Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SISU na UFC

Área do conteúdo

Orientações para o vídeo de autodeclaração

Sou candidato autodeclarado negro preto / negro pardo e concorro a uma vaga em modalidade de cota com critério racial. Como devo gravar o vídeo de autodeclaração?

Quanto ao vídeo a ser encaminhado por candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos que das Cotas L2, L6, L10 e L14, a gravação do arquivo deverá atender aos seguintes critérios:

1) Vídeo individual com a gravação da leitura da Autodeclaração pelo candidato(a);

2) Não usar qualquer programa, aplicativo ou recurso para editar a imagem do vídeo, tais como o uso de filtros e/ou aplicativos, etc., para modificar a imagem do vídeo captado;

3) A gravação do vídeo deve ser contínua, sem cortes e sem edições de imagem;

4) No momento da gravação, utilizar o equipamento de gravação na posição horizontal, em que o candidato posicione-se de forma centralizada, de modo que seja possível visualizar da cabeça (inteira) até o braço (região logo acima do cotovelo);

5) Realizar filmagem em ambiente com boa iluminação, preferencialmente com luz natural (dia), que não interfira na qualidade de imagem, se possível com fundo de uma única cor, clara e neutra (posicionar-se, preferencialmente, em local com fundo branco);

6) Evitar entrada de luz por trás da imagem;

7) É vedado o uso de: maquiagem; de óculos; de chapéu, boné, turbante, gorro ou outro adereço análogo, durante a gravação; bem como a utilização de filtros de edição ou qualquer outro artifício que impossibilite ou dificulte a percepção de suas características fenotípicas (cor dos olhos; tipo de cabelo; tom de pele; formato de lábios, boca, nariz, orelhas, etc).

O vídeo deverá seguir o seguinte roteiro:

1) O candidato iniciará a gravação do vídeo de frente para a câmera e deverá apresentar o documento de identificação oficial com foto (original e atualizado), frente e verso, com captura legível, focalizando-lo na câmera (ficar parado por 5 segundos);

2) Em seguida, o candidato deve fazer um movimento virando à direita até que a câmera focalize todo o perfil esquerdo (ficar parado por 5 segundos);

3) O candidato retorna o movimento até ficar com o perfil direito focalizado pela câmera (ficar parado por 5 segundos);

4) Por fim, retornar para a posição inicial, e de frente para a câmera, o candidato deverá falar em alto e bom som, pausadamente, o seguinte texto:

“Eu, [falar o nome completo], portador(a) do CPF nº [falar o número], inscrito(a) no processo SISU/UFC 2022, me autodeclaro [falar “negro(a) pardo(a)” ou “negro(a) preto(a)”]. [Falar a data da gravação – dia, mês e ano]”.

Especificações técnicas:

O vídeo deve ser gravado de maneira contínua, sem cortes ou interrupções, e ter no máximo 60″ (sessenta segundos) de duração.

O tamanho máximo do arquivo de vídeo deverá ser de 20 MB (vinte megabytes), no formato mp4.

O candidato deverá renomear cada arquivo, identificando-os como “Vídeo + nome completo do candidato”.

Após a gravação, conferir a qualidade dos vídeos, se as orientações acima foram cumpridas, e se o documento oficial de identificação oficial com foto ficou nítido. Caso a Comissão entenda que o vídeo não foi satisfatório, o candidato poderá ser convocado para procedimento de heteroidentificação presencial.

Equipamento necessário:

Poderá ser utilizada uma câmera profissional ou semiprofissional ou até câmera de um celular/smartphone.

⇒ Importante! O vídeo pode ser compactado (inclusive utilizando-se do WhatsApp).

⇒ Atenção! Não será feita análise prévia do vídeo pela comissão de análise documental ou quaisquer outros servidores da UFC por nenhum meio em nenhuma hipótese.

⇒ Atenção! O vídeo não poderá ser (re)enviado na regularização de documentos. De acordo com o Edital 03/2022, o candidato que não enviar o vídeo ou enviar em desacordo com as especificações poderá ser encaminhado para o procedimento de heteroidentificação complementar de modo presencial.

Acessar Ir para o topo