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Resultado de matrícula atualizado com o semestre de ingresso dos matriculados pela Lista de Espera

Data de publicação: 22 de março de 2023. Categoria: Notícias do SISU 2023

avatar semestresÚltima atualização em 23 de março de 2022 – A Coordenação do SISU na UFC divulga atualização do resultado de matrícula da Chamada de Lista de Espera do SISU 2023, com a inclusão dos candidatos que solicitaram matrícula entre os dias 14 e 16 de março, divididos por semestre de ingresso.

Clique aqui e veja seu semestre de ingresso.

O resultado de matrícula informa também a modalidade de concorrência da vaga ocupada. É importante lembrar que nem sempre o candidato ocupa uma vaga na modalidade para a qual está inscrito na Lista de Espera. Isso pode ocorrer por duas razões:

1) Quando o candidato cotista obteve nota suficiente para ser selecionado na Ampla Concorrência ou;

2) Quando não há candidato inscrito em Lista de Espera para preencher vaga em uma determinada modalidade de concorrência.

Cotistas selecionados pela Ampla Concorrência não terão documentação socioeconômica analisada.

Cotistas remanejados para outras vagas de cotas continuarão tendo que comprovar somente a condição da vaga para a qual se inscreveram.

A Lista de Espera – Cotas inclui os nomes dos candidatos cotistas, por campus, curso, grau e turno, separados pelas modalidades de concorrência (L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13 e L14) em que se inscreveram.

Já a Lista de Espera – Ampla Concorrência informa todos os candidatos inscritos, classificados unicamente pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2022.

Ambas as Listas estão divulgadas em nosso site, com acesso público.

Tais regras estão claras nos Editais nº 06/2023 e nº 07/2023, que regem o Processo Seletivo SISU na UFC, além de estarem em conformidade com as Portarias nº 18/2012 e nº 21/2012, do governo federal, que também definem a ordem de remanejamento das modalidades de concorrência. Toda a legislação pertinente ao SISU na UFC pode ser consultada no menu Editais e Legislação.

Leia com atenção as informações abaixo para todos os estudantes e as orientações específicas para os ingressantes no primeiro semestre e para os ingressantes no segundo semestre:

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA TODOS

A Coordenação do SISU na UFC esclarece que ter o nome listado no resultado de matrícula não significa o deferimento da documentação de cotas, já que esta ainda não foi inteiramente analisada. O candidato deve acompanhar o Cronograma do SISU 2023 na UFC com as datas das análises por tipo de documento. As análises são sempre atualizadas no Portal do Candidato – SISU.

Durante a conferência de documentos (inclusive procedimentos presenciais para candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência e autodeclarados negros pretos e negros pardos), o candidato é considerado liminarmente como aluno, devendo  participar das atividades letivas do seu semestre de ingresso.

Para mais informações sobre heteroidentificação presencial, clique aqui
Para mais informações sobre procedimento presencial de confirmação da deficiência, clique aqui

Caso o pedido de enquadramento do candidato à cota seja indeferido, mesmo após recurso/defesa, a matrícula liminar do candidato será cancelada e o candidato perderá o direito à vaga.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. Se ingressante no segundo semestre, só poderá ser solicitado após a confirmação de matrícula. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

O estudante que precisar de correção e/ou alteração de dados cadastrais deverá fazer o requerimento à Pró-Reitoria de Graduação. No caso de ingressantes no segundo semestre, somente poderá ser feito após a confirmação de matrícula. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

solicitação de e-mail institucional à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC poderá ser feita por meio deste link.

Dúvidas sobre Residência Estudantil, Restaurante Universitário e assistência estudantil de maneira geral devem ser esclarecidas junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), por meio dos contatos informados no site deste setor.

 

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: INGRESSANTES NO PRIMEIRO SEMESTRE

Este resultado é definitivo em relação ao semestre de ingresso. Não haverá remanejamento do primeiro para o segundo semestre.

As aulas tiveram início no dia 13 de março, conforme Calendário Universitário. De acordo com o Edital nº 06/2023, candidatos ingressantes no primeiro semestre são dispensados da etapa de confirmação de matrícula. O estudante já  deve iniciar as atividades letivas e pode buscar os professores e a coordenação de curso para orientações sobre recuperação de conteúdos.

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) já está atualizado com os dados dos estudantes matriculados, permitindo que você faça seu autocadastro.

Após o autocadastro, você poderá visualizar no SIGAA seu número de matrícula e, salvo raras exceções, suas disciplinas, inclusive com os horários. A coordenação de curso poderá orientá-lo em relação aos locais de aula.

Para endereço e contatos das coordenações de curso, clique aqui

Atenção: Você deve iniciar suas atividades letivas, mesmo que parte de sua documentação ainda esteja aguardando análise ou esteja esperando para realizar procedimento presencial de heteroidentificação ou para candidatos a vagas reservadas para pessoas com deficiência (de acordo com o Edital nº 06/2023, “os candidatos com situação sob análise não serão prejudicados com o início das aulas, caso em que serão considerados liminarmente como alunos regulares da UFC, tendo direitos e deveres semelhantes aos alunos já efetivados”).

Pelo SIGAA, será possível emitir atestado de matrícula e declaração de vínculo, se comunicar com professores e com a coordenação de curso.

Se você já era aluno de outro curso na UFC, não é necessário um novo cadastro no SIGAA. O vínculo anterior será cancelado em um momento posterior pela própria Universidade. Ou seja, por alguns dias os dois vínculos aparecerão no SIGAA. Não será necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Se você tiver algum documento deferido parcialmente para regularizar, deverá enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção da Pró-Reitoria de Graduação, pelo e-mail documentos@prograd.ufc.br, até o fim do semestre letivo 2023.1, conforme Calendário Universitário.

Ingressantes são matriculados nas disciplinas do primeiro semestre de curso pela Pró-Reitoria de Graduação. A partir do segundo semestre de curso, o estudante será responsável pela própria matrícula, que poderá ser feita na coordenação de curso ou pelo SIGAA.

 

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: INGRESSANTES NO SEGUNDO SEMESTRE

Se o seu curso possui ingresso somente no segundo semestre, este resultado é definitivo em relação ao semestre de ingresso. Não existe nenhuma possibilidade de remanejamento.

Se o seu curso possui ingresso no primeiro e no segundo semestre, deverá ficar atento, pois ainda poderá ser remanejado. Os remanejamentos podem acontecer após as ativações de matrícula da 1ª Convocação de Suplentes e serão informados neste site.

Clique aqui e verifique se o seu curso possui ingresso também no primeiro semestre.

As aulas do segundo semestre terão início no dia 9 de agosto, conforme Calendário Universitário.

Antes disso, você precisará cumprir mais uma etapa obrigatória de matrícula: a confirmação de matrícula, que deverá ser realizada, também pela Internet, de 31 de julho a 2 de agosto, para afirmar que ainda tem interesse na vaga. Mais detalhes serão informados neste site no mês de julho. Alunos que sejam remanejados serão dispensados da confirmação de matrícula.

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) já está atualizado com os dados dos estudantes matriculados, permitindo que você faça seu autocadastro.

No entanto, seu status no SIGAA somente será de aluno ativo após a confirmação de matrícula ou se você for remanejado. Por enquanto, você estará apenas cadastrado.

A menos que você seja remanejado, você somente poderá visualizar suas disciplinas no SIGAA inclusive com os horários, após a confirmação de matrícula.

Se você já era aluno de outro curso na UFC, não é necessário um novo cadastro no SIGAA. O vínculo anterior será cancelado em um momento posterior pela própria Universidade após a confirmação de matrícula. Ou seja, até lá os dois vínculos aparecerão no SIGAA. Não será necessário nenhum outro procedimento de sua parte.

Se você tiver algum documento deferido parcialmente para regularizar, deverá enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção da Pró-Reitoria de Graduação, pelo e-mail documentos@prograd.ufc.br, até o fim do semestre letivo 2023.2, conforme Calendário Universitário. Se remanejado, o prazo será o fim do semestre letivo 2023.1.

 

GUIA DO CALOURO 

A Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa) lança um produto especial para os calouros que iniciarão as aulas na segunda-feira (13): o Guia Rápido UFC 2023.

A publicação, em formato de e-book, foi produzido com o apoio de dados fornecidos por vários setores da administração superior e acadêmica da UFC. Nele, os ingressantes vão encontrar informações sobre o formato das aulas do semestre 2023.1, carteira de estudante, e-mail institucional, nome social, políticas de assistência estudantil, tipos de bolsas e auxílios, biblioteca, desporto universitário, equipamentos e atividades culturais, entre muitas outras.

 

Dúvidas específicas sobre o ingresso via SISU que não estejam informadas neste texto podem ser enviadas, junto com a identificação do candidato (nome completo, CPF e curso), para o e-mail sisu@ufc.br.

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