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Orientações para matriculados na Lista de Espera do Sisu 1º/2022 – Cotistas

Data da publicação: 16 de março de 2022 Categoria: Notícias

Foto: br.freepik.com

 

Última atualização em 22 de março de 2022 – Se você é um candidato de qualquer modalidade de cota classificado na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2022 para a Universidade Federal do Ceará, com solicitação de matrícula efetuada nos dias 11 a 14 de março, leia as seguintes orientações até o final:

Atenção! Se você se inscreveu como cotista, mas foi classificado em uma vaga da Ampla Concorrência, deve ler as orientações para matriculados na Lista de Espera – Ampla Concorrência. O candidato pode verificar na própria Lista de Espera se foi “classificado na AC”. Se foi classificado em sua própria modalidade de cota, continue a leitura:

Verifique no Resultado de Matrícula, atualizado nesta quinta-feira (17), seu semestre de ingresso.

Se estiver alocado no primeiro semestre, o candidato já está ativo no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), estando dispensado da Confirmação de Matrícula. O estudante já pode consultar suas disciplinas no sistema e, mesmo com a documentação de cota ainda em análise, frequentar as aulas, iniciadas no dia 16 de março (leia no Portal da UFC informações sobre a retomada das atividades acadêmicas presenciais). Em caso de dúvidas, deve procurar a coordenação de curso .

Se estiver alocado no segundo semestre, o candidato deverá obrigatoriamente fazer a Confirmação de Matrícula nos dias 4 e 5 de agosto. As orientações para este procedimento serão informadas neste site do Sisu na UFC quando estiver mais próximo dessas datas. O segundo semestre letivo terá início em 12 de agosto.

Atenção! O texto do termo de ciência é um texto padrão para todos os candidatos, logo a menção ao semestre 2022.2 só deverá ser considerada se você, de fato, for ingressante no segundo semestre.

Atenção! É importante lembrar que, se o curso tiver ingresso nos dois semestres, um candidato alocado no segundo semestre ainda poderá ser remanejado após cada etapa de matrícula. O contrário não irá acontecer. Possíveis remanejamentos são informados neste site do Sisu na UFC.

Leia também: Perguntas Frequentes sobre Matrículas na UFC (há respostas para dúvidas sobre possíveis remanejamentos)

Embora tenham sido enviados juntos, no período de 11 a 14 de março, os documentos específicos para comprovação de cota não foram verificados junto com os documentos básicos de matrícula.

Uma comissão constituída especificamente para este fim irá fazer a avaliação dos documentos de cotas. O resultado parcial dessa análise será atualizado no Sistema de Matrícula Virtual até 23 de março (exceto a documentação comprobatória de deficiência).

Assim como aconteceu com a documentação básica, os candidatos que não tiverem seus documentos comprobatórios aceitos serão informados do motivo. Todos os indeferidos terão o dia 24 de março, de 8h até 23h59min, para regularização e/ou complementação da documentação de cota, por meio do Sistema de Matrícula Virtual, será 24 de março. A comissão fará reanálise nos dias 24 e 25 de março. O resultado final será atualizado em 28 de março.

Atenção! Será permitido anexar novos arquivos somente nos campos com documentos indeferidos. Ou seja, não será permitido deletar arquivos inseridos anteriormente e nem acrescentar novos arquivos em campos já analisados e deferidos (mesmo que parcialmente).

Atenção! As Portarias Nº 18/2012 e Nº 21/2012, do governo federal, determinam que, em caso de não haver candidatos inscritos para o preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras cotas. As portarias informam também a ordem desse remanejamento. Neste caso, o candidato remanejado não precisa se preocupar, pois terá analisada a documentação da cota para a qual se inscreveu.

Candidatos inscritos a cotas para pessoas com deficiência e selecionados para estas vagas reservadas terão que passar por entrevista presencial obrigatória em locais e datas ainda a serem definidos e que serão divulgados neste site do Sisu na UFC com pelo menos três dias de antecedência.

Candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos selecionados para essas reservas de vagas podem ser convocados para procedimento de heteroidentificação presencial a qualquer momento, caso não tenham enviado o vídeo de autodeclaração ou o tenham enviado em desacordo com as orientações. A divulgação será feita neste site do Sisu na UFC com pelo menos três dias de antecedência.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Se você for aluno de outro curso na UFC e ingressante no primeiro semestre, ao solicitar matrícula no novo curso e ter a documentação básica deferida, o vínculo anterior será cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Não é necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Se você for aluno de outro curso na UFC e ingressante no segundo semestre, ao fazer Confirmação de Matrícula, em 4 a 5 de agosto, no novo curso, o vínculo anterior será cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Não é necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Se você tiver algum documento deferido parcialmente para regularizar, tem até o fim do semestre letivo para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção da Pró-Reitoria de Graduação: disel@prograd.ufc.br

O ingressante no segundo semestre somente será formalmente aluno da UFC após cumprir as duas etapas. Ou seja, somente após a Confirmação de Matrícula poderá emitir documentos como a declaração de vínculo.

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, somente após a inclusão no SIGAA, o que no caso dos ingressantes em 2022.2 ocorrerá somente após a Confirmação de Matrícula. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

A solicitação de e-mail institucional à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC somente pode ser feita por usuários cadastrados no SIGAA por meio deste link.

Se ingressante no segundo semestre, se possui documentação deferida parcialmente e/ou é candidato cotista, continue acompanhando este site do Sisu na UFC.

Acompanhe também o Portal da UFC e o site da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD.

Informações sobre assistência estudantil (Residência Universitária, Restaurante Universitário, auxílios, etc), consulte a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE.

Não deixe de consultar os Editais Nº 03/2022 e Nº 04/2022 e também nossa seção de Perguntas Frequentes.

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