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Atualizado: Orientações aos candidatos aprovados na Chamada Regular – Cotas

Data da publicação: 28 de fevereiro de 2023 Categoria: Notícias do SISU 2023 Tags: , , , , ,

Última atualização em 31 de março de 2023 – Se você foi selecionado na Chamada Regular a ocupar uma vaga na Universidade Federal do Ceará pelo SISU 2023, antes de mais nada, parabéns! 👏👏👏

 

Agora preste atenção às etapas necessárias de matrícula para assegurar sua vaga de cota:

 

🖥️ O envio de documentos será realizado exclusivamente pela internet, das 8h do dia 2 de março até as 23h59min do dia 6 de março de 2023, pelo Portal do Candidato – SISU.

 

📧 Você receberá, até quinta-feira (2), no mesmo e-mail cadastrado no ENEM e no SISU, uma mensagem com sua chave de acesso ao Portal do Candidato – SISU. Não deixe de conferir sua caixa de spam! 

 

🚮 Caso tenha apagado sem querer o e-mail com sua chave de acesso (ou não o esteja localizando), você poderá a qualquer momento solicitar o envio de uma nova chave de acesso pelo próprio Portal do Candidato – SISU.

 

✖️ Se cadastrou o e-mail errado ou não tem mais acesso a ele, precisará comprovar sua identidade para atualizar seu e-mail: mande um e-mail para sisu@ufc.br, até 20h do dia 6 de março, com seu nome completo, curso, número do CPF e foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), junto com o endereço do novo e-mail que deseja registrar. A foto deste documento deve vir em formato .pdf, .png ou .jpg, como anexo no e-mail e sem necessidade de senhas (não use o drive do gmail para compartilhamento). No assunto do e-mail, use o seguinte título: E-MAIL PARA CHAVE.

 

🖥️ O Portal do Candidato – SISU somente estará disponível para envio de documentos das 8h de 2 de março até meio-dia de 6 de março de 2023. Após esse horário, mesmo se você estiver logado no sistema, não conseguirá mais enviar documentos. Os documentos de cotas devem ser enviados no mesmo período pelo mesmo Portal. 

Documentação para Matrícula
Documentação para Cotas

 

🖱️ Para acessar o Portal do Candidato – SISU, você terá que informar o seu CPF (sem pontos e sem hífen) e a chave de acesso informada por e-mail. Recomenda-se a utilização de computador pessoal (desktop ou notebook) e navegador Mozilla Firefox.

 

📄 Uma vez logado no Portal do Candidato – SISU, você irá enviar cada documento para matrícula em seu campo específico. Comprovantes de quitação eleitoral e de quitação militar o próprio sistema só exigirá quando necessários. O Termo de Ciência, obrigatório a todos, e, se for caso, outras declarações como a autodeclaração para candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos serão gerados no próprio Portal do Candidato – SISU.

 

📌 Lembramos que, com exceção do vídeo de autodeclaração para candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos, só serão aceitos documentos em formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. Não é necessário autenticar nenhum documento em cartório nem providenciar certificação digital.

 

🆗 A solicitação de matrícula somente será concluída após o candidato clicar no botão “enviar documentação” e receber a mensagem de confirmação. Recomenda-se a emissão do comprovante.

 

 

 

Análise de documentos

 

👀 Você precisará acompanhar no Portal do Candidato – SISU a análise de seus documentos.

 

👍 Se visualizar um documento como “deferido”, significa que está tudo certo com aquele documento. 

 

👎 Se algum documento seu for “indeferido”, significa que ele não foi aceito e no próprio sistema você poderá visualizar o motivo. Você terá uma data para fazer a substituição pelo documento correto no Portal do Candidato – SISU.

 

⚠️ Se algum documento seu for “deferido parcialmente” significa que ele foi aceito, mas apenas provisoriamente. Também no próprio sistema você poderá visualizar o que fazer para regularizar a situação e o prazo para entregar o documento definitivo.

 

🚫 Se algum documento seu for classificado como “não se aplica” significa apenas que esse documento era desnecessário e não foi levado em consideração na análise.

 

🗓️ Embora todos os documentos sejam enviados juntos, no período de solicitação de matrícula (a partir das 8h do dia 2 até o meio-dia de 6 de março de 2023), há cronogramas específicos para a análise e regularização de cada tipo de documentação:

  • Documentação básica:
    • Análise: 2 a 7 de de março
    • Eventual regularização de documentos indeferidos: 8 de março (das 8h às 23h59min) 
  • Documentação de cotas (exceto documentação de comprovação da deficiência declarada):
    • Análise: 24 a 30 de de março
    • Eventual regularização de documentos indeferidos: Das 8h de 31 de março até 17h de 1º de abril
  • Análise dos vídeos dos autodeclarados negros pretos e negros pardos (apenas para candidatos às cotas L2, L6, L10 e L1)
    • Análise: 2 a 10 de março de 2023
    • Observação: Os vídeos indeferidos não poderão ser reenviados. Conforme o edital, o candidato poderá ser encaminhado para o procedimento de heteroidentificação complementar de modo presencial.

 

✅ Os resultados das reanálises serão atualizados no próprio Portal do Candidato – SISU até o dia 10 de março de 2023 (básica) e até 5 de abril (cotas).

→ Acompanhe o Cronograma

 

Preste atenção!

 

Após a solicitação de matrícula

 

Verifique neste link se o seu curso possui ingresso apenas no primeiro semestre, apenas no segundo semestre ou nos dois semestres. Leia as orientações conforme o caso:

 

 

1️⃣ Se o curso possui ingresso apenas no primeiro semestre

 

As aulas terão início no dia 13 de março, conforme Calendário Universitário.

Até este dia, no máximo, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) será atualizado com os dados dos estudantes matriculados, permitindo que você faça seu autocadastro (não será necessário se você já tiver um cadastro).

Após o autocadastro, você poderá visualizar no SIGAA seu número de matrícula e suas disciplinas, inclusive com os horários. A coordenação de curso poderá orientá-lo em relação aos locais de aula.

Atenção: Você deve iniciar suas atividades letivas, mesmo que parte de sua documentação ainda esteja aguardando análise, esteja esperando para realizar procedimento presencial de heteroidentificação ou para candidatos a vagas reservadas para pessoas com deficiência (de acordo com o Edital nº 06/2023, “os candidatos com situação sob análise não serão prejudicados com o início das aulas, caso em que serão considerados liminarmente como alunos regulares da UFC, tendo direitos e deveres semelhantes aos alunos já efetivados”).

Pelo SIGAA, será possível ainda emitir atestado de matrícula e declaração de vínculo, se comunicar com professores e com a coordenação de curso.

Neste primeiro semestre, você é matriculado pela Pró-Reitoria de Graduação em todas as disciplinas do primeiro semestre do seu curso. A partir do próximo, no entanto, terá que fazer sua própria matrícula pelo SIGAA.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior poderá ser solicitado à coordenação de curso até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Se você já era aluno de outro curso na UFC, esteja ciente que ao efetuar matrícula no novo curso, autorizará que o vínculo anterior seja cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Não será necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Se você tem algum documento deferido parcialmente para regularizar, tem até o fim do semestre letivo para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção da Pró-Reitoria de Graduação, pelo e-mail disel@prograd.ufc.br

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, somente após a Confirmação de Matrícula. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

solicitação de e-mail institucional à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC pode ser feita por meio deste link.

Dúvidas sobre Residência Estudantil, Restaurante Universitário e assistência estudantil de maneira geral devem ser esclarecidas junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE).

 

 

2️⃣ Se o curso possui ingresso apenas no segundo semestre

 

As aulas do segundo semestre terão início no dia 9 de agosto, conforme Calendário Universitário.

Antes disso, você precisará cumprir mais uma etapa obrigatória de matrícula: a confirmação de matrícula, que deverá ser realizada, também pela Internet, de 31 de julho a 2 de agosto, para afirmar que ainda tem interesse na vaga. Mais detalhes serão informados neste site no mês de julho.

Até o dia 13 de março, no máximo, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) será atualizado com os dados dos estudantes matriculados, permitindo que você faça seu autocadastro (não será necessário se você já tiver um cadastro).

No entanto, seu status no SIGAA somente será de aluno ativo após a confirmação de matrícula. Portanto, até lá não será possível emitir atestado de matrícula e declaração de vínculo.

Também somente após a confirmação de matrícula que você poderá visualizar no SIGAA sua matrícula em disciplinas.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior poderá ser solicitado à coordenação de curso, após a confirmação de matrícula, até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Se você já era aluno de outro curso na UFC, esteja ciente que ao confirmar matrícula no novo curso, autorizará que o vínculo anterior seja cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Não será necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Se você tiver algum documento deferido parcialmente para regularizar, terá até o fim do semestre letivo de ingresso para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção da Pró-Reitoria de Graduação, pelo e-mail disel@prograd.ufc.br

Correção e/ou alteração de dados cadastrais poderá ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, somente após a confirmação de matrícula.

solicitação de e-mail institucional à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC poderá ser feita após a confirmação de matrícula.

Dúvidas sobre Residência Estudantil, Restaurante Universitário e assistência estudantil de maneira geral devem ser esclarecidas junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE).

 

 

➗ Se o curso possui ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre

 

Até o dia 13 de março, no máximo, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) será atualizado com os dados dos estudantes matriculados, permitindo que você faça seu autocadastro (não será necessário se você já tiver um cadastro).

Se o seu curso possui ingresso nos dois semestres, você terá de conferir o Resultado de Matrícula, que será publicado neste site até o dia 13 de março, no máximo, para saber em qual semestre foi alocado.

A divisão é feita de acordo com a classificação do estudante entre os candidatos da mesma modalidade de concorrência que solicitaram matrícula na Chamada Regular.

É importante lembrar que candidatos alocados no segundo semestre podem ser remanejados para o primeiro semestre (o contrário não acontecerá). Os remanejamentos podem acontecer após as matrículas da Chamada de Lista de Espera e da 1ª Convocação de Suplentes e serão informados neste site.

As aulas do primeiro semestre terão início no dia 13 de março, conforme Calendário Universitário. Estudantes eventualmente remanejados deverão buscar a coordenação do curso para orientações.

Atenção: Se ingressante no primeiro semestre ou remanejado, você deve iniciar suas atividades letivas, mesmo que parte de sua documentação ainda esteja aguardando análise, esteja esperando para realizar procedimento presencial de heteroidentificação ou para candidatos a vagas reservadas para pessoas com deficiência (de acordo com o Edital nº 06/2023, “os candidatos com situação sob análise não serão prejudicados com o início das aulas, caso em que serão considerados liminarmente como alunos regulares da UFC, tendo direitos e deveres semelhantes aos alunos já efetivados”).

As aulas do segundo semestre terão início no dia 9 de agosto, conforme Calendário Universitário. Antes disso, o ingressante no segundo semestre precisará cumprir mais uma etapa obrigatória de matrícula: a confirmação de matrícula, que deverá ser realizada, também pela Internet, de 31 de julho a 2 de agosto, para afirmar que ainda tem interesse na vaga. Mais detalhes serão informados neste site no mês de julho. Estudantes remanejados para o primeiro semestre serão dispensados da confirmação de matrícula e deverão iniciar as atividades letivas imediatamente.

Mais informações serão prestadas junto com a divulgação do Resultado de Matrícula.

 

 

🙎🏽‍♂️ Candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos

 

Como informado no cronograma referente à Chamada Regular, a análise de todos os vídeos dos candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos a vagas das Cotas L2, L6, L10 e L14 deve ser concluída até sexta-feira (10).

A comissão analisa os vídeos com base no critério fenotípico, conforme observado no vídeo enviado pelo candidato.

O candidato poderá ter o vídeo validado ou ser encaminhado para o procedimento presencial de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

Candidatos que não enviaram o vídeo ou o enviaram em desacordo com as orientações do edital também serão encaminhados para o procedimento presencial de  heteroidentificação complementar à autodeclaração.

As convocações para procedimento presencial de  heteroidentificação complementar à autodeclaração, com informações sobre dia, horário e local, serão publicadas neste site com, no mínimo, três dias de antecedência.

Todas as convocações para procedimento presencial de  heteroidentificação complementar à autodeclaração referentes à Chamada Regular devem ser publicadas até o dia 28 de março.

O simples encaminhamento para procedimento presencial de  heteroidentificação complementar à autodeclaração não significa  cancelamento da matrícula ou perda da vaga do candidato.

Mais informações serão prestadas junto a cada convocação. Entretanto, os candidatos que se enquadram nessa situação devem ler principalmente os Artigos 24 a 29 do Edital nº 06/2023, com os detalhamentos do procedimento.

Não deixe de ler as demais orientações deste texto, sobretudo aquelas sobre semestre letivo de ingresso e início das aulas nos tópicos anteriores.

 

 

♿ Candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência

 

Como informado no cronograma referente à Chamada Regular, a análise de documentos de comprovação da deficiência declarada dos candidatos a vagas da Cotas L9, L10, L13 e L14 ainda não iniciou. Até sexta-feira (10), a Coordenação do SISU na UFC dará informações atualizadas sobre esta análise especificamente.

Estes candidatos deverão comparecer a procedimento presencial com comissão multiprofissional, composta por especialistas diversos nas áreas relacionadas às deficiências declaradas.

As convocações para procedimento presencial com comissão multiprofissional, com informações sobre dia, horário e local, serão publicadas neste site com, no mínimo, três dias de antecedência.

Todas as convocações para procedimento presencial com comissão multiprofissional referentes à Chamada Regular devem ser publicadas até o dia 28 de março.

Mais informações serão prestadas junto a cada convocação. Entretanto, os candidatos que se enquadram nessa situação devem ler principalmente os Artigos 18 a 20 do Edital nº 06/2023, com os detalhamentos do procedimento.

Não deixe de ler as demais orientações deste texto, sobretudo aquelas sobre semestre letivo de ingresso e início das aulas nos tópicos anteriores.

 

→ Leitura obrigatória: Edital nº 06/2023  (disponível também em em Libras)

 

Veja também:
Respostas a Dúvidas Frequentes sobre Matrículas na UFC
Todas as informações sobre a UFC no SISU

 

Seja bem-vindo à UFC! 🎉🎉🎉

 

Dúvidas devem ser enviadas, junto com a identificação do candidato (nome completo, CPF e curso), para o e-mail sisu@ufc.br

 

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