Dúvidas Frequentes – Matrícula na UFC

Respostas às dúvidas frequentes sobre matrícula na UFC:

Solicitação de Matrícula

Posso entregar meus documentos presencialmente ou enviá-los pelos Correios?

Não. O envio de documentos será aceito somente pelo Portal do Candidato – SISU nas datas informadas no Cronograma.

Sou menor de idade. Posso solicitar minha matrícula sozinho?

Sim, o candidato menor de idade pode solicitar sua matrícula por conta própria.

Como os aprovados fazem matrícula em disciplinas?

Os ingressantes pelo SISU são matriculados pela Pró-Reitoria de Graduação nas disciplinas do primeiro semestre do curso. A partir do segundo semestre de curso, cada estudante será responsável pela sua própria matrícula no sistema informatizado da Universidade.

Aluno no primeiro semestre pode solicitar trancamento total de matrícula?

O trancamento total no semestre de ingresso somente será permitido pelos seguintes fatos geradores:

– Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;

– Obrigação de ordem militar.

No entanto, é importante lembrar que o trancamento não adia o início do curso e que, como aluno irregular, não terá mais prioridade na matrícula das disciplinas nos semestres seguintes. Mais informações disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Aluno no primeiro semestre pode solicitar trancamento parcial de matrícula?

Não.

Se eu passar na UFC, mas já for aluno em outra instituição pública de ensino superior, poderei manter as duas matrículas?

Não. Você terá que optar por uma das duas vagas. A lei nº 12.089/2009 proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas, simultaneamente, em curso de graduação em instituições públicas de ensino superior. O cancelamento não é automático, cabendo ao candidato providenciá-lo na outra instituição. Como o candidato somente é considerado aluno da UFC após a Confirmação de Matrícula, se ingressante no segundo semestre, pode aguardar por esta etapa. Mas lembramos que é importante estar atento à possibilidade de remanejamento, caso o curso tenha ingresso também no primeiro semestre.

Se eu passar na UFC, mas já for aluno em outra instituição pública de ensino superior com bolsa do Prouni, poderei manter as duas matrículas?

Caso opte pela vaga na universidade pública, precisará solicitar o desligamento do Prouni.

Se eu passar na UFC, mas já for aluno de outra graduação na UFC, o que deverei fazer?

Ao ter sua matrícula em componentes curriculares do novo curso realizada pela Pró-Reitoria de Graduação, o vínculo anterior com a UFC será cancelado, em um momento posterior, pela própria Universidade. No caso de ingressantes no segundo semestre, isso só ocorrerá após a confirmação de matrícula. Não é necessário nenhum processo adicional por parte do estudante.

Já abandonei um curso na UFC. Isso me impede de ingressar em um novo curso na UFC pelo SISU?

Não impede. O candidato, se aprovado, deve proceder a matrícula normalmente.

Se eu já for ou tiver sido aluno da UFC, preciso enviar a documentação novamente?

Sim. O envio da documentação básica de matrícula e, se for o caso, da documentação comprobatória de cotas é obrigatória para todos os candidatos.

Posso solicitar aproveitamento de estudos realizados em outra universidade ou na própria UFC?

Sim. O aproveitamento de estudos deve ser solicitado à coordenação do curso em que o aluno está ingressando, durante o período estabelecido no Calendário Universitário, e passará por avaliação. Para ingressantes no segundo semestre, a solicitação poderá ser feita somente após a Confirmação de Matrícula. Os documentos necessários, os critérios e os procedimentos estão informados na Portaria n° 103, de 20 de setembro de 2019, da PROGRAD.

Como solicito correção e/ou alteração de dados cadastrais?

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, após a Confirmação de Matrícula. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

⇒ Importante!
As informações deste site não desobrigam a leitura de editais e legislação pertinente.