Português

Lista de Espera: orientações de matrícula aos candidatos classificados

27 de abril de 2021

Se o seu nome está assinalado como CLASSIFICADO, parabéns! Isso significa que você está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular. Deverá solicitar matrícula e enviar documentos, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtual, de 28 a 30 de abril.

Você receberá, no mesmo e-mail cadastrado no ENEM e no SISU, uma mensagem com sua chave de acesso ao Sistema de Matrícula Virtual. Não deixe de conferir sua caixa de spam!

Caso você tenha apagado sem querer o e-mail com sua chave de acesso (ou não o esteja localizando), poderá solicitar o envio de uma nova chave de acesso pelo próprio Sistema de Matrícula Virtual.

  • Atenção! Se cadastrou o e-mail errado ou não tem mais acesso a ele, precisará comprovar sua identidade para atualizar seu e-mail: mande um e-mail, até 15h do dia 30 de abril, para sisu@ufc.br, com seu nome completo, curso, número do CPF e foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), junto com o endereço do novo e-mail que deseja registrar. Dentro de algumas horas, após o recebimento destas informações, faremos a verificação de identidade e a alteração do e-mail. Sendo assim, ao solicitar uma nova chave no Sistema de Matrícula Virtual, você já deverá recebê-la no novo e-mail cadastrado.

O Sistema de Matrícula Virtual somente estará disponível para solicitação de matrícula e envio de documentos de 8h do dia 28 de abril até 23h59min do dia 30 de abril.  Após esse horário, mesmo se você estiver logado no sistema, não conseguirá mais enviar documentos. 

Para acessar o Sistema de Matrícula Virtual, você terá que informar o seu CPF e a chave de acesso informada por e-mail. Recomenda-se a utilização de computador pessoal (desktop ou notebook) e navegador Mozilla Firefox.

Uma vez logado no Sistema de Matrícula Virtual, você irá enviar cada documento para matrícula em seu campo específico. Comprovantes de quitação eleitoral e de quitação militar o próprio sistema só exigirá quando necessários.

Verifique os documentos exigidos: a documentação para matrícula, obrigatória para todos os candidatos, e a documentação para cotas, se for  o seu caso.

Lembramos que só serão aceitos documentos em formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. Cada documento deve conter frente e verso, quando houver verso (por exemplo RG e certificados de conclusão do ensino médio). Não é necessário autenticar nenhum documento em cartório nem providenciar certificação digital.

Após anexar os documentos no Sistema de Matrícula Virtual, certifique-se de finalizar a solicitação de matrícula, com a emissão do comprovante pelo sistema

Após a solicitação de matrícula

Uma vez enviados os seus documentos de matrícula, somente os documentos básicos de matrícula serão avaliados por nossos operadores neste momento. Você terá acesso para acompanhar a análise, mas não poderá mais fazer alterações ou inclusões no sistema por enquanto. 

Entenda os possíveis status de análise:

👍 Se visualizou um documento como deferido, significa que está tudo certo com aquele documento. 
👎 Se algum documento seu foi indeferido, significa que ele não foi aceito e no próprio sistema você pode visualizar o motivo. 
⚠️ Se algum documento seu foi deferido parcialmente, significa que ele foi aceito, mas apenas provisoriamente, e no próprio sistema você terá mais informações. 
🚫 Se você viu o status não se aplica, significa que o documento foi enviado desnecessariamente e não foi analisado. Um documento avaliado desta forma não interfere no resultado da análise.

 

Como todos estes documentos básicos de matrícula são revisados por um segundo operador, poderá haver mudanças no status da análise durante este período.

Mandei um documento errado. E agora?

Caso exista algum documento básico de matrícula indeferido, preste atenção: você terá somente o dia 4 de maio, de 8h até 23h59min, para regularizar o que for preciso. Após esse horário, mesmo se você estiver logado no sistema, não conseguirá mais enviar documentos.

 

Informe a candidatos cotistas

Foto: freepik

Embora devam ser enviados juntos, no período de 28 a 30 de abril, os documentos específicos para comprovação de cota não serão verificados neste momento

Uma comissão constituída especificamente para este fim irá fazer a avaliação dos documentos de cotas. O resultado parcial dessa análise será atualizado no Sistema de Matrícula Virtual em um período que iremos informar em breve.

Assim como aconteceu com a documentação básica, os candidatos que não tiverem seus documentos comprobatórios aceitos serão informados do motivo. Todos os indeferidos terão um prazo para recurso, regularização e/ou complementação da documentação de cota.

É importante destacar que enquanto esta análise é realizada, os cotistas devem realizar a confirmação de matrícula, que é etapa obrigatória a todos os candidatos, e iniciar as atividades letivas, se for o caso

Candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência terão que passar por entrevista presencial obrigatória em datas ainda a serem definidas.

Candidatos autodeclarados pretos e pardos selecionados para essas reservas de vagas podem ser convocados para procedimento de heteroidentificação presencial a qualquer momento.

Estes candidatos também deverão, assim como os demais, fazer a confirmação de matrícula, nas datas estipuladas, e iniciar as atividades letivas, se for o caso.

  • Importante! Candidatos cotistas que obtiveram nota suficiente para serem classificados pela Ampla Concorrência, de acordo com a Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal, não deverão enviar documentos comprobatórios de cota, somente os documentos básicos de matrícula. Na própria Lista consta a informação se o candidato foi convocado pela Ampla Concorrência (AC).

Não deixe de consultar o Edital Nº 08/2021 e nossa seção de Perguntas Frequentes.

Marcadores: