Convocações de suplentes podem ser retomadas nesta quarta-feira (24); entenda

Data de publicação: 23 de julho de 2024. Categoria: Notícias do SISU 2024

Última atualização em 25 de julho de 2024 – De acordo com o Terceiro Aditivo ao Edital nº 03/2024, que retifica o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 na Universidade Federal do Ceará (UFC), as convocações de suplentes poderão ser retomadas a partir desta quarta-feira, 24 de julho.

Estas convocações serão realizadas, se necessário, para ocupar vagas de ingresso no semestre letivo 2024.2 decorrentes de cancelamentos de matrícula na UFC.

Leia com atenção as informações mais detalhadas:

Em quais cursos ainda haverá convocações de suplentes?

Poderá haver convocações de suplentes somente para os cursos com ingresso no segundo semestre letivo (2024.2):

Fortaleza
Administração (Integral e Noturno), Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis (Integral e Noturno), Ciências Econômicas (Integral e Noturno), Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito (Integral e Noturno), Economia Ecológica, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Farmácia, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História, Jornalismo, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Português/Alemão, Letras-Português/Espanhol, Letras-Português/Italiano, Medicina, Odontologia, Pedagogia (Integral e Noturno), Psicologia, Sistemas e Mídias Digitais (Noturno) e Zootecnia.

Russas
Ciência da Computação e Engenharia de Software.

Sobral
Ciências Econômicas, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Medicina.

Para os demais cursos, com ingresso apenas no primeiro semestre, não haverá convocações.

Quem participará das convocações de suplentes?

Pessoas candidatas do Banco de Suplentes da UFC no SISU 2024. As inscrições para o Banco de Suplentes foram realizadas de 19 de fevereiro a 22 de fevereiro de 2024. Cada suplente concorre apenas no curso para o qual se inscreveu na Lista de Espera do SISU 2024.

Não há previsão de reabertura de inscrições.

Quando serão as convocações?

O Terceiro Aditivo ao Edital nº 03/2024, que retifica o cronograma do SISU 2024 na UFC, prevê a possibilidade de até duas convocações para ingresso em 2024.2, nas seguintes datas:

• 24 de julho de 2024
  • 24 de outubro de 2024

Somente haverá convocação se houver vaga a ser ocupada.

Como serão as convocações?

É publicada, neste site do SISU na UFC, uma lista com os nomes de pessoas convocadas.

Espera-se que a publicação ocorra em torno de 15h.

O que devo fazer se meu nome for convocado?

Deverá fazer a ativação de matrícula em até três dias úteis a partir do dia seguinte à data da convocação. O link para a ativação será disponibilizado junto com a convocação.

A ativação de matrícula é obrigatória para todas as pessoas convocadas, inclusive cotistas que estejam aguardando análise de documentos, vídeo ou algum procedimento presencial.

Se não ativar sua matrícula no prazo de três dias úteis, perderá a vaga, que poderá ser disponibilizada a outra pessoa do Banco de Suplentes, em nova convocação.

Se já for estudante de outro curso na UFC, o vínculo anterior será cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Ou seja, por alguns dias os dois vínculos aparecerão ativos no SIGAA. Não será necessário nenhum outro procedimento por parte do estudante.

Como serão o envio e a análise dos documentos para matrícula?

Os documentos – tanto básicos quanto de cotas, se for o caso – já foram enviados na inscrição em Banco de Suplentes. Em caso de convocação, deverá acompanhar a análise de documentos pelo Portal do Candidato – SISU.

Se não lembrar a chave de acesso utilizada durante o período de inscrição de suplentes ou ainda no caso de a chave ter expirado, poderá solicitar uma nova por meio do link que se encontra na página de login do Portal do Candidato – SISU.

Se tiver algum documento esquecido, indeferido ou deferido parcialmente, terá a oportunidade de regularizar esta documentação, que passará por reanálise.

O cronograma completo para análise e regularização de documentos será informado junto a cada convocação.

Caso o pedido de enquadramento à cota seja indeferido, mesmo após recurso/defesa, a matrícula liminar será cancelada, com perda do direito à vaga.

⇒ Mas atenção:

Pessoas candidatas às cotas LI_PPI e LB_PPI autodeclaradas negras pretas ou negras pardas que não enviaram o vídeo ou o enviaram em desacordo com as orientações do Edital não poderão reenviar o vídeo de autodeclaração, podendo ser convocadas para heteroidentificação presencial.

Pessoas candidatas às cotas LI_PCD e LB_PCD, exclusivas a pessoas com deficiência, deverão obrigatoriamente passar por procedimento presencial de confirmação da deficiência, ocasião em que poderão regularizar documentos relativos à deficiência, se houver necessidade.

⇒ Importante!

Em respeito à legislação vigente, o candidato poderá uma vaga em modalidade de concorrência diferente daquela para a qual se inscreveu. Nestes casos, a análise de documentação será realizada da seguinte forma:

• Conforme Artigo 20 da Portaria nº 2027/2023, do Ministério da Educação, candidato cotista concorre em todas as classes de cota possíveis, de acordo com as respostas informadas no preenchimento do perfil socioeconômico no ato de sua inscrição no SISU. Será analisada, em regra, a documentação correspondente à vaga efetivamente ocupada.
  • Candidato cotista com nota suficiente para ser convocado em ampla concorrência não terá documentos de cota analisados.
  • Candidato remanejado para ocupar vaga ociosa em outra modalidade de concorrência terá analisada somente a documentação das modalidades em que concorreu.

Leia as respostas a Dúvidas Frequentes sobre Banco de Suplentes