Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Enviei meus documentos para solicitação de matrícula da Chamada Regular. E agora?

Data de publicação: 20 de abril de 2021. Categoria: Notícias

Foto: Viktor Braga/UFC

Última atualização em 21 de abril de 2021 – Se você já solicitou a matrícula e enviou seus documentos por meio do Sistema de Matrícula Virtual, deve ficar atento aos próximos passos dessa etapa para assegurar sua vaga na Universidade Federal do Ceará. Você tem que acompanhar a análise da sua documentação e resolver eventuais pendências dentro do prazo. Saiba mais:

1) Uma vez enviados os seus documentos básicos de matrícula, eles são avaliados por nossos operadores. Você tem acesso para acompanhar a análise, mas não pode mais fazer alterações ou inclusões no sistema, por enquanto

 

Entenda os possíveis status de análise:

👍 Se visualizou um documento como deferido, significa que está tudo certo com aquele documento. 
👎 Se algum documento seu foi indeferido, significa que ele não foi aceito e no próprio sistema você pode visualizar o motivo. 
⚠️ Se algum documento seu foi deferido parcialmente, significa que ele foi aceito, mas apenas provisoriamente, e no próprio sistema você terá mais informações. 
🚫 Se você viu o status não se aplica, significa que o documento foi enviado desnecessariamente e não foi analisado. Um documento avaliado desta forma não interfere no resultado da análise.

 

2) No dia 22 de abril, nossos operadores trabalham para finalizar a análise dos documentos básicos de matrícula de todos os candidatos. 

3) Como todos estes documentos são revisados por um segundo operador, pode haver mudanças no status da análise durante este período.

4) Às 8h da manhã do dia 23 de abril, todos os candidatos voltam a ter acesso ao sistema somente para regularização de eventuais pendências de documentos indeferidos na documentação básica de matrícula. 

5) Caso exista algum documento indeferido na documentação básica de matrícula, preste atenção: você tem somente o dia 23 de abril, até 23h59min, para regularizar o que for preciso. Após esse horário, mesmo se você estiver logado no sistema, não consegue mais enviar documentos.

6) Se você esqueceu algum documento, precisa enviá-lo. Se mandou de modo incompleto, tem que enviar o restante (por exemplo, se enviou só a frente do seu RG ou do seu certificado, basta enviar o verso que está faltando). É possível também substituir documentos (por exemplo, se seu RG foi indeferido, pode substituir pelo passaporte, CTPS ou qualquer outro documento de identificação oficial com foto aceito).

7) Continuam valendo os mesmos critérios para envio de documentos: arquivos nato digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. Não é necessário autenticar documentos em cartório ou obter certificação digital.

8) O sistema permite apenas um único envio para cada documento indeferido, portanto esteja atento às regularizações necessárias.

9) No dia 24, nossos operadores voltam ao sistema para fazer a reanálise, ou seja, verificar os documentos que vocês incluíram no sistema no dia anterior. Assim que essa nova análise é finalizada, o status já é atualizado.

10) Agora é aguardar o processamento de todas as matrículas deferidas! Em alguns dias divulgaremos o resultado final, com a divisão dos estudantes matriculados por semestre de ingresso, e outras datas importantes.

 

Ok! E quanto à documentação de cotas?

Foto: karlyukav – br.freepik.com

1) Apesar de serem enviados junto com a documentação básica de matrícula, os documentos de comprovação de cota não são verificados neste momento por nossos operadores. Então você não pode mexer nesses documentos no Sistema de Matrícula Virtual depois de enviados e nem no dia da regularização de documentação básica.

2) Mas não se preocupe. Uma comissão constituída especificamente para este fim irá fazer a análise dos documentos de cotas, depois do período de solicitação de matrícula

3) O resultado parcial dessa análise será divulgado neste site do Sisu na UFC em uma data que iremos informar em breve.

4) Se sua documentação for indeferida, você será informado do motivo do indeferimento. Todos os candidatos indeferidos terão um prazo para recurso, regularização e/ou complementação da documentação de cota.

5) Lembramos que candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência terão que passar por entrevista presencial obrigatória em datas ainda a serem definidas.

6) Lembramos que candidatos autodeclarados pretos e pardos selecionados para essas reservas de vagas podem ser convocados para procedimento de heteroidentificação a qualquer momento.

 

Ainda não solicitei minha matrícula! O que fazer?

O Sistema de Matrícula Virtual está aberto para solicitação de matrícula e envio de documentos para selecionados na Chamada Regular somente até 23h59min desta quarta-feira (21). Então não perca tempo! Acesse o Sistema de Matrícula Virtual o quanto antes e assegure sua vaga na Universidade Federal do Ceará.

Se tiver dúvidas, consulte o Guia do Candidato e leia as orientações abaixo, de acordo com sua modalidade de concorrência:

 

Acesse o Sistema de Matrícula Virtual

Acesse o Sistema de Matrícula Virtual

Mais alguma recomendação?

A recomendação de praxe para todos os candidatos é ler com bastante atenção o edital do Processo Seletivo SISU na UFC, que no caso é o Edital nº 07/2021 PROGRAD-UFC, publicado no dia 5 de abril.

Além do nosso edital específico, toda a legislação pertinente ao SISU está disponível no menu Legislação (do lado esquerdo do site). Lá o candidato pode consultar a versão do Edital nº 07/2021 PROGRAD-UFC em Libras, o termo de adesão da UFC ao Sisu, a Lei 12.711/2012 (referente à política de cotas) e demais portarias e decretos que regem o SISU.

Outras recomendações importantes são consultar o Guia do Candidato e a seção de Perguntas Frequentes do nosso site (além de estar no menu do lado esquerdo, destacamos num bannerzinho do lado direito). Mantemos este espaço constantemente atualizado com respostas às dúvidas que mais recebemos em nosso e-mail e redes sociais. Então é grande a chance que a explicação que você procura esteja lá.

Acesse o Guia do Candidato Acesse a seção de Perguntas Frequentes

Acessar Ir para o topo