Orientações para o vídeo de autodeclaração

Ilustração de duas amigas, uma gravando um vídeo da outraCandidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos selecionados para uma vaga reservada na Universidade Federal do Ceará (UFC) pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) devem enviar um vídeo de autodeclaração.

Nesta página explicamos:

• Quem deve enviar o vídeo
  • Critérios para a captura do vídeo
  • Roteiro para a gravação do vídeo
  • Como deve ser feito o envio do vídeo

Vídeo de autodeclaração para negros pretos e negros pardos

Quem deve enviar o vídeo de autodeclaração? Apenas candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos inscritos nas Cotas LB_PPI  e LI_PPI. O vídeo de autodeclaração é parte dos documentos para se autodeclarar negro preto, negro pardo ou indígena.

Critérios para a captura do vídeo

1) Vídeo individual com a gravação da leitura da autodeclaração pelo candidato.

2) Não usar qualquer programa, aplicativo ou recurso para editar a imagem do vídeo, tais como o uso de filtros e/ou aplicativos, para modificar a imagem do vídeo gravado.

3) No momento da gravação, utilizar o equipamento de gravação na posição horizontal, em que o candidato se posicione de forma centralizada, de modo que seja possível visualizar da cabeça (inteira) até o braço (região logo acima do cotovelo).

4) Realizar filmagem em ambiente com boa iluminação, preferencialmente com luz natural, durante o dia, que não interfira na qualidade de imagem.

5) O fundo do vídeo deve ser de uma única cor, clara e neutra, preferencialmente de cor branca.

6) Evitar entrada de luz por trás da imagem.

7) É vedado o uso de maquiagem, óculos (escuros ou de grau), peças de vestuário que cubram o braço (tais como camisa ou blusa de manga longa), máscara, chapéu, boné, turbante, gorro ou outro adereço análogo, durante a gravação, bem como a utilização de filtros de edição ou qualquer outro artifício que impossibilite ou dificulte a percepção de suas características fenotípicas, tais como cor dos olhos, textura dos cabelos, tom de pele, e formato de lábios, boca e nariz.

8) O vídeo deve ser gravado de maneira contínua, sem edições de imagem, cortes ou interrupções, e ter no máximo sessenta segundos de duração.

9) O tamanho máximo do arquivo de vídeo deverá ser de 20mb (vinte “megabytes”), no formato “mp4”.

Ícone com Ilustração de megafoneObservação
Caso o arquivo exceda o tamanho de 20 mb, poderá ser usado aplicativo/ferramenta para compressão que não altere significativamente sua qualidade (pode ser o whatsapp).

10) O candidato deverá nomear cada arquivo com os dizeres: “Vídeo + [nome completo do candidato]”.

11) O candidato poderá utilizar para gravação uma câmera profissional ou semiprofissional ou até câmera de um celular/smartphone.

12) Após a gravação, o candidato deverá conferir a qualidade do vídeo, atendendo a todas essas orientações, principalmente se o documento oficial de identificação com foto ficou nítido.

Roteiro para a gravação do vídeo

1) O candidato iniciará a gravação do vídeo de frente para a câmera e deverá segurar o documento de identificação oficial com foto, original e atualizado, exibindo frente e, caso haja, verso do documento durante cinco segundos para cada lado.

Ilustração de mão segurando documento de identificação

Atenção
É importante que seja feita a captura legível do documento, tomando-se o devido cuidado para focalizá-lo.

2) O candidato deverá virar-se para a direita, até que a câmera focalize todo o seu perfil esquerdo, e ficar parado por cinco segundos.

3) O candidato deverá virar-se para a esquerda, até que a câmera focalize todo o seu perfil direito, e ficar parado por cinco segundos.

4) O candidato retornará à posição inicial, de frente para a câmera, e falará clara e pausadamente o seguinte texto: “Eu, [nome completo do candidato], portador(a) do CPF nº [número do CPF], inscrito(a) no Processo Seletivo SISU UFC 2024, me autodeclaro [“negro(a) preto(a)” ou “negro(a) pardo(a)”, conforme o caso]”. Ao final, o candidato deverá declarar a data da gravação, indicando dia, mês e ano.

Como deve ser o envio do vídeo

Por meio do Portal do Candidato – SISU, junto com os demais documentos, no período especificado pela UFC em seu Cronograma para solicitação de matrícula. O link para o portal será disponibilizado neste site do SISU na UFC nas datas de solicitação de matrícula.

⇒ Atenção!
Não será feita análise prévia do vídeo pela comissão de análise documental ou quaisquer outros servidores da UFC por nenhum meio em nenhuma hipótese.

⇒ Atenção!
O vídeo não poderá ser (re)enviado na regularização de documentos. O candidato que não enviar o vídeo ou enviá-lo em desacordo com as especificações poderá ser encaminhado para o procedimento de heteroidentificação presencial.

⇒ Importante!
As informações deste site não desobrigam a leitura de editais e legislação pertinente.