matrícula cancelada e perder a vaga.

Ilustração de professor e estudantes em sala de aulaInício das aulas

Os cursos na UFC são presenciais. De acordo com o Calendário Universitário, os semestres letivos em 2024 têm início nas seguintes datas:

• Semestre 2024.1: dia 26 de fevereiro
  • Semestre 2024.2: dia 5 de agosto

No seu ingresso, a própria Universidade faz a matrícula nas disciplinas do primeiro semestre do curso. É possível visualizar dias, horários e locais no SIGAA.

Se essas informações não estiverem disponíveis no SIGAA, você poderá obtê-las na coordenação de curso, bem como localização de salas de aula e laboratórios.

Se você estiver aguardando a realização ou o resultado de heteroidentificação presencial no início do semestre letivo de ingresso, deverá ir às aulas mesmo assim.

Se você estiver aguardando análise de documentos, realização ou o resultado de procedimento de comprovação da deficiência no início do semestre letivo de ingresso, deverá fazer confirmação presencial de matrícula e ir às aulas mesmo assim.

Somente após a confirmação presencial de matrícula, você se tornará formalmente aluno ou aluna da UFC, podendo emitir documentos pelo SIGAA, como o atestado de matrícula.

A partir do segundo semestre de curso, você será responsável pela sua matrícula em disciplinas, que poderá ser feita na coordenação de curso ou pelo SIGAA.

Banner: Dúvidas Frequentes

⇒ Importante!
As informações deste site não desobrigam a leitura de editais e legislação pertinente.