Dúvidas Frequentes – Banco de Suplentes

Respostas às dúvidas frequentes sobre Banco de Suplentes:

Quem pode se inscrever em Banco de Suplentes?

Candidatos identificados como não classificado na Lista de Espera.

Quando e como será a inscrição para Banco de Suplentes?

As inscrições para Banco de Suplentes serão realizadas, exclusivamente pelo Portal do Candidato – SISU, nos períodos informados no edital específico de Lista de Espera.

Não me inscrevi na Lista de Espera. Posso participar do Banco de Suplentes?

Não. O Banco de Suplentes é formado com candidatos inscritos na Lista de Espera do MEC.

Qual a documentação necessária para inscrição em Banco de Suplentes?

A mesma exigida dos aprovados na Chamada Regular e dos classificados na Lista de Espera, com exceção do Termo de Ciência, que automaticamente será substituído pelo Requerimento de Inscrição.

Como será a conferência da documentação?

A documentação de suplentes não será verificada no momento da inscrição. Os documentos, tanto básicos quanto de cotas, serão analisados somente se e quando o candidato for convocado.

Percebi que esqueci de enviar um documento ou enviei errado. O que devo fazer?

Aguardar se será convocado. Em caso de convocação, se houver algum documento indeferido ou esquecido, você terá oportunidade de complementar esta documentação, que será sujeita a reanálise, dentro dos prazos que serão informados junto a cada convocação neste site do SISU na UFC.

Após o fim do período de inscrições, a Coordenação do SISU na UFC divulgará a relação de candidatos inscritos em Banco de Suplentes?

Sim, a data de divulgação dos inscritos em Banco de Suplentes será informada em breve.

Como serão as convocações do Banco de Suplentes? Como saber se fui convocado?

As convocações nominais serão publicadas no site do SISU na UFC.

Quais as datas das convocações de suplentes?

As datas são informadas no edital específico de Lista de Espera e no Cronograma disponível no site do SISU na UFC.

Já sou aluno da UFC. Caso faça minha inscrição para o Banco de Suplentes, eu perco a minha vaga no curso atual?

Não, somente se convocado e após efetuar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado.

Sou aluno de graduação em outra instituição pública. Posso me inscrever no Banco de Suplentes?

Pode se inscrever. Entretanto, se for convocado, terá que optar por uma das duas vagas.

Tenho bolsa Prouni ou FIES. Posso me inscrever no Banco de Suplentes?

Um candidato que se inscrever antes de mim no Banco de Suplentes tem mais chance de ser convocado?

Não, o critério de classificação é a nota do ENEM.

Posso me inscrever como suplente de um curso diferente do que manifestei na Lista de Espera?

Não. O Banco de Suplentes da UFC se baseia na Lista de Espera do MEC.

O Banco de Suplentes será usado para ambos os semestres?

Sim, o Banco de Suplentes será usado para todas as convocações de ambos os semestres, lembrando que as convocações realizadas no primeiro semestre são válidas para cursos com ingresso no primeiro e no segundo semestre, mas as convocações no segundo semestre serão válidas apenas para cursos com ingresso no segundo semestre.

Como saber se o meu curso tem ingresso no segundo semestre?

Consultando o Quadro de Cursos e Vagas.

Fiz minha inscrição como suplente. Preciso fazer inscrição novamente para as convocações do segundo semestre?

Não. Ao se inscrever no Banco de Suplentes, o candidato estará concorrendo em todas as convocações que forem realizadas para seu curso.

Mais alguma recomendação?

Sim, ler atentamente os editais que regem esta seleção, disponíveis no menu Editais e Legislação deste site.

⇒ Importante!
As informações deste site não desobrigam a leitura de editais e legislação pertinente.