Convocações para heteroidentificação presencial do SISU 2024

Data de publicação: 14 de fevereiro de 2024. Categoria: Notícias do SISU 2024

Última atualização em 14 de março de 2023

Veja as relações de pessoas convocadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) dentro do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 para heteroidentificação presencial e, se for uma delas, leia as orientações até o final:

Chamada Regular

Lista de Espera

Onde e quando

Ícone de calendário

Todos as pessoas convocadas deverão comparecer presencialmente à sala de audiovisual da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), localizada no Bloco 308 do Campus do Pici, em Fortaleza.

Os dias e horários estão informados na convocação. O procedimento de heteroidentificação é obrigatório e não poderá ser remarcado a critério do candidato.

Veja também: Ícone de localização
localização da PROGRAD

Ilustração de jovem negro de pé olhando para cimaComo é o procedimento

Como definido pelo Edital nº 02/2024, o único critério para a heteroidentificação é o fenotípico. Não são considerados características fenotípicas de ascendentes, descendentes ou demais parentes da pessoa avaliada; fatores genotípicos da pessoa avaliada ou quaisquer registros, cadastros ou documentos (inclusive imagem e certidões usados em  outros procedimentos de heteroidentificação de concursos públicos ou processos seletivos).

Durante a heteroidentificação presencial será proibido o uso de maquiagem, roupas que cubram o braço (como camisa ou blusa de manga longa), máscara, chapéu, boné, turbante, gorro ou outro que cubra rosto ou cabeça. Para a realização do procedimento, será necessário que a pessoa avaliada retire os óculos (escuros ou de grau), caso os esteja usando.

Ilustração de mão segurando documento de identificaçãoO procedimento será filmado, e a pessoa avaliada terá que apresentar documento de identificação oficial com foto e assinar a lista de presença. Será indeferido e consequentemente perderá o direito à vaga a pessoa convocada que não comparecer ao procedimento presencial, não apresentar documento de identificação, não assinar a lista de presença e/ou se recusar a ser filmada.

Divulgação do resultado

O resultado da heteroidentificação presencial poderá ser acompanhado individualmente por meio do Portal do Candidato – SISU.

O resultado, junto com o respectivo período para recurso no caso de indeferimento, também será divulgado neste no site do SISU na UFC, no link referente à cada chamada (Chamada Regular, Lista de Espera, Banco de Suplentes e Chamada Extraordinária) no menu principal.

As pessoas não enquadradas como cotistas no procedimento de heteroidentificação presencial terão suas matrículas canceladas.

Quem recebeu a convocação

Foram convocadas as pessoas que a comissão julgou necessário após análise dos vídeos de autodeclaração com base no critério fenotípico, conforme observado no vídeo enviado na solicitação de matrícula.

Também estão sendo encaminhadas para heteroidentificação presencial as pessoas que não anexaram o vídeo ou o anexaram em desconformidade com as orientações do Edital nº 02/2024, de modo que a análise foi dificultada ou inviabilizada. A pessoa candidata pode consultar no Portal do Candidato – SISU se o vídeo foi ou não validado. Quem teve seu vídeo “validado” não foi convocado.

Observações importantes

Como informado no Edital nº 02/2024, o não encaminhamento à heteroidentificação presencial neste momento não impede que a pessoa, já com matrícula ativa, seja convocada em outra oportunidade, até a conclusão do seu curso, caso sejam apuradas denúncias por meio da Ouvidoria da UFC que contenham indícios suficientes sobre a irregularidade no uso das cotas.

Ícone com Ilustração de megafoneSe as aulas começarem enquanto sua documentação é analisada ou aguarda algum procedimento, você não sofrerá nenhum prejuízo em relação a isso. De acordo com o Edital, candidatos com situação sob análise são considerados liminarmente como alunos regulares da UFC, tendo direitos e deveres semelhantes aos alunos já efetivados.