Documentos para comprovar que é quilombola
Se você obtém aprovação pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) para ocupar uma vaga de Cota LB_Q ou LI_Q na Universidade Federal do Ceará (UFC), precisa ter alguns documentos, que devem ser enviados no prazo informado pela Universidade.
Nesta página informamos:
- A lista de documentos para comprovar que é quilombola
- Opções de documentos aceitos
- Quem deve enviar cada documento
- Como deve ser o envio dos documentos
- Se é necessário o envio de outros documentos
Documentos para comprovar que é quilombola
1. Termo de Autodeclaração
Quem deve enviar? Todos os candidatos quilombolas
Este documento será disponibilizado no próprio Portal do Candidato – SISU a partir do 1º dia de matrícula. O link para acessar o portal será informado neste site do SISU na UFC.
2. Documento que comprove sua etnia
Quem deve enviar? Todos os candidatos quilombolas
Pode ser qualquer um destes:
- Declaração de pertencimento étnico, expedida por associação local e subscrita por duas lideranças locais;
- (Se pertencer a comunidade sem personalidade jurídica) Declaração de pertencimento étnico subscrita por três lideranças quilombolas da respectiva comunidade.
Como deve ser o envio desses documentos
Todos os documentos devem ser enviados pelo Portal do Candidato – SISU no prazo definido pela UFC. O link de acesso será informado neste site do SISU na UFC. Todos devem ser arquivos nato digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. Frente e verso podem estar no mesmo arquivo ou em arquivos separados. Não é necessário autenticar documentos em cartório ou obter certificação digital.
Devo enviar mais algum documento, além destes?
Sim, você deve enviar os documentos básicos de matrícula e os documentos para comprovar que cursou o ensino médio em escola pública. Se for da Cota LB_Q, deve enviar também os documentos para comprovar baixa renda.
⇒ Importante!
As informações deste site não desobrigam a leitura de editais e legislação pertinente.